O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vitor Alexandre Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12655
Resumo: A política de liberalização do turismo emissor na República Popular da China, embora tardia, tem sido contínua e procura acompanhar a abertura política e económica do país ao mundo exterior. Tal estratégia permitiu, em menos de duas décadas, alcançar um crescimento exponencial do número de cidadãos chineses a viajar internacionalmente, tendo-se tornado, em 2012, no maior mercado emissor de turistas do mundo. A presente investigação, de carácter exploratório, pretende avaliar o potencial deste país enquanto mercado emissor de fluxos turísticos para a Europa e, particularmente, para Portugal, e analisa a relevância que o turismo de negócios pode apresentar, no sentido de captar este segmento. Com recurso a estudos sobre o mercado emissor chinês, a sua relação com o turismo de negócios e significado no panorama turístico português, bem como, o contacto de entidades portuguesas e internacionais, foi possível alcançar os objetivos estabelecidos inicialmente. Concluiu-se que Portugal e a República Popular da China mantêm uma relação política e económica estável, com grande potencial de crescimento e passível de ser explorado pelas partes envolvidas. Ao nível do sector do turismo, a República Popular da China destaca-se pelo crescente mercado emissor e todas as potencialidades que lhe estão associadas, enquanto Portugal tem vindo a estabelecer uma posição mundial de relevo ao nível do turismo de negócios. Usufruindo deste posicionamento, existem condições para a captação do mercado chinês para Portugal, embora a estratégia, no curto e médio prazos, não deva ser orientada para o turismo de negócios, antes para a relação histórica que persiste no presente, essencialmente pelo desconhecimento, por parte dos chineses, das valências de Portugal enquanto destino turístico. Torna-se imperioso adotar estratégias capazes de promover Portugal enquanto destino turístico e dotar o país dos recursos necessários para atração do mercado chinês.
id RCAP_e687865db678ff84b1fd6173d5250b63
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negóciosGestão do turismoMercados turísticos - ChinaDestinos turísticos - PortugalA política de liberalização do turismo emissor na República Popular da China, embora tardia, tem sido contínua e procura acompanhar a abertura política e económica do país ao mundo exterior. Tal estratégia permitiu, em menos de duas décadas, alcançar um crescimento exponencial do número de cidadãos chineses a viajar internacionalmente, tendo-se tornado, em 2012, no maior mercado emissor de turistas do mundo. A presente investigação, de carácter exploratório, pretende avaliar o potencial deste país enquanto mercado emissor de fluxos turísticos para a Europa e, particularmente, para Portugal, e analisa a relevância que o turismo de negócios pode apresentar, no sentido de captar este segmento. Com recurso a estudos sobre o mercado emissor chinês, a sua relação com o turismo de negócios e significado no panorama turístico português, bem como, o contacto de entidades portuguesas e internacionais, foi possível alcançar os objetivos estabelecidos inicialmente. Concluiu-se que Portugal e a República Popular da China mantêm uma relação política e económica estável, com grande potencial de crescimento e passível de ser explorado pelas partes envolvidas. Ao nível do sector do turismo, a República Popular da China destaca-se pelo crescente mercado emissor e todas as potencialidades que lhe estão associadas, enquanto Portugal tem vindo a estabelecer uma posição mundial de relevo ao nível do turismo de negócios. Usufruindo deste posicionamento, existem condições para a captação do mercado chinês para Portugal, embora a estratégia, no curto e médio prazos, não deva ser orientada para o turismo de negócios, antes para a relação histórica que persiste no presente, essencialmente pelo desconhecimento, por parte dos chineses, das valências de Portugal enquanto destino turístico. Torna-se imperioso adotar estratégias capazes de promover Portugal enquanto destino turístico e dotar o país dos recursos necessários para atração do mercado chinês.The liberalization policy of outbound tourism in the People’s Republic of China, although late, has been continuous and has followed the country’s political and economic opening up to the outside world. This strategy resulted, in less than two decades, in an exponential growth in the number of Chinese citizens travelling internationally, having already become the biggest outbound market in the world. This dissertation, which is based on an exploratory research, aims to evaluate the potential of this country as a source market of tourists to Europe and, particularly, to Portugal, and analyze the relevance of business tourism in attracting this segment. Using Chinese outbound market studies, its relation with the business tourism and significance in the Portuguese tourist scene, as well as, the contact with Portuguese and international entities, it was possible to achieve the stated objectives. It has been concluded that Portugal and the People’s Republic of China maintain a stable political and economic relation, with a great growth potential and exploitable by the parties involved. At the tourism level, the People’s Republic of China stands out for its growing outbound market and all the associated capabilities, while Portugal has gradually established a world prominent position in business tourism. Taking advantage of this position, there are conditions for the attraction of Chinese market to Portugal, although the strategy, in the short and medium terms, should not be geared to business tourism, but to the historical relations, mainly by a lack of knowledge, by the Chinese, of Portugal as a tourist destination. It is imperative to develop strategies capable of promoting Portugal as a tourist destination and provide the country the required resources for attracting the Chinese market.Universidade de Aveiro2014-09-24T13:54:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12655TID:201597136porRodrigues, Vitor Alexandre Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:06Zoai:ria.ua.pt:10773/12655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:47.043118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
title O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
spellingShingle O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
Rodrigues, Vitor Alexandre Gomes
Gestão do turismo
Mercados turísticos - China
Destinos turísticos - Portugal
title_short O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
title_full O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
title_fullStr O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
title_full_unstemmed O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
title_sort O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
author Rodrigues, Vitor Alexandre Gomes
author_facet Rodrigues, Vitor Alexandre Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Vitor Alexandre Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Mercados turísticos - China
Destinos turísticos - Portugal
topic Gestão do turismo
Mercados turísticos - China
Destinos turísticos - Portugal
description A política de liberalização do turismo emissor na República Popular da China, embora tardia, tem sido contínua e procura acompanhar a abertura política e económica do país ao mundo exterior. Tal estratégia permitiu, em menos de duas décadas, alcançar um crescimento exponencial do número de cidadãos chineses a viajar internacionalmente, tendo-se tornado, em 2012, no maior mercado emissor de turistas do mundo. A presente investigação, de carácter exploratório, pretende avaliar o potencial deste país enquanto mercado emissor de fluxos turísticos para a Europa e, particularmente, para Portugal, e analisa a relevância que o turismo de negócios pode apresentar, no sentido de captar este segmento. Com recurso a estudos sobre o mercado emissor chinês, a sua relação com o turismo de negócios e significado no panorama turístico português, bem como, o contacto de entidades portuguesas e internacionais, foi possível alcançar os objetivos estabelecidos inicialmente. Concluiu-se que Portugal e a República Popular da China mantêm uma relação política e económica estável, com grande potencial de crescimento e passível de ser explorado pelas partes envolvidas. Ao nível do sector do turismo, a República Popular da China destaca-se pelo crescente mercado emissor e todas as potencialidades que lhe estão associadas, enquanto Portugal tem vindo a estabelecer uma posição mundial de relevo ao nível do turismo de negócios. Usufruindo deste posicionamento, existem condições para a captação do mercado chinês para Portugal, embora a estratégia, no curto e médio prazos, não deva ser orientada para o turismo de negócios, antes para a relação histórica que persiste no presente, essencialmente pelo desconhecimento, por parte dos chineses, das valências de Portugal enquanto destino turístico. Torna-se imperioso adotar estratégias capazes de promover Portugal enquanto destino turístico e dotar o país dos recursos necessários para atração do mercado chinês.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-09-24T13:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12655
TID:201597136
url http://hdl.handle.net/10773/12655
identifier_str_mv TID:201597136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137538826305536