Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4340 |
Resumo: | Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação. |
id |
RCAP_2c68133dbbb8cbaba43bcc45b4af6ef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugalensino superiorqualidade de ensinoEste estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação.Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciências e a Cultura2012-01-27T12:53:21Z2012-01-272011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4340http://hdl.handle.net/10174/4340por1022-6508Revista Iberoamericana de Educación56maria.jose.martins@mail.telepac.ptteresa.oliveira@mail.esep.ipportalegre.ptjpb@estig.ipbeja.ptjsanto@eseb.ipbeja.ptvitor.manuel.trindde@gmail.comjbonito@uevora.pt229Oliveira, Maria JoséOliveira, TeresaBarros, João PauloSanto, José EspíritoTrindade, VítorBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:31.690626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
title |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
spellingShingle |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal Oliveira, Maria José ensino superior qualidade de ensino |
title_short |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
title_full |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
title_fullStr |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
title_sort |
Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
author |
Oliveira, Maria José |
author_facet |
Oliveira, Maria José Oliveira, Teresa Barros, João Paulo Santo, José Espírito Trindade, Vítor Bonito, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Teresa Barros, João Paulo Santo, José Espírito Trindade, Vítor Bonito, Jorge |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria José Oliveira, Teresa Barros, João Paulo Santo, José Espírito Trindade, Vítor Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior qualidade de ensino |
topic |
ensino superior qualidade de ensino |
description |
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-27T12:53:21Z 2012-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4340 http://hdl.handle.net/10174/4340 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1022-6508 Revista Iberoamericana de Educación 56 maria.jose.martins@mail.telepac.pt teresa.oliveira@mail.esep.ipportalegre.pt jpb@estig.ipbeja.pt jsanto@eseb.ipbeja.pt vitor.manuel.trindde@gmail.com jbonito@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciências e a Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciências e a Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136477643276288 |