Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14142 |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais percebidos, a paixão pelo curso e o distress psicológico em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 411 participantes de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os dados foram recolhidos através de um protocolo online constituído por um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Estilos Educativos Parentais Revisto e a versão portuguesa dos questionários The Passion Scale e Escala de Distress Psicológico de Kessler de 10 itens (K10). Os resultados revelaram uma perceção positiva dos estilos educativos dos pais pelos estudantes, com diferenças na perceção dos estilos educativos da mãe e do pai. Em simultâneo, encontraram-se diferenças nos níveis de distress psicológico nos dois grupos de paixão. Encontraram-se correlações entre os estilos educativos parentais com o tipo de paixão pelo curso. Em conclusão, os resultados da presente investigação realçam a relevância de os estudantes do ensino superior possuírem uma paixão pelo curso que frequentam, e da perceção de práticas parentais positivas para o desenvolvimento de uma Paixão Harmoniosa, o que contribui para um bom desempenho a nível académico, e para menores níveis de distress psicológico. |
id |
RCAP_2c579179a2eb639148e12c55c6e777c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino SuperiorDistress PsicológicoEstilos Educativos ParentaisEstudantes do Ensino SuperiorPaixãoPaixão HarmoniosaPaixão ObsessivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais percebidos, a paixão pelo curso e o distress psicológico em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 411 participantes de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os dados foram recolhidos através de um protocolo online constituído por um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Estilos Educativos Parentais Revisto e a versão portuguesa dos questionários The Passion Scale e Escala de Distress Psicológico de Kessler de 10 itens (K10). Os resultados revelaram uma perceção positiva dos estilos educativos dos pais pelos estudantes, com diferenças na perceção dos estilos educativos da mãe e do pai. Em simultâneo, encontraram-se diferenças nos níveis de distress psicológico nos dois grupos de paixão. Encontraram-se correlações entre os estilos educativos parentais com o tipo de paixão pelo curso. Em conclusão, os resultados da presente investigação realçam a relevância de os estudantes do ensino superior possuírem uma paixão pelo curso que frequentam, e da perceção de práticas parentais positivas para o desenvolvimento de uma Paixão Harmoniosa, o que contribui para um bom desempenho a nível académico, e para menores níveis de distress psicológico.The present investigation aimed to analyze the relation between the perceived parental educational styles, the passion for the enrolled course, and psychological distress in higher education students. The sample consisted of 411 participants aged between 18 and 25 years old. The data was collected through an online protocol consisting of a Sociodemographic Questionnaire, the Revised Parenting Styles Questionnaire and the Portuguese version of the questionnaires The Passion Scale and the 10-item Kessler Psychological Distress Scale (K10). The results showed a positive perception of the parents' educational styles by the students, with differences in the perception of the mother's and father's educational styles. Differences were found in the levels of psychological distress in the two passion groups. Were found correlations between parental educational styles and the type of passion for the course. In conclusion, the results of the present investigation emphasize the relevance of higher education students having a passion for the course they attend. The study also showed that the perception of positive parental practices seems to be associated with the development of a Harmonious Passion, which contributes to good academic performance and lower levels of psychological distress.Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes dauBibliorumNeto, Cristiana Alexandra Gomes2024-01-25T14:27:52Z2023-11-032023-10-092023-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14142TID:203463056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:17.030021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
title |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior Neto, Cristiana Alexandra Gomes Distress Psicológico Estilos Educativos Parentais Estudantes do Ensino Superior Paixão Paixão Harmoniosa Paixão Obsessiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
title_full |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
title_sort |
Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior |
author |
Neto, Cristiana Alexandra Gomes |
author_facet |
Neto, Cristiana Alexandra Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes da uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Cristiana Alexandra Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distress Psicológico Estilos Educativos Parentais Estudantes do Ensino Superior Paixão Paixão Harmoniosa Paixão Obsessiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Distress Psicológico Estilos Educativos Parentais Estudantes do Ensino Superior Paixão Paixão Harmoniosa Paixão Obsessiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais percebidos, a paixão pelo curso e o distress psicológico em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 411 participantes de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os dados foram recolhidos através de um protocolo online constituído por um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Estilos Educativos Parentais Revisto e a versão portuguesa dos questionários The Passion Scale e Escala de Distress Psicológico de Kessler de 10 itens (K10). Os resultados revelaram uma perceção positiva dos estilos educativos dos pais pelos estudantes, com diferenças na perceção dos estilos educativos da mãe e do pai. Em simultâneo, encontraram-se diferenças nos níveis de distress psicológico nos dois grupos de paixão. Encontraram-se correlações entre os estilos educativos parentais com o tipo de paixão pelo curso. Em conclusão, os resultados da presente investigação realçam a relevância de os estudantes do ensino superior possuírem uma paixão pelo curso que frequentam, e da perceção de práticas parentais positivas para o desenvolvimento de uma Paixão Harmoniosa, o que contribui para um bom desempenho a nível académico, e para menores níveis de distress psicológico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-03 2023-10-09 2023-11-03T00:00:00Z 2024-01-25T14:27:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/14142 TID:203463056 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/14142 |
identifier_str_mv |
TID:203463056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076298383360 |