Turismo Chinês em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Febrer, Rita Gouveia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10641
Resumo: O fenómeno do turismo oriundo da República Popular da China é relativamente recente e resulta da mudança de paradigma que se tem vindo a verificar naquele país que, é conveniente recordar, é o mais populoso do mundo. Tal mudança de atitude traduziu-se, também, numa abertura ao exterior e numa certa liberalização na movimentação dos seus cidadãos, factores que, potenciados por aquilo que alguns apelidaram de “milagre económico chinês” resultaram num enorme mercado emissor de turistas. Tanto por razões económicas como culturais compreender este mercado outbound é essencial para os potenciais destinos receptores, que deverão adequar a oferta a este novo consumidor, sendo a Europa e, consequentemente, Portugal, um destino de eleição. No caso concreto da cidade de Lisboa enquanto destino turístico, o presente estudo visa compreender e detetar qual o perfil do turista chinês que visita a capital portuguesa e, em função do percepcionado, prospectar os benefícios que a médio longo prazo poderá proporcionar à economia local. Para a execução deste estudo foram realizadas entrevistas visando melhor conhecer o referido perfil e bem assim qual a motivação pela opção Lisboa. Porque um inquérito de rua dificilmente constituiria uma amostragem significativa, em número e tipificação, optou-se por conhecer as visões sectoriais de algumas entidades com um conhecimento profundo deste mercado. Do cruzamento dos dados analisados, estatísticos e outros, com o teor das entrevistas resultou a percepção de que Lisboa, enquanto destino turístico para os chineses, poderá constituir um potencial nicho de mercado de luxo, altamente rentável.
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