Factors determining consumers' green brands purchasing behaviour : the case of Galp
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29928 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Management |
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Factors determining consumers' green brands purchasing behaviour : the case of GalpAssociação AmbientalComportamento do consumidor de marcas ecológicasConfiança AmbientalQualidade Ambiental PercebidaResponsabilidade Social das EmpresasValor Ambiental PercebidoConsumer Behaviour of green brandsCorporate Social ResponsabilityGreen AssociationGreen Perceived QualityGreen Perceived ValueGreen TrustMestrado Bolonha em ManagementNos dias de hoje, os consumidores estão mais conscientes das implicações ambientais e sociais ligadas às suas decisões de compra. Os problemas ambientais são cada vez mais uma problemática atual, o que faz com que haja uma urgência na procura de novas soluções para mitigar os impactos ambientais das empresas. Um aspeto importante reside na sensibilização das pessoas para a necessidade de mudança dos seus hábitos de compra, de modo que, gradualmente, seja possível eliminar o consumo de produtos e serviços prejudiciais para o ambiente. Perante este cenário, é necessário que as empresas adotem várias estratégias económicas, que se coloquem numa posição competitiva e apliquem estratégias de marketing para, não só promoverem os seus bens e serviços, mas também captar a atenção dos seus consumidores, para os sensibilizar a escolher a marca/empresa e criar uma relação de compromisso, confiança e transparência. Por este motivo, o presente estudo pretende apurar os fatores que antecedem o comportamento de compras dos consumidores, no que diz respeito a produtos eco-friendly, do setor energético. Este estudo aborda os conceitos de Responsabilidade Social das Empresas, Associação Ambiental, Qualidade Ambiental Percebida, Valor Ambiental Percebido, Confiança Ambiental, Intenções de compra em relação ao Ambiente e Comportamento de compra de marcas ecológicas. O presente estudo tem como objetivo avaliar e analisar o modo como estas variáveis influenciam o comportamento de compra dos consumidores, no que diz respeito a produtos e serviços de marcas eco-friendly. Para tal, este assenta numa metodologia quantitativa, conduzida através de um questionário focado em consumidores que têm experiência na compra de produtos de marcas ecológicas no sector da energia em Portugal (realizado na plataforma Qualtrics), e que foi divulgado através do recurso à Internet. Deste questionário resultaram 106 respostas válidas. Com a ajuda do programa SmartPLS, os resultados obtidos através de método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM) evidenciam que as únicas variáveis que tem influência no conceito de green trust são a green association e a green perceived quality. Por sua vez, foi também possível concluir que a variável purchase intention influencia positivamente a variável purchase behaviour, querendo isto dizer que a compra de produtos pelos consumidores aumenta à medida que as suas intenções aumentam. A nível académico, o presente estudo permitiu obter e aprofundar conhecimento sobre os vários conceitos, fatores e estratégias de marketing referidos, explorando assim relações que ainda não tinham sido estabelecidas ou que ainda não tinham sido analisadas em conjunto.Nowadays, consumers are increasingly aware of the environmental and social implications of their purchasing decisions. Environmental problems are becoming a major problem, which means there is an urgent need to find new solutions to mitigate companies' environmental impacts. An important aspect of this is raising people's awareness of the need to change their purchasing habits, so that it's gradually possible to eliminate the consumption of products and services that are harmful to the environment. In this scenario, companies need to adopt various economic strategies, put themselves in a competitive position and apply marketing strategies to not only promote their goods and services, but also capture the attention of their consumers, make them aware of their choice of brand/company and create a relationship of commitment, trust, and transparency. For this reason, this study aims to determine the factors that precede consumer purchasing behaviour with regard to eco-friendly products in the energy sector. This study addresses the concepts of Corporate Social Responsibility, Green Association, Green Perceived Quality, Green Perceived Value, Green Trust, Purchase Intentions Towards Green and Purchase Behaviour of Green Brands. The aim of this study was to assess and analyze how these variables influence consumers' purchasing behaviour with regard to products and services from eco-friendly brands. To this end, it’s based on a quantitative methodology, conducted through a questionnaire focused on consumers who have experience of buying products from eco-friendly brands in the energy sector in Portugal (carried out on the Qualtrics platform), which was distributed via the Internet. This questionnaire resulted in 106 valid responses. With the help of the SmartPLS program, the results obtained through the least squares structural equation modeling method (PLS-SEM) show that the only variables that influence the concept of green trust are green association and green perceived quality. In addition, it was also possible to conclude that the purchase intention variable positively influences the purchase behaviour variable, meaning that consumers' purchasing behaviour increases as their intentions increase. On an academic level, this study has made it possible to gain more knowledge about the various marketing concepts, factors and strategies mentioned, thus exploring relationships that had not yet been established or analyzed together.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaPereira, DanielaRepositório da Universidade de LisboaCosta, Pedro Miguel Santana da2024-01-24T14:44:58Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29928engCosta, Pedro Miguel Santana da (2023). “Factors determining consumers' green brands purchasing behaviour : the case of Galp”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.119194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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