Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38570 |
Resumo: | Considerando os novos moldes de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias, dois cenários surgem com forte potencial para a aprendizagem informal: os tutoriais online e os fóruns de discussão. O presente trabalho procura comparar a informação neles contida através de uma análise documental qualitativa do conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos. |
id |
RCAP_99392d2f86864006ec77ba4a7a1b8410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagemAprendizagem informalAprendizagem não formalTutoriais onlineFóruns de discussãoTipo de línguaPreparação dos conteúdosConsiderando os novos moldes de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias, dois cenários surgem com forte potencial para a aprendizagem informal: os tutoriais online e os fóruns de discussão. O presente trabalho procura comparar a informação neles contida através de uma análise documental qualitativa do conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos.Considering the new methods of learning mediated by new technologies, there are two scenarios which emerge with strong potential for informal learning: the online tutorials and discussion forums. This paper aims to compare the existing information in each one through a qualitative documental analysis of the content presented on examples of tutorials and forums from Pixel2Life Studios Inc © platform. The connection between the two types of content were, then, analyzed, and the results sustain the proximity of the two contexts in terms of language type but deviate them when it comes to of data preparation aspects.Universidade de Aveiro2023-07-12T11:09:15Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38570por1647-730810.34624/ilcj.v1i1.14911Bastos, AndreiaResende, CátiaSousa, Ana Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:47:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:47:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
title |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
spellingShingle |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem Bastos, Andreia Aprendizagem informal Aprendizagem não formal Tutoriais online Fóruns de discussão Tipo de língua Preparação dos conteúdos |
title_short |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
title_full |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
title_fullStr |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
title_full_unstemmed |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
title_sort |
Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem |
author |
Bastos, Andreia |
author_facet |
Bastos, Andreia Resende, Cátia Sousa, Ana Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Cátia Sousa, Ana Filipa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Andreia Resende, Cátia Sousa, Ana Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem informal Aprendizagem não formal Tutoriais online Fóruns de discussão Tipo de língua Preparação dos conteúdos |
topic |
Aprendizagem informal Aprendizagem não formal Tutoriais online Fóruns de discussão Tipo de língua Preparação dos conteúdos |
description |
Considerando os novos moldes de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias, dois cenários surgem com forte potencial para a aprendizagem informal: os tutoriais online e os fóruns de discussão. O presente trabalho procura comparar a informação neles contida através de uma análise documental qualitativa do conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01 2023-07-12T11:09:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38570 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-7308 10.34624/ilcj.v1i1.14911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543867064385536 |