Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadas, Catarina Inês Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8030
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_430d69fff16f5e37049b8ac4fb995a76
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulanteEducação de infânciaMateriaisAmbiente educativoParticipação das criançasEscolhasChildhood educationMaterialsEducational environmentParticipation of childrenChoicesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório elaborado visa a partilha reflexiva de evidências e situações experienciadas ao longo da Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu de 26 de setembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Neste período de quatro meses foi experienciado o papel de estagiária com um grupo de crianças de jardim de infância, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A análise reflexiva surge com a prática no contexto de jardim de infância, no qual emergiu o interesse de aprofundar uma problemática também anteriormente abordada na Prática Profissional Supervisionada I, em ambiente de creche. Esta focaliza a importância dos materiais na educação de infância, refletindo sobre a sua importância na construção de um ambiente educativo rico e estimulante, bem como o seu impacto no desenvolvimento, escolhas e aprendizagens das crianças. A investigação desenvolvida assume uma abordagem de natureza qualitativa com recurso à investigação-ação. A partir da dinamização de uma área da sala e da respetiva recolha e análise dos dados associados a esta dinâmica, foi possível aferir a importância dos materiais na sala de atividades, sendo que estes devem corresponder aos interesses e necessidades das crianças. Reconhece-se também, ao longo da investigação desenvolvida, a importância de introduzir materiais que constituam uma novidade para as crianças e que sejam pedagogicamente estimulantes e desafiadores. Contudo, considera-se que o curto espaço temporal em que esta decorreu pode ter condicionado as informações recolhidas e as conclusões aferidas. O relatório relata assim a investigação desenvolvida ao longo deste período, bem como um processo de formação ao nível profissional, espelhando as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e a partir das experiências vividas nos contextos de creche e jardim de infância.ABSTRACT The elaborated report aims to be a reflective sharing of evidences and situations experienced during the Supervised Professional Practice II, which took place from September 26, 2016 to January 20, 2017. During this four-month period, it was experienced the role of a trainee with a group of kindergarten’s children, aged between 3 and 6 years old. The reflective analysis arises with practice in kindergarten context, in which emerged the interest to deepen a problematic also previously addressed in the Supervised Professional Practice I in day nursey environment. It focuses on the relevance of materials in early childhood education, thinking about its importance in the building of a rich and stimulating educational environment, as well as its impact on the development, choices and learning of children. The research developed uses a qualitative approach using research-action. From the dynamization of an area of the room and the corresponding collection and analysis of the data associated with this dynamic, it was possible to gauge the importance of the materials in the activities’ room, which must correspond to the interests and needs of the children. Throughout the research, it is also recognized that it is important to bring on materials that are new to children and that are pedagogically stimulating and challenging. However, it is considered that the short timeframe in which it occurred may have conditioned the information collected and the conclusions reached. This way, the report gives an account of the research developed over this period, as well as a training process at the professional level, reflecting the learning and knowledge acquired throughout the academic education and from the experiences lived in the day nursery and kindergarten contexts.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, ManuelaRCIPLValadas, Catarina Inês Ribeiro2018-02-06T11:40:37Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8030TID:201826003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:52.244021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
title Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
spellingShingle Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
Valadas, Catarina Inês Ribeiro
Educação de infância
Materiais
Ambiente educativo
Participação das crianças
Escolhas
Childhood education
Materials
Educational environment
Participation of children
Choices
title_short Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
title_full Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
title_fullStr Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
title_full_unstemmed Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
title_sort Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
author Valadas, Catarina Inês Ribeiro
author_facet Valadas, Catarina Inês Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadas, Catarina Inês Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Materiais
Ambiente educativo
Participação das crianças
Escolhas
Childhood education
Materials
Educational environment
Participation of children
Choices
topic Educação de infância
Materiais
Ambiente educativo
Participação das crianças
Escolhas
Childhood education
Materials
Educational environment
Participation of children
Choices
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
2017-07-13T00:00:00Z
2018-02-06T11:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8030
TID:201826003
url http://hdl.handle.net/10400.21/8030
identifier_str_mv TID:201826003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429572304896