Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6928 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_2c379e2b9dd1f0741f466368edbcf24b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6928 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os fatores determinantes na compra de vinho em PortugalMarketingMarketing verdeSector vitivinícolaComportamento do consumidorConsumoFatores de compraVinho convencionalVinho biológicoPortugalGreen marketingWine sectorConsumer behaviorConsumptionBuying factorsConventional wineBiological wineDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Nos últimos anos assistiu-se em Portugal a um aumento da dinâmica do sector vitivinícola, nomeadamente através do surgimento de novos conceitos no mercado e a adoção de estratégias de marketing inovadoras como, por exemplo, o marketing verde, que visa promover os produtos biológicos. Estas preocupações ambientais, entre outros fatores, levaram a uma alteração do padrão de consumo, sendo hoje os consumidores mais informados e exigentes. Nesta investigação analisaram-se alguns aspetos do comportamento do consumidor de vinho convencional e biológico, como o seu estilo de vida e hábitos de consumo, bem como se pretendeu entender quais são os fatores que influenciam a compra de vinho em Portugal, nomeadamente a compra de vinho biológico. Este estudo teve por base um método quantitativo sendo o instrumento de recolha de dados um questionário aplicado via online a uma amostra de conveniência. Os resultados indicam que os fatores de consumo de vinho em Portugal são semelhantes, na sua maioria, aos fatores de consumo identificados na literatura existente na generalidade dos países ocidentais, destacando-se, a título de exemplo, a importância da marca, da região e das castas. Salienta-se também que existem algumas diferenças entre os consumidores de vinho convencional e de vinho biológico, nomeadamente no que diz respeito à preocupação com o ambiente.ABSTRACT: Over the past years there has been in Portugal an increase of dynamics in the wine sector, namely from the arising of new market concepts and the adoption of innovative marketing strategies, for example, the green marketing, which aims to promote biologic products. These concerns with the environment, among other factors, have led to a change in the consumer patterns making them more informed and demanding. In this investigation, some aspects of the behaviour of wine consumer were considered, such as lifestyle and consuming habits. Furthermore, one of the main goals was to understand what are the factors which influence the purchase of wine in Portugal, especially biologic wine. This study employs a quantitative method based on an online survey applied to a convenience sample. The results indicate that the wine consumption factors in Portugal are similar, at least the majority of them, to the consumption factors in the western countries in general, highlighting, as an example, the importance of the brand, the region, and grape varieties. It is also important to emphasize that there are a few differences between conventional wine consumers and biological wine consumers, especially with regard to the environment concerns.Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLLopes, Catarina Coelho2017-04-18T14:53:49Z2016-12-022016-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6928TID:201607921porLOPES, Catarina Coelho - Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:59.071705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
title |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
spellingShingle |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal Lopes, Catarina Coelho Marketing Marketing verde Sector vitivinícola Comportamento do consumidor Consumo Fatores de compra Vinho convencional Vinho biológico Portugal Green marketing Wine sector Consumer behavior Consumption Buying factors Conventional wine Biological wine |
title_short |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
title_full |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
title_fullStr |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
title_full_unstemmed |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
title_sort |
Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal |
author |
Lopes, Catarina Coelho |
author_facet |
Lopes, Catarina Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Ana Teresa RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Catarina Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing verde Sector vitivinícola Comportamento do consumidor Consumo Fatores de compra Vinho convencional Vinho biológico Portugal Green marketing Wine sector Consumer behavior Consumption Buying factors Conventional wine Biological wine |
topic |
Marketing Marketing verde Sector vitivinícola Comportamento do consumidor Consumo Fatores de compra Vinho convencional Vinho biológico Portugal Green marketing Wine sector Consumer behavior Consumption Buying factors Conventional wine Biological wine |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 2016-12-02T00:00:00Z 2017-04-18T14:53:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6928 TID:201607921 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6928 |
identifier_str_mv |
TID:201607921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LOPES, Catarina Coelho - Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133419032018944 |