A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22323 |
Resumo: | Portugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period. |
id |
RCAP_c4d7afd5e98dda25ec8e29be745d59de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo ParrasVinhoInternacionalizaçãoMarketing mixEstratégiaSetor vitivinícolaInternationalizationStrategyMarketingWinemaking sectorWinePortugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period.Universidade de Évora2018-02-16T15:55:01Z2018-02-162018-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/22323http://hdl.handle.net/10174/22323TID:201835975porDepartamento de Gestãodmfa1982@gmail.com256Almeida, Dora Maria Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:25.798662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
title |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
spellingShingle |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras Almeida, Dora Maria Fortes de Vinho Internacionalização Marketing mix Estratégia Setor vitivinícola Internationalization Strategy Marketing Winemaking sector Wine |
title_short |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
title_full |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
title_fullStr |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
title_full_unstemmed |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
title_sort |
A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras |
author |
Almeida, Dora Maria Fortes de |
author_facet |
Almeida, Dora Maria Fortes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Dora Maria Fortes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinho Internacionalização Marketing mix Estratégia Setor vitivinícola Internationalization Strategy Marketing Winemaking sector Wine |
topic |
Vinho Internacionalização Marketing mix Estratégia Setor vitivinícola Internationalization Strategy Marketing Winemaking sector Wine |
description |
Portugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-16T15:55:01Z 2018-02-16 2018-01-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22323 http://hdl.handle.net/10174/22323 TID:201835975 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22323 |
identifier_str_mv |
TID:201835975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão dmfa1982@gmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136615835107328 |