Desenvolvimento de Chatbots para responder a perguntas frequentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29039 |
Resumo: | Hoje em dia, seja qual for o sítio que visitamos na Internet, dificilmente não nos deparamos com um Chatbot: desde as pequenas caixas de diálogo que nos assistem em compras online, até aos agentes virtuais que executam os pedidos que fazemos através de comandos de voz. Nesta dissertação, o objetivo principal é a implementação de um Chatbot para responder a perguntas frequentes. Para tal, foi realizado um estudo sobre o Processamento de Linguagem Natural, formas de preparar o texto para que fique pronto a ser utilizado pelo computador, distâncias que podem ser aplicadas a texto, similaridade semântica e, por fim, qual o impacto da remoção das palavras vazias. Após a realização deste estudo e obtenção da informação necessária, foi implementado um Chatbot para responder a perguntas frequentes, independentemente do tema dessas perguntas. Esse Chatbot foi, posteriormente, testado em perguntas frequentes relacionadas com o Instituto da Vinha e do Vinho; Abstract: Chatbots development to answer frequently asked questions Nowadays, whatever the site we visit on the Internet, we hardly encounter a Chatbot: from the small dialog boxes that assist us in online shopping to the virtual agents that execute the orders we make through voice commands. In this dissertation, the main goal is to implement a Chatbot to answer frequently asked questions. With this in mind, a study was carried out on natural language processing, ways to prepare the text so that it is ready for use by the computer, distances that can be applied to text, semantic similarity and, finally, what is the impact of removing stopwords. After conducting this and obtaining the necessary information, a Chatbot was implemented to answer frequently asked questions, regardless of the domain of those questions. This Chatbot was subsequently tested on frequently asked questions related to the Institute of Vine and Wine. |
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Hoje em dia, seja qual for o sítio que visitamos na Internet, dificilmente não nos deparamos com um Chatbot: desde as pequenas caixas de diálogo que nos assistem em compras online, até aos agentes virtuais que executam os pedidos que fazemos através de comandos de voz. Nesta dissertação, o objetivo principal é a implementação de um Chatbot para responder a perguntas frequentes. Para tal, foi realizado um estudo sobre o Processamento de Linguagem Natural, formas de preparar o texto para que fique pronto a ser utilizado pelo computador, distâncias que podem ser aplicadas a texto, similaridade semântica e, por fim, qual o impacto da remoção das palavras vazias. Após a realização deste estudo e obtenção da informação necessária, foi implementado um Chatbot para responder a perguntas frequentes, independentemente do tema dessas perguntas. Esse Chatbot foi, posteriormente, testado em perguntas frequentes relacionadas com o Instituto da Vinha e do Vinho; Abstract: Chatbots development to answer frequently asked questions Nowadays, whatever the site we visit on the Internet, we hardly encounter a Chatbot: from the small dialog boxes that assist us in online shopping to the virtual agents that execute the orders we make through voice commands. In this dissertation, the main goal is to implement a Chatbot to answer frequently asked questions. With this in mind, a study was carried out on natural language processing, ways to prepare the text so that it is ready for use by the computer, distances that can be applied to text, semantic similarity and, finally, what is the impact of removing stopwords. After conducting this and obtaining the necessary information, a Chatbot was implemented to answer frequently asked questions, regardless of the domain of those questions. This Chatbot was subsequently tested on frequently asked questions related to the Institute of Vine and Wine. |
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