Evasão escolar: análise das causas da evasão escolar no curso Técnico em Administração do Proeja, no Campus Gama do Instituto Federal de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luciana Mendes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2543
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
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spelling Evasão escolar: análise das causas da evasão escolar no curso Técnico em Administração do Proeja, no Campus Gama do Instituto Federal de Brasíliaevasão escolarInstituto FederalPROEJAschool evasionFederal InstituteTrabalho de Projeto apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.A evasão escolar faz parte de uma realidade da história da educação brasileira, principalmente, no que se refere ao Programa Nacional de Integração Profissional com a educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar os causas da evasão na concepção dos alunos evadidos e dos professores do Programa bem como identificar o que a escola tem feito para diminuir o abandono escolar no curso técnico em Administração do PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Gama, referente a turma de 2015/1. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer a opinião dos alunos evadidos a respeito do curso e também, a opinião dos professores do curso que pertencem a essa instituição. Como percurso metodológico adotou-se o estudo de caso de natureza exploratória e interpretativa, com enfoque quali-quantitativo e delineamento de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados a cinco alunos desistentes e cinco professores que fazem parte do curso, como também foi realizado a entrevista semi-estruturada com o diretor geral e o diretor de ensino. Tomou-se como referencial teórico a história da educação dos jovens e adultos no Brasil; a institucionalização do PROEJA; o legado de Paulo Freire e a importância do paradigma da complexidade para essa modalidade de ensino, isto por entender-se que novos enfoques epistemológicos e metodológicos fazem- se necessários para a perenidade dessa política. Os resultados obtidos na investigação foi possível identificar na concepção dos alunos que uma das possibilidade para redução da evasão escolar no curso técnico em Administração do PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Gama, seria a realização de mudança no horário do curso voltado a realidade do aluno trabalhador, como também a implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Básico poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. As percepções dos professores e dos administradores participantes da pesquisa sobre o evasão não se afastam daquelas percebidas pelos alunos, na visão dos professores e dos administradores esses são uns dos fatores também determinantes para a evasão. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção numa abordagem sistêmica e institucional.School dropout is part of a reality in the history of Brazilian education, especially in what refers to the National Program of Professional Integration with Basic Education in the Modality of Education of Young and Adults (PROEJA). In this sense, this research had as objective to investigate the causes of evasion in the conception of the evaded students and the teachers of the Program as well as to identify what the school has done to reduce the school dropout in the technical course in Administration of PROEJA of the Federal Institute of Brasília Campus Range, referring to the group of 2015/1. The accomplishment of the present research allowed to know the opinion of the students evaded about the course and also, the opinion of the teachers of the course that belong to this institution. As a methodological course, a case study of an exploratory and interpretative nature was adopted, with a qualitative-quantitative approach and a delineation of bibliographical, documentary and field research. For the data collection, a questionnaire was used, with open and closed questions, applied to five drop-out students and five teachers who are part of the course, as well as the semi-structured interview with the general director and the teaching director. as a theoretical reference the history of the education of young people and adults in Brazil; the institutionalization of PROEJA; the legacy of Paulo Freire and the importance of the paradigm of complexity for this modality of teaching, because it is understood that new epistemological and methodological approaches are necessary for the perenniality of this policy. The results obtained in the research it was possible to identify in the students' conception that one of the possibilities for reduction of school dropout in the technical course in Administration of PROEJA of the Federal Institute of Brasilia Campus Gama, would be the realization of a change in the schedule of the course directed to the reality of the student as well as the implementation of classes to reinforce and revise some contents of Basic Education could facilitate the continuity of the student in the course. The perceptions of the teachers and administrators involved in the evasion research do not deviate from those perceived by the students, in the view of teachers and administrators, these are also determinant factors for avoidance. Therefore the results obtained in this research contribute to an intervention in a systemic and institutional approach.Galinha, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSousa, Luciana Mendes de2019-05-10T16:11:37Z2019-04-292019-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2543TID:202243443por202243443info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.809355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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