A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dora Maria Fortes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22323
Resumo: Portugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period.
id RCAP_c4d7afd5e98dda25ec8e29be745d59de
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo ParrasVinhoInternacionalizaçãoMarketing mixEstratégiaSetor vitivinícolaInternationalizationStrategyMarketingWinemaking sectorWinePortugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period.Universidade de Évora2018-02-16T15:55:01Z2018-02-162018-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/22323http://hdl.handle.net/10174/22323TID:201835975porDepartamento de Gestãodmfa1982@gmail.com256Almeida, Dora Maria Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:25.798662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
title A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
spellingShingle A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
Almeida, Dora Maria Fortes de
Vinho
Internacionalização
Marketing mix
Estratégia
Setor vitivinícola
Internationalization
Strategy
Marketing
Winemaking sector
Wine
title_short A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
title_full A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
title_fullStr A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
title_full_unstemmed A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
title_sort A internacionalização dos vinhos portugueses: o caso do Grupo Parras
author Almeida, Dora Maria Fortes de
author_facet Almeida, Dora Maria Fortes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Dora Maria Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho
Internacionalização
Marketing mix
Estratégia
Setor vitivinícola
Internationalization
Strategy
Marketing
Winemaking sector
Wine
topic Vinho
Internacionalização
Marketing mix
Estratégia
Setor vitivinícola
Internationalization
Strategy
Marketing
Winemaking sector
Wine
description Portugal apresenta um excedente comercial no que diz respeito ao vinho, sendo a internacionalização bastante relevante na estratégia das empresas do setor vitivinícola. Com base numa abordagem mista, analisou-se o processo de internacionalização e de marketing mix internacional do Grupo Parras, onde se encontrou a exportação direta como modo predominante de entrada nos diferentes mercados internacionais. Foi possível, agrupar as motivações para a internacionalização em pró-ativas e reativas, e identificar a experiência internacional e a flexibilidade como competências fundamentais à internacionalização. O Grupo Parras não considera relevantes as barreiras à internacionalização, e adota uma estratégia de marketing mix internacional idêntica para os diversos mercados, baseada nos custos e na concorrência. Recorreu-se a um modelo de regressão linear múltipla para estabelecer relação entre a internacionalização e a performance do Grupo Parras, tendo-se concluído não existir relação linear e positiva, no período analisado, entre o indicador compósito de internacionalização a performance financeira e operacional; The Internationalization of Portuguese Wines: The Parras Group Case Study Abstract: Portugal has a commercial surplus about wine, and internationalization is very relevant in the strategy of companies in the wine sector. Based on a mixed approach, has been analyzed the internationalization and international marketing mix process of the Parras Group, where direct export was found as the predominant entry mode in different international markets. It was possible to group internationalization motivations as proactive and reactive, and identify the international experience and the flexibility as fundamental competences for internationalization. The Parras Group does not consider relevant the barriers to internationalization, and adopts an identical international marketing mix strategy for the different markets, based on costs and the competition. A multiple linear regression model was used to establish a relationship between the internationalization and the performance of the Parras Group. It was concluded that there was no linear and positive relationship between the composite indicator of internationalization and the financial and operational performance in the analyzed period.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-16T15:55:01Z
2018-02-16
2018-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22323
http://hdl.handle.net/10174/22323
TID:201835975
url http://hdl.handle.net/10174/22323
identifier_str_mv TID:201835975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
dmfa1982@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136615835107328