Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Catarina Coelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6928
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_2c379e2b9dd1f0741f466368edbcf24b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os fatores determinantes na compra de vinho em PortugalMarketingMarketing verdeSector vitivinícolaComportamento do consumidorConsumoFatores de compraVinho convencionalVinho biológicoPortugalGreen marketingWine sectorConsumer behaviorConsumptionBuying factorsConventional wineBiological wineDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Nos últimos anos assistiu-se em Portugal a um aumento da dinâmica do sector vitivinícola, nomeadamente através do surgimento de novos conceitos no mercado e a adoção de estratégias de marketing inovadoras como, por exemplo, o marketing verde, que visa promover os produtos biológicos. Estas preocupações ambientais, entre outros fatores, levaram a uma alteração do padrão de consumo, sendo hoje os consumidores mais informados e exigentes. Nesta investigação analisaram-se alguns aspetos do comportamento do consumidor de vinho convencional e biológico, como o seu estilo de vida e hábitos de consumo, bem como se pretendeu entender quais são os fatores que influenciam a compra de vinho em Portugal, nomeadamente a compra de vinho biológico. Este estudo teve por base um método quantitativo sendo o instrumento de recolha de dados um questionário aplicado via online a uma amostra de conveniência. Os resultados indicam que os fatores de consumo de vinho em Portugal são semelhantes, na sua maioria, aos fatores de consumo identificados na literatura existente na generalidade dos países ocidentais, destacando-se, a título de exemplo, a importância da marca, da região e das castas. Salienta-se também que existem algumas diferenças entre os consumidores de vinho convencional e de vinho biológico, nomeadamente no que diz respeito à preocupação com o ambiente.ABSTRACT: Over the past years there has been in Portugal an increase of dynamics in the wine sector, namely from the arising of new market concepts and the adoption of innovative marketing strategies, for example, the green marketing, which aims to promote biologic products. These concerns with the environment, among other factors, have led to a change in the consumer patterns making them more informed and demanding. In this investigation, some aspects of the behaviour of wine consumer were considered, such as lifestyle and consuming habits. Furthermore, one of the main goals was to understand what are the factors which influence the purchase of wine in Portugal, especially biologic wine. This study employs a quantitative method based on an online survey applied to a convenience sample. The results indicate that the wine consumption factors in Portugal are similar, at least the majority of them, to the consumption factors in the western countries in general, highlighting, as an example, the importance of the brand, the region, and grape varieties. It is also important to emphasize that there are a few differences between conventional wine consumers and biological wine consumers, especially with regard to the environment concerns.Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLLopes, Catarina Coelho2017-04-18T14:53:49Z2016-12-022016-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6928TID:201607921porLOPES, Catarina Coelho - Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:59.071705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
title Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
spellingShingle Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
Lopes, Catarina Coelho
Marketing
Marketing verde
Sector vitivinícola
Comportamento do consumidor
Consumo
Fatores de compra
Vinho convencional
Vinho biológico
Portugal
Green marketing
Wine sector
Consumer behavior
Consumption
Buying factors
Conventional wine
Biological wine
title_short Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
title_full Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
title_fullStr Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
title_full_unstemmed Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
title_sort Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal
author Lopes, Catarina Coelho
author_facet Lopes, Catarina Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Catarina Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing verde
Sector vitivinícola
Comportamento do consumidor
Consumo
Fatores de compra
Vinho convencional
Vinho biológico
Portugal
Green marketing
Wine sector
Consumer behavior
Consumption
Buying factors
Conventional wine
Biological wine
topic Marketing
Marketing verde
Sector vitivinícola
Comportamento do consumidor
Consumo
Fatores de compra
Vinho convencional
Vinho biológico
Portugal
Green marketing
Wine sector
Consumer behavior
Consumption
Buying factors
Conventional wine
Biological wine
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2016-12-02T00:00:00Z
2017-04-18T14:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6928
TID:201607921
url http://hdl.handle.net/10400.21/6928
identifier_str_mv TID:201607921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LOPES, Catarina Coelho - Os fatores determinantes na compra de vinho em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133419032018944