A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Ana Patrícia Pires
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3007
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_2c62729353d9f7091758d0e7fdfd58b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicomotivaçãoenvolvimentoensino-aprendizagemtarefasinteração entre criançasmotivationinvolvementteaching-learningtasksinteraction between childrenMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoCom o presente Relatório Final de Estágio pretendo apresentar as aprendizagens, as dificuldades, o trabalho desenvolvido e as vivencias experienciadas ao longo dos estágios nos diferentes contextos: creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a componente investigativa referente ao tema “A motivação no ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O relatório é constituído por duas partes centrais. A primeira parte é focada na contextualização dos diferentes contextos de estágio e na prática pedagógica, relatando vivências, aprendizagens e dificuldades durante a minha prática de ensino supervisionada, contemplando evidências do trabalho realizado e a reflexão sobre a intervenção. A segunda parte desenvolve a componente investigativa, que seguiu uma metodologia qualitativa na modalidade de investigação-ação. O estudo envolveu crianças de pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico com as quais se desenvolveu um conjunto de situações diversificadas, nomeadamente referentes à utilização de materiais manipuláveis. Os resultados mostraram que a motivação, por vezes, por si só não é o suficiente para as crianças adquirirem novas aprendizagens, mas que as ajuda nesse processo.With the present internship final report I intend to present the learnings, difficulties, developed work and lived experiences throughout all internships in diverse contexts: nursery, kindergarten and primary education and, lastly, the investigation referring to the theme “Motivation in mathematics teaching-learning in preschool and primary education”. This report is composed by two main parts. The first one is focused on the contextualization of the internships’ different contexts and pedagogical practice, describing some of the experiences, learnings and difficulties during my supervised teaching experience, contemplating evidence of the work done and reflection on the intervention. The second part develops the investigative component, which followed an investigation-action methodology of qualitative nature. The study involved children from pre-school to first cycle of basic education with which a set of diverse situations was developed, namely regarding the use of manipulable materials. Results showed that motivation alone sometimes isn’t enough for children to acquire new learnings, but it helps them in that process.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBarradas, Ana Patrícia Pires2020-08-12T15:02:34Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3007TID:202507009por202507009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:28Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:52.258204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Barradas, Ana Patrícia Pires
motivação
envolvimento
ensino-aprendizagem
tarefas
interação entre crianças
motivation
involvement
teaching-learning
tasks
interaction between children
title_short A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Barradas, Ana Patrícia Pires
author_facet Barradas, Ana Patrícia Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Ana Patrícia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
envolvimento
ensino-aprendizagem
tarefas
interação entre crianças
motivation
involvement
teaching-learning
tasks
interaction between children
topic motivação
envolvimento
ensino-aprendizagem
tarefas
interação entre crianças
motivation
involvement
teaching-learning
tasks
interaction between children
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12T15:02:34Z
2020-05-29
2020-05-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3007
TID:202507009
url http://hdl.handle.net/10400.15/3007
identifier_str_mv TID:202507009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202507009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137038323154944