Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8030 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Os materiais na educação de infância: a importância de um ambiente estimulanteEducação de infânciaMateriaisAmbiente educativoParticipação das criançasEscolhasChildhood educationMaterialsEducational environmentParticipation of childrenChoicesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório elaborado visa a partilha reflexiva de evidências e situações experienciadas ao longo da Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu de 26 de setembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Neste período de quatro meses foi experienciado o papel de estagiária com um grupo de crianças de jardim de infância, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A análise reflexiva surge com a prática no contexto de jardim de infância, no qual emergiu o interesse de aprofundar uma problemática também anteriormente abordada na Prática Profissional Supervisionada I, em ambiente de creche. Esta focaliza a importância dos materiais na educação de infância, refletindo sobre a sua importância na construção de um ambiente educativo rico e estimulante, bem como o seu impacto no desenvolvimento, escolhas e aprendizagens das crianças. A investigação desenvolvida assume uma abordagem de natureza qualitativa com recurso à investigação-ação. A partir da dinamização de uma área da sala e da respetiva recolha e análise dos dados associados a esta dinâmica, foi possível aferir a importância dos materiais na sala de atividades, sendo que estes devem corresponder aos interesses e necessidades das crianças. Reconhece-se também, ao longo da investigação desenvolvida, a importância de introduzir materiais que constituam uma novidade para as crianças e que sejam pedagogicamente estimulantes e desafiadores. Contudo, considera-se que o curto espaço temporal em que esta decorreu pode ter condicionado as informações recolhidas e as conclusões aferidas. O relatório relata assim a investigação desenvolvida ao longo deste período, bem como um processo de formação ao nível profissional, espelhando as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e a partir das experiências vividas nos contextos de creche e jardim de infância.ABSTRACT The elaborated report aims to be a reflective sharing of evidences and situations experienced during the Supervised Professional Practice II, which took place from September 26, 2016 to January 20, 2017. During this four-month period, it was experienced the role of a trainee with a group of kindergarten’s children, aged between 3 and 6 years old. The reflective analysis arises with practice in kindergarten context, in which emerged the interest to deepen a problematic also previously addressed in the Supervised Professional Practice I in day nursey environment. It focuses on the relevance of materials in early childhood education, thinking about its importance in the building of a rich and stimulating educational environment, as well as its impact on the development, choices and learning of children. The research developed uses a qualitative approach using research-action. From the dynamization of an area of the room and the corresponding collection and analysis of the data associated with this dynamic, it was possible to gauge the importance of the materials in the activities’ room, which must correspond to the interests and needs of the children. Throughout the research, it is also recognized that it is important to bring on materials that are new to children and that are pedagogically stimulating and challenging. However, it is considered that the short timeframe in which it occurred may have conditioned the information collected and the conclusions reached. This way, the report gives an account of the research developed over this period, as well as a training process at the professional level, reflecting the learning and knowledge acquired throughout the academic education and from the experiences lived in the day nursery and kindergarten contexts.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, ManuelaRCIPLValadas, Catarina Inês Ribeiro2018-02-06T11:40:37Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8030TID:201826003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:52.244021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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