Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2681
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_6612ec7cac7fb53624d4efc788764077
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimentomotivaçãoenvolvimentoneuroeducaçãomotivationinvolvementneuroeducationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta quatro experiências de prática de ensino supervisionado e conta com um trabalho investigativo de natureza qualitativa, de tipo descritivo, envolvendo uma amostra de 219 participantes. Pretendeu-se neste trabalho reunir um conjunto de estratégias potenciadoras de motivação e envolvimento dirigidas a crianças dos 4 aos 10 anos de idade. Esta busca levou à procura de respostas na literatura, junto dos principais interlocutores no processo de ensino-aprendizagem e junto de profissionais de vários ramos. No sentido de se proceder à recolha de dados junto da amostra, foi elaborado um questionário para 103 professores e 9 especialistas e foram entrevistadas 108 crianças. Foi então possível confirmar que as estratégias neurodidáticas são as que os professores apontam como mais eficazes, as que vão ao encontro dos interesses e necessidades das crianças e são recomendadas por especialistas e pela literatura.This report presents four experiences of teaching practice based on a qualitative research work of a descriptive nature that brings together a sample of 219 participants. The aim of this work was to gather a set of motivation and involvement strategies aimed at children from 4 to 10 years of age. This search led to the search for answers in the literature, among the main intervenients in the teaching-learning process and among professionals from different areas. Consequently, a questionnaire was built for 103 teachers and 9 specialists and 108 children were interviewed. It was then possible to confirm that brain friendly strategies are those that teachers consider as more effective, that meet the interests and needs of children and are recommended by experts as well as the authors refered to in this report.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlbuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de2019-08-21T15:23:31Z2019-07-092019-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2681TID:202274136por202274136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:55Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.790490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
title Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
spellingShingle Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
Albuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de
motivação
envolvimento
neuroeducação
motivation
involvement
neuroeducation
title_short Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
title_full Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
title_fullStr Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
title_full_unstemmed Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
title_sort Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
author Albuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de
author_facet Albuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
envolvimento
neuroeducação
motivation
involvement
neuroeducation
topic motivação
envolvimento
neuroeducação
motivation
involvement
neuroeducation
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21T15:23:31Z
2019-07-09
2019-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2681
TID:202274136
url http://hdl.handle.net/10400.15/2681
identifier_str_mv TID:202274136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202274136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036120096768