Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Andreia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Resende, Cátia, Sousa, Ana Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v1i1.14911
Resumo: Considering the new methods of learning mediated by new technologies, there are two scenarios which emerge with strong potential for informal learning: the online tutorials and discussion forums. This paper aims to compare the existing information in each one through a qualitative documental analysis of the content presented on examples of tutorials and forums from Pixel2Life Studios Inc © platform. The connection between the two types of content were, then, analyzed, and the results sustain the proximity of the two contexts in terms of language type but deviate them when it comes to of data preparation aspects.
id RCAP_2c33746aa581e4d7b9d4354af63778c5
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagemConsidering the new methods of learning mediated by new technologies, there are two scenarios which emerge with strong potential for informal learning: the online tutorials and discussion forums. This paper aims to compare the existing information in each one through a qualitative documental analysis of the content presented on examples of tutorials and forums from Pixel2Life Studios Inc © platform. The connection between the two types of content were, then, analyzed, and the results sustain the proximity of the two contexts in terms of language type but deviate them when it comes to of data preparation aspects.Considerando  os  novos  moldes  de  aprendizagem  mediados  pelas  novas  tecnologias,  dois  cenáriossurgem  com  forte  potencial  para  a  aprendizagem  informal:  os  tutoriais  online  e  os  fóruns  de  discussão.  O  presente trabalho  procura  comparar  a  informação  neles  contida  através  de  uma  análise  documental  qualitativa  do  conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma  Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos.Universidade de Aveiro2010-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v1i1.14911oai:proa.ua.pt:article/14911Internet Latent Corpus Journal; Vol 1 No 1 (2010); 5-18Internet Latent Corpus Journal; Vol. 1 Núm. 1 (2010); 5-18Internet Latent Corpus Journal; Vol. 1 No 1 (2010); 5-18Internet Latent Corpus Journal; vol. 1 n.º 1 (2010); 5-181647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14911https://doi.org/10.34624/ilcj.v1i1.14911https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14911/10258Direitos de Autor (c) 2010 Internet Latent Corpus Journalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBastos, AndreiaResende, CátiaSousa, Ana Filipa2022-09-05T15:21:39Zoai:proa.ua.pt:article/14911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:48.199870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
spellingShingle Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
Bastos, Andreia
title_short Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_full Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_fullStr Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_full_unstemmed Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_sort Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
author Bastos, Andreia
author_facet Bastos, Andreia
Resende, Cátia
Sousa, Ana Filipa
author_role author
author2 Resende, Cátia
Sousa, Ana Filipa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Andreia
Resende, Cátia
Sousa, Ana Filipa
description Considering the new methods of learning mediated by new technologies, there are two scenarios which emerge with strong potential for informal learning: the online tutorials and discussion forums. This paper aims to compare the existing information in each one through a qualitative documental analysis of the content presented on examples of tutorials and forums from Pixel2Life Studios Inc © platform. The connection between the two types of content were, then, analyzed, and the results sustain the proximity of the two contexts in terms of language type but deviate them when it comes to of data preparation aspects.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v1i1.14911
oai:proa.ua.pt:article/14911
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v1i1.14911
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14911
https://doi.org/10.34624/ilcj.v1i1.14911
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14911/10258
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2010 Internet Latent Corpus Journal
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2010 Internet Latent Corpus Journal
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 1 No 1 (2010); 5-18
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 1 Núm. 1 (2010); 5-18
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 1 No 1 (2010); 5-18
Internet Latent Corpus Journal; vol. 1 n.º 1 (2010); 5-18
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130004720713728