Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3495 |
Resumo: | O estudo do fenómeno da liderança em contexto escolar tem sido objeto de grande crescimento nos últimos anos nos diversos contextos geográficos e também em Portugal. Neste sentido, desenvolveu-se um projeto de investigação com o objetivo de analisar a produção científica nacional subordinada à temática de liderança educacional. No âmbito deste projeto, foram analisados 175 documentos (25 artigos, 80 comunicações em Atas, 57 dissertações de mestrado e 13 teses de doutoramento), publicados entre 2000 e 2010 em Portugal e sobre a realidade portuguesa. Com recurso à análise de conteúdo e tendo como quadro teórico-concetual de base a tipologia de Bush (2011), foram utilizados os seis modelos de gestão/liderança (formal, colegial, político, cultural, ambíguo e subjetivo) propostos pelo autor e discriminadas dimensões de análise para cada modelo. Os resultados permitem traçar um retrato dos modelos de liderança escolar presentes e predominantes na literatura nacional. Conclui-se pela pluralidade de formas de liderança, não obstante a identificação dos modelos formais, colegiais (particularmente a liderança transformacional) e políticos como mais representativos. |
id |
RCAP_2c467870f20f303d3927dbf61a770e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/3495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica.modelos de liderança educacionalgestão escolarmetanálisePortugalO estudo do fenómeno da liderança em contexto escolar tem sido objeto de grande crescimento nos últimos anos nos diversos contextos geográficos e também em Portugal. Neste sentido, desenvolveu-se um projeto de investigação com o objetivo de analisar a produção científica nacional subordinada à temática de liderança educacional. No âmbito deste projeto, foram analisados 175 documentos (25 artigos, 80 comunicações em Atas, 57 dissertações de mestrado e 13 teses de doutoramento), publicados entre 2000 e 2010 em Portugal e sobre a realidade portuguesa. Com recurso à análise de conteúdo e tendo como quadro teórico-concetual de base a tipologia de Bush (2011), foram utilizados os seis modelos de gestão/liderança (formal, colegial, político, cultural, ambíguo e subjetivo) propostos pelo autor e discriminadas dimensões de análise para cada modelo. Os resultados permitem traçar um retrato dos modelos de liderança escolar presentes e predominantes na literatura nacional. Conclui-se pela pluralidade de formas de liderança, não obstante a identificação dos modelos formais, colegiais (particularmente a liderança transformacional) e políticos como mais representativos.Universidade Católica Editora2018-03-16T10:31:42Z2013-01-01T00:00:00Z20132018-03-13T12:33:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3495por1645-4006Figueiredo, SandraCosta, Jorge AdelinoCastanheira, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:25:45Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:12.763944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
title |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
spellingShingle |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. Figueiredo, Sandra modelos de liderança educacional gestão escolar metanálise Portugal |
title_short |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
title_full |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
title_fullStr |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
title_full_unstemmed |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
title_sort |
Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. |
author |
Figueiredo, Sandra |
author_facet |
Figueiredo, Sandra Costa, Jorge Adelino Castanheira, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Jorge Adelino Castanheira, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Sandra Costa, Jorge Adelino Castanheira, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelos de liderança educacional gestão escolar metanálise Portugal |
topic |
modelos de liderança educacional gestão escolar metanálise Portugal |
description |
O estudo do fenómeno da liderança em contexto escolar tem sido objeto de grande crescimento nos últimos anos nos diversos contextos geográficos e também em Portugal. Neste sentido, desenvolveu-se um projeto de investigação com o objetivo de analisar a produção científica nacional subordinada à temática de liderança educacional. No âmbito deste projeto, foram analisados 175 documentos (25 artigos, 80 comunicações em Atas, 57 dissertações de mestrado e 13 teses de doutoramento), publicados entre 2000 e 2010 em Portugal e sobre a realidade portuguesa. Com recurso à análise de conteúdo e tendo como quadro teórico-concetual de base a tipologia de Bush (2011), foram utilizados os seis modelos de gestão/liderança (formal, colegial, político, cultural, ambíguo e subjetivo) propostos pelo autor e discriminadas dimensões de análise para cada modelo. Os resultados permitem traçar um retrato dos modelos de liderança escolar presentes e predominantes na literatura nacional. Conclui-se pela pluralidade de formas de liderança, não obstante a identificação dos modelos formais, colegiais (particularmente a liderança transformacional) e políticos como mais representativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2018-03-16T10:31:42Z 2018-03-13T12:33:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/3495 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/3495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-4006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136828612149249 |