Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Cristiana Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14142
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais percebidos, a paixão pelo curso e o distress psicológico em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 411 participantes de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os dados foram recolhidos através de um protocolo online constituído por um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Estilos Educativos Parentais Revisto e a versão portuguesa dos questionários The Passion Scale e Escala de Distress Psicológico de Kessler de 10 itens (K10). Os resultados revelaram uma perceção positiva dos estilos educativos dos pais pelos estudantes, com diferenças na perceção dos estilos educativos da mãe e do pai. Em simultâneo, encontraram-se diferenças nos níveis de distress psicológico nos dois grupos de paixão. Encontraram-se correlações entre os estilos educativos parentais com o tipo de paixão pelo curso. Em conclusão, os resultados da presente investigação realçam a relevância de os estudantes do ensino superior possuírem uma paixão pelo curso que frequentam, e da perceção de práticas parentais positivas para o desenvolvimento de uma Paixão Harmoniosa, o que contribui para um bom desempenho a nível académico, e para menores níveis de distress psicológico.
id RCAP_2c579179a2eb639148e12c55c6e777c9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino SuperiorDistress PsicológicoEstilos Educativos ParentaisEstudantes do Ensino SuperiorPaixãoPaixão HarmoniosaPaixão ObsessivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais percebidos, a paixão pelo curso e o distress psicológico em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 411 participantes de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os dados foram recolhidos através de um protocolo online constituído por um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Estilos Educativos Parentais Revisto e a versão portuguesa dos questionários The Passion Scale e Escala de Distress Psicológico de Kessler de 10 itens (K10). Os resultados revelaram uma perceção positiva dos estilos educativos dos pais pelos estudantes, com diferenças na perceção dos estilos educativos da mãe e do pai. Em simultâneo, encontraram-se diferenças nos níveis de distress psicológico nos dois grupos de paixão. Encontraram-se correlações entre os estilos educativos parentais com o tipo de paixão pelo curso. Em conclusão, os resultados da presente investigação realçam a relevância de os estudantes do ensino superior possuírem uma paixão pelo curso que frequentam, e da perceção de práticas parentais positivas para o desenvolvimento de uma Paixão Harmoniosa, o que contribui para um bom desempenho a nível académico, e para menores níveis de distress psicológico.The present investigation aimed to analyze the relation between the perceived parental educational styles, the passion for the enrolled course, and psychological distress in higher education students. The sample consisted of 411 participants aged between 18 and 25 years old. The data was collected through an online protocol consisting of a Sociodemographic Questionnaire, the Revised Parenting Styles Questionnaire and the Portuguese version of the questionnaires The Passion Scale and the 10-item Kessler Psychological Distress Scale (K10). The results showed a positive perception of the parents' educational styles by the students, with differences in the perception of the mother's and father's educational styles. Differences were found in the levels of psychological distress in the two passion groups. Were found correlations between parental educational styles and the type of passion for the course. In conclusion, the results of the present investigation emphasize the relevance of higher education students having a passion for the course they attend. The study also showed that the perception of positive parental practices seems to be associated with the development of a Harmonious Passion, which contributes to good academic performance and lower levels of psychological distress.Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes dauBibliorumNeto, Cristiana Alexandra Gomes2024-01-25T14:27:52Z2023-11-032023-10-092023-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14142TID:203463056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:17.030021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
title Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
Neto, Cristiana Alexandra Gomes
Distress Psicológico
Estilos Educativos Parentais
Estudantes do Ensino Superior
Paixão
Paixão Harmoniosa
Paixão Obsessiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
title_full Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
title_sort Paixão pelo Curso, Estilos Educativos Parentais percebidos e Distress Psicológico em Estudantes do Ensino Superior
author Neto, Cristiana Alexandra Gomes
author_facet Neto, Cristiana Alexandra Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Cristiana Alexandra Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Distress Psicológico
Estilos Educativos Parentais
Estudantes do Ensino Superior
Paixão
Paixão Harmoniosa
Paixão Obsessiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Distress Psicológico
Estilos Educativos Parentais
Estudantes do Ensino Superior
Paixão
Paixão Harmoniosa
Paixão Obsessiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais percebidos, a paixão pelo curso e o distress psicológico em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 411 participantes de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os dados foram recolhidos através de um protocolo online constituído por um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Estilos Educativos Parentais Revisto e a versão portuguesa dos questionários The Passion Scale e Escala de Distress Psicológico de Kessler de 10 itens (K10). Os resultados revelaram uma perceção positiva dos estilos educativos dos pais pelos estudantes, com diferenças na perceção dos estilos educativos da mãe e do pai. Em simultâneo, encontraram-se diferenças nos níveis de distress psicológico nos dois grupos de paixão. Encontraram-se correlações entre os estilos educativos parentais com o tipo de paixão pelo curso. Em conclusão, os resultados da presente investigação realçam a relevância de os estudantes do ensino superior possuírem uma paixão pelo curso que frequentam, e da perceção de práticas parentais positivas para o desenvolvimento de uma Paixão Harmoniosa, o que contribui para um bom desempenho a nível académico, e para menores níveis de distress psicológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-03
2023-10-09
2023-11-03T00:00:00Z
2024-01-25T14:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/14142
TID:203463056
url http://hdl.handle.net/10400.6/14142
identifier_str_mv TID:203463056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076298383360