Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Andreia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Resende, Cátia, Sousa, Ana Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38570
Resumo: Considerando os novos moldes de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias, dois cenários surgem com forte potencial para a aprendizagem informal: os tutoriais online e os fóruns de discussão. O presente trabalho procura comparar a informação neles contida através de uma análise documental qualitativa do conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos.
id RCAP_99392d2f86864006ec77ba4a7a1b8410
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagemAprendizagem informalAprendizagem não formalTutoriais onlineFóruns de discussãoTipo de línguaPreparação dos conteúdosConsiderando os novos moldes de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias, dois cenários surgem com forte potencial para a aprendizagem informal: os tutoriais online e os fóruns de discussão. O presente trabalho procura comparar a informação neles contida através de uma análise documental qualitativa do conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos.Considering the new methods of learning mediated by new technologies, there are two scenarios which emerge with strong potential for informal learning: the online tutorials and discussion forums. This paper aims to compare the existing information in each one through a qualitative documental analysis of the content presented on examples of tutorials and forums from Pixel2Life Studios Inc © platform. The connection between the two types of content were, then, analyzed, and the results sustain the proximity of the two contexts in terms of language type but deviate them when it comes to of data preparation aspects.Universidade de Aveiro2023-07-12T11:09:15Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38570por1647-730810.34624/ilcj.v1i1.14911Bastos, AndreiaResende, CátiaSousa, Ana Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:47:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:47:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
spellingShingle Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
Bastos, Andreia
Aprendizagem informal
Aprendizagem não formal
Tutoriais online
Fóruns de discussão
Tipo de língua
Preparação dos conteúdos
title_short Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_full Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_fullStr Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_full_unstemmed Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
title_sort Tutoriais online e fóruns de discussão: comparação entre conteúdos e linguagem
author Bastos, Andreia
author_facet Bastos, Andreia
Resende, Cátia
Sousa, Ana Filipa
author_role author
author2 Resende, Cátia
Sousa, Ana Filipa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Andreia
Resende, Cátia
Sousa, Ana Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem informal
Aprendizagem não formal
Tutoriais online
Fóruns de discussão
Tipo de língua
Preparação dos conteúdos
topic Aprendizagem informal
Aprendizagem não formal
Tutoriais online
Fóruns de discussão
Tipo de língua
Preparação dos conteúdos
description Considerando os novos moldes de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias, dois cenários surgem com forte potencial para a aprendizagem informal: os tutoriais online e os fóruns de discussão. O presente trabalho procura comparar a informação neles contida através de uma análise documental qualitativa do conteúdo apresentado em exemplos de tutoriais e fóruns da plataforma Pixel2Life Studios Inc. ©. Assim se analisou o tipo de relação existente entre os dois tipos de conteúdo e se obtiveram resultados que aproximam os dois cenários ao nível do tipo de linguagem, mas que os distanciam quanto ao cuidado na elaboração de conteúdos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01
2023-07-12T11:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38570
url http://hdl.handle.net/10773/38570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v1i1.14911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543867064385536