EducaÃÃo de jovens e adultos e a evasÃo escolar: o caso do Instituto Federal do Cearà - campus de Fortaleza.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6706 |
Resumo: | RESUMO Esta dissertaÃÃo procurou identificar os fatores que influenciaram, mais fortemente, os alunos evadidos dos cursos de nÃvel mÃdio integrados à formaÃÃo profissional na modalidade EJA, no Instituto Federal do Cearà (IFCE) - campus de Fortaleza. Na busca de aumentar as chances de encontrar respostas mais confiÃveis e consistentes, procurou-se trabalhar com todos os segmentos envolvidos no processo pedagÃgico: evadidos, alunos, professores, administradores e pedagoga. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, empÃrica, do tipo explicativa, descritiva, e pretendeu analisar: a) o desenvolvimento do currÃculo, b) a dinÃmica do relacionamento professor/aluno, c) as condiÃÃes de infraestrutura do IFCE para o bom desempenho dos cursos e d) as questÃes de maior relevÃncia que motivam o abandono por parte do aluno. O procedimento metodolÃgico da investigaÃÃo decorreu no recorte temporal entre 2009 e 2011 e se realizou em trÃs tempos e formas: pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo, subsidiadas pelas tÃcnicas de grupo focal, de observaÃÃo participante e de entrevistas semiestruturadas, junto aos segmentos investigados. Buscando uma fundamentaÃÃo para os possÃveis achados, foi feita uma revisÃo sobre as trajetÃrias da EJA e do ensino profissional no Brasil, caracterizou-se o IFCE, e realizou-se uma rÃpida incursÃo sobre o IFCE - campus de Fortaleza, o seu PROEJA e em particular sobre o perfil de seus alunos. Considerou-se como fundamentos teÃricos, trabalhos de Makarenko (1987), Freire (2000) e (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), os trabalhos de Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), de Oliveira (2003), de Andriola (2003), Almeida (2008), Marconatto (2009) entre outros. Obteve-se pela tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, um total de 580 recortes das falas dos participantes, destacando-se 188 (32,41%) para as questÃes relacionadas à prÃtica pedagÃgica, 163 (28,10%) relacionados à evasÃo, 161 (27,76%) relacionados à permanÃncia e 68 (11,72%) relacionados à infraestrutura. Na anÃlise do conjunto de recortes, do perfil dos alunos e das observaÃÃes realizadas, constatou-se que os âfatores internosâ relacionados à instituiÃÃo tiveram uma prevalÃncia bastante acentuada no aumento da evasÃo naquele campus. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo de jovens e adultos e a evasÃo escolar: o caso do Instituto Federal do Cearà - campus de Fortaleza.Education of young people and adults and school-evasion:case of the Federal Institute of Cearà - Fortaleza campus.2011-10-24Jose Ribamar Furtado de Souza03268373372EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012KÃtia Regina Rodrigues Lima23088460382Maria Marina Dias Cavalcante0467254230005908337315Wellington Moreira da RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInstituto FederalEnsino profissionalPROEJAEvasÃoProfessional EducationDropping out of SchoolPROEJAFederal Institute.EDUCACAO DE ADULTOSRESUMO Esta dissertaÃÃo procurou identificar os fatores que influenciaram, mais fortemente, os alunos evadidos dos cursos de nÃvel mÃdio integrados à formaÃÃo profissional na modalidade EJA, no Instituto Federal do Cearà (IFCE) - campus de Fortaleza. Na busca de aumentar as chances de encontrar respostas mais confiÃveis e consistentes, procurou-se trabalhar com todos os segmentos envolvidos no processo pedagÃgico: evadidos, alunos, professores, administradores e pedagoga. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, empÃrica, do tipo explicativa, descritiva, e pretendeu analisar: a) o desenvolvimento do currÃculo, b) a dinÃmica do relacionamento professor/aluno, c) as condiÃÃes de infraestrutura do IFCE para o bom desempenho dos cursos e d) as questÃes de maior relevÃncia que motivam o abandono por parte do aluno. O procedimento metodolÃgico da investigaÃÃo decorreu no recorte temporal entre 2009 e 2011 e se realizou em trÃs tempos e formas: pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo, subsidiadas pelas tÃcnicas de grupo focal, de observaÃÃo participante e de entrevistas semiestruturadas, junto aos segmentos investigados. Buscando uma fundamentaÃÃo para os possÃveis achados, foi feita uma revisÃo sobre as trajetÃrias da EJA e do ensino profissional no Brasil, caracterizou-se o IFCE, e realizou-se uma rÃpida incursÃo sobre o IFCE - campus de Fortaleza, o seu PROEJA e em particular sobre o perfil de seus alunos. Considerou-se como fundamentos teÃricos, trabalhos de Makarenko (1987), Freire (2000) e (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), os trabalhos de Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), de Oliveira (2003), de Andriola (2003), Almeida (2008), Marconatto (2009) entre outros. Obteve-se pela tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, um total de 580 recortes das falas dos participantes, destacando-se 188 (32,41%) para as questÃes relacionadas à prÃtica pedagÃgica, 163 (28,10%) relacionados à evasÃo, 161 (27,76%) relacionados à permanÃncia e 68 (11,72%) relacionados à infraestrutura. Na anÃlise do conjunto de recortes, do perfil dos alunos e das observaÃÃes realizadas, constatou-se que os âfatores internosâ relacionados à instituiÃÃo tiveram uma prevalÃncia bastante acentuada no aumento da evasÃo naquele campus. ABSTRACT In this work, we aimed at identifying the stronger factors that contributed to the dropping out of high school integrated to the professional education. The analyzed sample group belongs to the EJA modality at Federal Institute of Cearà (IFCE) â Fortaleza Campus. In order to improve the probabilities of finding more reliable and consistent answers, we worked with all involved segments in the pedagogical process: current ones and students that drop out, teachers, administrative staff and the pedagogue. This research was defined as an empirical case study with descriptive and explanatory features. Moreover, we intended to analyze: a) the composition of the curriculum, b) the dynamic of the relationship between teacher and student, c) the infrastructure conditions of the IFCE regarding the good performance of the course, and d) the more relevant issues which motivate the student to abandon the course. The methodological process of investigation, composed of three phases, occurred sequentially from 2009 to 2011. Summarily, these phases were: bibliographic, documental, and field researches, helped by techniques of focus group; participative observations; and semi-structured surveys along the investigated segments. With the purpose of founding our possible findings, we made a review about the history of the EJA and of the professional education in Brazil. Additionally, we defined the IFCEâs aspects, its PROEJA system, and, particularly, its students. Considered as theorical, work of Makarenko (1987), Freire (2000) and (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), the work of Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), Oliveira (2003), of Andriola (2003), Almeida (2008) and Marconatto (2009), among others. From content analysis, we obtained speech samples of participants, distinguishing 188 (32.41%) for questions related to pedagogical practice, 163 (28.10%) related to dropping out, 161 (27.76%) related to permanence and 68 (11.72%) related to infrastructure. Based on the speech samples, studentsâ profile, and overall observations, it was found that the "internal factors" from the institution had a high contribution to dropping out of that campus. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6706application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:46Zmail@mail.com - |
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RESUMO Esta dissertaÃÃo procurou identificar os fatores que influenciaram, mais fortemente, os alunos evadidos dos cursos de nÃvel mÃdio integrados à formaÃÃo profissional na modalidade EJA, no Instituto Federal do Cearà (IFCE) - campus de Fortaleza. Na busca de aumentar as chances de encontrar respostas mais confiÃveis e consistentes, procurou-se trabalhar com todos os segmentos envolvidos no processo pedagÃgico: evadidos, alunos, professores, administradores e pedagoga. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, empÃrica, do tipo explicativa, descritiva, e pretendeu analisar: a) o desenvolvimento do currÃculo, b) a dinÃmica do relacionamento professor/aluno, c) as condiÃÃes de infraestrutura do IFCE para o bom desempenho dos cursos e d) as questÃes de maior relevÃncia que motivam o abandono por parte do aluno. O procedimento metodolÃgico da investigaÃÃo decorreu no recorte temporal entre 2009 e 2011 e se realizou em trÃs tempos e formas: pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo, subsidiadas pelas tÃcnicas de grupo focal, de observaÃÃo participante e de entrevistas semiestruturadas, junto aos segmentos investigados. Buscando uma fundamentaÃÃo para os possÃveis achados, foi feita uma revisÃo sobre as trajetÃrias da EJA e do ensino profissional no Brasil, caracterizou-se o IFCE, e realizou-se uma rÃpida incursÃo sobre o IFCE - campus de Fortaleza, o seu PROEJA e em particular sobre o perfil de seus alunos. Considerou-se como fundamentos teÃricos, trabalhos de Makarenko (1987), Freire (2000) e (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), os trabalhos de Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), de Oliveira (2003), de Andriola (2003), Almeida (2008), Marconatto (2009) entre outros. Obteve-se pela tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, um total de 580 recortes das falas dos participantes, destacando-se 188 (32,41%) para as questÃes relacionadas à prÃtica pedagÃgica, 163 (28,10%) relacionados à evasÃo, 161 (27,76%) relacionados à permanÃncia e 68 (11,72%) relacionados à infraestrutura. Na anÃlise do conjunto de recortes, do perfil dos alunos e das observaÃÃes realizadas, constatou-se que os âfatores internosâ relacionados à instituiÃÃo tiveram uma prevalÃncia bastante acentuada no aumento da evasÃo naquele campus. |
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ABSTRACT In this work, we aimed at identifying the stronger factors that contributed to the dropping out of high school integrated to the professional education. The analyzed sample group belongs to the EJA modality at Federal Institute of Cearà (IFCE) â Fortaleza Campus. In order to improve the probabilities of finding more reliable and consistent answers, we worked with all involved segments in the pedagogical process: current ones and students that drop out, teachers, administrative staff and the pedagogue. This research was defined as an empirical case study with descriptive and explanatory features. Moreover, we intended to analyze: a) the composition of the curriculum, b) the dynamic of the relationship between teacher and student, c) the infrastructure conditions of the IFCE regarding the good performance of the course, and d) the more relevant issues which motivate the student to abandon the course. The methodological process of investigation, composed of three phases, occurred sequentially from 2009 to 2011. Summarily, these phases were: bibliographic, documental, and field researches, helped by techniques of focus group; participative observations; and semi-structured surveys along the investigated segments. With the purpose of founding our possible findings, we made a review about the history of the EJA and of the professional education in Brazil. Additionally, we defined the IFCEâs aspects, its PROEJA system, and, particularly, its students. Considered as theorical, work of Makarenko (1987), Freire (2000) and (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), the work of Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), Oliveira (2003), of Andriola (2003), Almeida (2008) and Marconatto (2009), among others. From content analysis, we obtained speech samples of participants, distinguishing 188 (32.41%) for questions related to pedagogical practice, 163 (28.10%) related to dropping out, 161 (27.76%) related to permanence and 68 (11.72%) related to infrastructure. Based on the speech samples, studentsâ profile, and overall observations, it was found that the "internal factors" from the institution had a high contribution to dropping out of that campus. |
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RESUMO Esta dissertaÃÃo procurou identificar os fatores que influenciaram, mais fortemente, os alunos evadidos dos cursos de nÃvel mÃdio integrados à formaÃÃo profissional na modalidade EJA, no Instituto Federal do Cearà (IFCE) - campus de Fortaleza. Na busca de aumentar as chances de encontrar respostas mais confiÃveis e consistentes, procurou-se trabalhar com todos os segmentos envolvidos no processo pedagÃgico: evadidos, alunos, professores, administradores e pedagoga. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, empÃrica, do tipo explicativa, descritiva, e pretendeu analisar: a) o desenvolvimento do currÃculo, b) a dinÃmica do relacionamento professor/aluno, c) as condiÃÃes de infraestrutura do IFCE para o bom desempenho dos cursos e d) as questÃes de maior relevÃncia que motivam o abandono por parte do aluno. O procedimento metodolÃgico da investigaÃÃo decorreu no recorte temporal entre 2009 e 2011 e se realizou em trÃs tempos e formas: pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo, subsidiadas pelas tÃcnicas de grupo focal, de observaÃÃo participante e de entrevistas semiestruturadas, junto aos segmentos investigados. Buscando uma fundamentaÃÃo para os possÃveis achados, foi feita uma revisÃo sobre as trajetÃrias da EJA e do ensino profissional no Brasil, caracterizou-se o IFCE, e realizou-se uma rÃpida incursÃo sobre o IFCE - campus de Fortaleza, o seu PROEJA e em particular sobre o perfil de seus alunos. Considerou-se como fundamentos teÃricos, trabalhos de Makarenko (1987), Freire (2000) e (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), os trabalhos de Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), de Oliveira (2003), de Andriola (2003), Almeida (2008), Marconatto (2009) entre outros. Obteve-se pela tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, um total de 580 recortes das falas dos participantes, destacando-se 188 (32,41%) para as questÃes relacionadas à prÃtica pedagÃgica, 163 (28,10%) relacionados à evasÃo, 161 (27,76%) relacionados à permanÃncia e 68 (11,72%) relacionados à infraestrutura. Na anÃlise do conjunto de recortes, do perfil dos alunos e das observaÃÃes realizadas, constatou-se que os âfatores internosâ relacionados à instituiÃÃo tiveram uma prevalÃncia bastante acentuada no aumento da evasÃo naquele campus. |
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