Superior interesse da criança: das idealizações discursivas às múltiplas incertezas da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Melissa Viviana da Silva Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4926
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Serviço Social
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spelling Superior interesse da criança: das idealizações discursivas às múltiplas incertezas da realidadeDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Serviço SocialA análise de processos sociais referentes a crianças institucionalizadas revela, regra geral, que a configuração da família biológica como espaço ideal para o crescimento e desenvolvimento de uma criança conduz, não raras vezes, a pareceres técnicos e decisões judiciais que nos levam a problematizar os entendimentos em torno do conceito de Superior Interesse da Criança. O presente estudo, de carácter exploratório, recorre ao método qualitativo, com recurso à análise documental e à entrevista em profundidade, mediante a aplicação de dois guiões distintos: o Guião A, aplicado a três profissionais dedicados à área da família e menores; e o Guião B, aplicado a uma família acompanhada por diferentes serviços da mesma área. Em termos gerais, os resultados revelam práticas de intervenção reféns de um ideal de família biológica, responsáveis pela institucionalização das crianças em causa por um período largamente superior ao previsto pelo legislador.The analysis of social processes concerning institutionalised children usually reveals that the assumption of the biological family as the ideal setting for a child’s growth and development, often leads to technical opinions and legal decisions that make us question the consensual views around the concept of the Best Interest of the Child. The present exploratory study is carried out through a qualitative methodology, using both documentary analysis and in-depth interview, conducted with two different scripts: script A, aimed at three Family and Child welfare professionals and script B, aimed at a family who is being assisted by services in the same field. All in all, the results show intervention procedures locked into an ideal of biological family, which make the period of the children´s institutionalization much longer than the one prescribed by the legislator.[s.n.]Santos, LuísRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Melissa Viviana da Silva Pereira2015-09-17T16:11:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4926201137348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:45.504826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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