Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Isabel Simões
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abreu, Maria, Fonseca, Marta, Calado, Miguel, Mendes, Salomé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6597
Resumo: O conceito de qualidade de vida engloba fatores como a saúde física, o estado psicológico, as relações pessoais, o nível de independência, as crenças pessoais e/ou a relação com o meio ambiente. Este conceito, complexo e vasto, reflete a perceção que o sujeito tem de que as suas necessidades estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser proporcionadas oportunidades de alcançar a felicidade e a autorrealização, independentemente, do estado de saúde e das condições sociais e económicas em que se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para avaliar a perceção da qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde concebeu e validou o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), instrumento que tem sido amplamente utilizado na sua versão completa e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo deste estudo quantitativo é apresentar a perceção de qualidade de vida de uma amostra de 929 estudantes do Ensino Superior Politécnico (Leiria/Portugal) através da resposta ao World Health Organization Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os estudantes classificam a sua qualidade de vida como “Boa” e que os níveis médios de qualidade de vida obtidos nos quatro domínios avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam entre os 60/70 pontos.
id RCAP_a6cf07b7fc0efc70df8620f2cfee66d3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)Qualidade de VidaEstudantesEnsino SuperiorO conceito de qualidade de vida engloba fatores como a saúde física, o estado psicológico, as relações pessoais, o nível de independência, as crenças pessoais e/ou a relação com o meio ambiente. Este conceito, complexo e vasto, reflete a perceção que o sujeito tem de que as suas necessidades estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser proporcionadas oportunidades de alcançar a felicidade e a autorrealização, independentemente, do estado de saúde e das condições sociais e económicas em que se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para avaliar a perceção da qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde concebeu e validou o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), instrumento que tem sido amplamente utilizado na sua versão completa e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo deste estudo quantitativo é apresentar a perceção de qualidade de vida de uma amostra de 929 estudantes do Ensino Superior Politécnico (Leiria/Portugal) através da resposta ao World Health Organization Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os estudantes classificam a sua qualidade de vida como “Boa” e que os níveis médios de qualidade de vida obtidos nos quatro domínios avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam entre os 60/70 pontos.Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do ExercícioIC-OnlineDias, Isabel SimõesAbreu, MariaFonseca, MartaCalado, MiguelMendes, Salomé2022-02-04T12:36:40Z20212022-02-03T18:14:13Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6597porDias, M. I. P. S., Abreu, M. O. de J. A., Fonseca, M. S. A. da, Calado, M. Ângelo S. M., & Mendes, S. M. (2021). Qualidade de vida de estudantes do ensino superior (Leiria/Portugal). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(91), 416-422.1981-9900cv-prod-2697644info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:22Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:45.605885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
title Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
spellingShingle Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
Dias, Isabel Simões
Qualidade de Vida
Estudantes
Ensino Superior
title_short Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
title_full Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
title_fullStr Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
title_full_unstemmed Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
title_sort Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)
author Dias, Isabel Simões
author_facet Dias, Isabel Simões
Abreu, Maria
Fonseca, Marta
Calado, Miguel
Mendes, Salomé
author_role author
author2 Abreu, Maria
Fonseca, Marta
Calado, Miguel
Mendes, Salomé
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Isabel Simões
Abreu, Maria
Fonseca, Marta
Calado, Miguel
Mendes, Salomé
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida
Estudantes
Ensino Superior
topic Qualidade de Vida
Estudantes
Ensino Superior
description O conceito de qualidade de vida engloba fatores como a saúde física, o estado psicológico, as relações pessoais, o nível de independência, as crenças pessoais e/ou a relação com o meio ambiente. Este conceito, complexo e vasto, reflete a perceção que o sujeito tem de que as suas necessidades estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser proporcionadas oportunidades de alcançar a felicidade e a autorrealização, independentemente, do estado de saúde e das condições sociais e económicas em que se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para avaliar a perceção da qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde concebeu e validou o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), instrumento que tem sido amplamente utilizado na sua versão completa e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo deste estudo quantitativo é apresentar a perceção de qualidade de vida de uma amostra de 929 estudantes do Ensino Superior Politécnico (Leiria/Portugal) através da resposta ao World Health Organization Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os estudantes classificam a sua qualidade de vida como “Boa” e que os níveis médios de qualidade de vida obtidos nos quatro domínios avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam entre os 60/70 pontos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-04T12:36:40Z
2022-02-03T18:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6597
url http://hdl.handle.net/10400.8/6597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, M. I. P. S., Abreu, M. O. de J. A., Fonseca, M. S. A. da, Calado, M. Ângelo S. M., & Mendes, S. M. (2021). Qualidade de vida de estudantes do ensino superior (Leiria/Portugal). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(91), 416-422.
1981-9900
cv-prod-2697644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136990019452928