Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Alice Barroso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/55876
Resumo: A presente dissertação propõe um estudo pioneiro em Portugal sobre a forma como se processa o acesso e consumo informativo durante as eleições, bem como, o impacto da campanha e a influência dos meios de comunicação social junto dos potenciais eleitores. Mais concretamente, no que toca ao acesso e consumo informativo, este estudo visa comparar o desempenho dos diferentes media, com especial destaque para a internet por ser apontada na literatura como uma plataforma com potencialidades informativas e comunicativas superiores às dos media tradicionais e consequentemente com maior propensão de fomentar a participação cívica no processo eleitoral. No que diz respeito aos efeitos, pretende compreender se as campanhas ainda desempenham um papel decisivo na decisão de voto por parte dos eleitores, bem como, se a cobertura mediática, em particular, pode influenciar a percepção dominante dos cidadãos sobre as campanhas. No sentido de testar estas questões de investigação, foram conduzidos três inquéritos – um deles inserido numa experimentação – a um universo global de 867 inquiridos, divididos entre 441 alunos dos Cursos de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e 426 utilizadores do Portal informativo SAPO, nas semanas imediatamente antes e após as eleições legislativas de 29 de Setembro de 2009 em Portugal. As principais conclusões que resultaram desta investigação indiciam que a internet não conseguiu alcançar as expectativas optimistas presentes na literatura, tendo sido subaproveitada e preterida em detrimento dos media convencionais. Na verdade, constatou-se que a televisão continua a ser o meio de comunicação política por excelência, embora se verifique algum impacto da internet em especial no universo dos utilizadores da SAPO. (...)
id RCAP_a2a957103765d950ef6da04339c5c2ee
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55876
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em PortugalCampanha eleitoral - Legislativas - 2009 - PortugalComunicação socialA presente dissertação propõe um estudo pioneiro em Portugal sobre a forma como se processa o acesso e consumo informativo durante as eleições, bem como, o impacto da campanha e a influência dos meios de comunicação social junto dos potenciais eleitores. Mais concretamente, no que toca ao acesso e consumo informativo, este estudo visa comparar o desempenho dos diferentes media, com especial destaque para a internet por ser apontada na literatura como uma plataforma com potencialidades informativas e comunicativas superiores às dos media tradicionais e consequentemente com maior propensão de fomentar a participação cívica no processo eleitoral. No que diz respeito aos efeitos, pretende compreender se as campanhas ainda desempenham um papel decisivo na decisão de voto por parte dos eleitores, bem como, se a cobertura mediática, em particular, pode influenciar a percepção dominante dos cidadãos sobre as campanhas. No sentido de testar estas questões de investigação, foram conduzidos três inquéritos – um deles inserido numa experimentação – a um universo global de 867 inquiridos, divididos entre 441 alunos dos Cursos de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e 426 utilizadores do Portal informativo SAPO, nas semanas imediatamente antes e após as eleições legislativas de 29 de Setembro de 2009 em Portugal. As principais conclusões que resultaram desta investigação indiciam que a internet não conseguiu alcançar as expectativas optimistas presentes na literatura, tendo sido subaproveitada e preterida em detrimento dos media convencionais. Na verdade, constatou-se que a televisão continua a ser o meio de comunicação política por excelência, embora se verifique algum impacto da internet em especial no universo dos utilizadores da SAPO. (...)Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/55876porBarcelos, Alice Barrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:57:37Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:12:31.147875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
title Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
spellingShingle Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
Barcelos, Alice Barroso
Campanha eleitoral - Legislativas - 2009 - Portugal
Comunicação social
title_short Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
title_full Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
title_fullStr Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
title_full_unstemmed Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
title_sort Acesso informativo e efeitos da Campanha nas Eleições legislativas de 2009 em Portugal
author Barcelos, Alice Barroso
author_facet Barcelos, Alice Barroso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Alice Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha eleitoral - Legislativas - 2009 - Portugal
Comunicação social
topic Campanha eleitoral - Legislativas - 2009 - Portugal
Comunicação social
description A presente dissertação propõe um estudo pioneiro em Portugal sobre a forma como se processa o acesso e consumo informativo durante as eleições, bem como, o impacto da campanha e a influência dos meios de comunicação social junto dos potenciais eleitores. Mais concretamente, no que toca ao acesso e consumo informativo, este estudo visa comparar o desempenho dos diferentes media, com especial destaque para a internet por ser apontada na literatura como uma plataforma com potencialidades informativas e comunicativas superiores às dos media tradicionais e consequentemente com maior propensão de fomentar a participação cívica no processo eleitoral. No que diz respeito aos efeitos, pretende compreender se as campanhas ainda desempenham um papel decisivo na decisão de voto por parte dos eleitores, bem como, se a cobertura mediática, em particular, pode influenciar a percepção dominante dos cidadãos sobre as campanhas. No sentido de testar estas questões de investigação, foram conduzidos três inquéritos – um deles inserido numa experimentação – a um universo global de 867 inquiridos, divididos entre 441 alunos dos Cursos de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e 426 utilizadores do Portal informativo SAPO, nas semanas imediatamente antes e após as eleições legislativas de 29 de Setembro de 2009 em Portugal. As principais conclusões que resultaram desta investigação indiciam que a internet não conseguiu alcançar as expectativas optimistas presentes na literatura, tendo sido subaproveitada e preterida em detrimento dos media convencionais. Na verdade, constatou-se que a televisão continua a ser o meio de comunicação política por excelência, embora se verifique algum impacto da internet em especial no universo dos utilizadores da SAPO. (...)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/55876
url http://hdl.handle.net/10216/55876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136047362211841