O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria José Veloso de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62124
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2c564f3ba5ca9dd7d03a4b8bda998ee1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infânciaThe enrichment of pedagogical areas with natural materials in the context of kindergardenEducação pré-escolarEnriquecimento das áreasEscolhasMateriais naturaisRecursos materiaisChoicesEnrichment of areasMaterial resourcesNatural materialsPre-school educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro crianças com quatro anos de idade e a problemática do mesmo, emergiu da realização de diversas observações realizadas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente relatório tem como principal objetivo relatar de forma reflexiva, de que modo o enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais e reciclados favorece um ambiente educativo rico e estimulante, bem como o seu impacto no desenvolvimento, escolhas e aprendizagens das crianças. A investigação desenvolvida assume uma abordagem de natureza qualitativa com recurso a uma abordagem da investigação-ação. A partir do enriquecimento de algumas áreas pedagógicas e da respetiva recolha e análise dos dados associados a esta dinâmica, foi possível aferir a importância da introdução de materiais naturais e reciclados na sala de atividades. O relatório descreve a intervenção pedagógica desenvolvida ao longo deste período, bem como um processo de desenvolvimento profissional, espelhando as aprendizagens construídas ao longo da formação académica e a partir das experiências vividas no contexto de jardim-de-infância.The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as main objective to describe, reflect and analyze the Pedagogical Intervention Project inserted in the context of kindergarden. This Intervention Project was developed with a group of twenty-four children aged four years, and the theme of the same emerged from the realization of several observations that happened in the moments of exploration in the classroom. The main purpose of this report is to demonstrate how the enrichment of pedagogical areas with natural and recycled materials favors a rich and stimulating an educational environment, this also affects the development of choices and learning of the same. The developed research takes a qualitative approach using action- research. From the enrichment of some areas and the respective collection and analysis of the data associated with this dynamic, it was possible to gauge the importance of natural and recycled materials in the activity, which should correspond to the interests and needs of the children. The report describes the research developed throughout this period, as well as a professional training process, reflecting the learning acquired through the academic training and from the experiences lived in the context of kindergarten.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoAlmeida, Maria José Veloso de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62124por202293963info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:22.234837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
The enrichment of pedagogical areas with natural materials in the context of kindergarden
title O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
spellingShingle O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
Almeida, Maria José Veloso de
Educação pré-escolar
Enriquecimento das áreas
Escolhas
Materiais naturais
Recursos materiais
Choices
Enrichment of areas
Material resources
Natural materials
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
title_full O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
title_fullStr O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
title_full_unstemmed O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
title_sort O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância
author Almeida, Maria José Veloso de
author_facet Almeida, Maria José Veloso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria José Veloso de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Enriquecimento das áreas
Escolhas
Materiais naturais
Recursos materiais
Choices
Enrichment of areas
Material resources
Natural materials
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Enriquecimento das áreas
Escolhas
Materiais naturais
Recursos materiais
Choices
Enrichment of areas
Material resources
Natural materials
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62124
url http://hdl.handle.net/1822/62124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202293963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132751340765184