As notícias das campanhas: análise da cobertura da imprensa nas eleições legislativas de 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Joana Lourenço
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7607
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais – Especialização em Ciência Política
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spelling As notícias das campanhas: análise da cobertura da imprensa nas eleições legislativas de 2011Legislativas 2011Cobertura JornalísticaCampanha EleitoralMediaImprensaPartidosDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais – Especialização em Ciência PolíticaA dissertação apresentada pretende revelar os padrões da cobertura jornalística da imprensa portuguesa no período de campanhas eleitorais, nomeadamente das eleições legislativas antecipadas de 2011. Pretende-se com esta investigação avaliar se as notícias que foram divulgadas no período oficial de campanhas seguem algum padrão ou tendência em relação ao conteúdo, imagem e extensão da informação divulgada, assim como na abordagem aos partidos e candidatos envolventes nesta “competição”. Para alcançar respostas avaliou-se as tiragens de seis publicações nacionais durante o período oficial das campanhas eleitorais, de modo a compreender se existe um consenso ou caso contrário se não se verifica nenhum padrão. Atualmente, os media assumem-se como uma das ferramentas utilizadas pelos eleitores para se informarem e formularem as suas decisões eleitorais. Neste trabalho não será possível verificar o nível de influência dos meios de comunicação nas decisões eleitorais, no entanto, interessa-nos compreender se os mass media seguem a mesma conduta na seleção de informação (agenda-setting) para perceber se existe ou não uma polivalência nos conteúdos que são divulgados aos eleitores.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNAntunes, Joana Lourenço2012-07-25T09:58:54Z2012-042012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:38Zoai:run.unl.pt:10362/7607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:35.979413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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