Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rui Filipe Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33494
Resumo: Enquanto co-fundador da UpSport, uma startup tecnológica que está a desenvolver uma rede social desportiva, surgiu a necessidade de definir as linhas orientadoras e de documentar o processo de investigação para o lançamento da solução. A UpSport foi aprovada ao programa Startup Voucher e ao programa +Co3so, o que valida e comprova o potencial do projeto. Dessa forma, este documento de investigação tem como objetivo a estruturação de um plano estratégico para o desenvolvimento, gestão e disseminação de uma rede social desportiva. Foram adotadas várias metodologias de investigação, tais como a análise documental, focada na pesquisa em temas relacionados com redes sociais, desporto e futebol, a análise dos casos de Facebook e Linkedin e inquéritos aos agentes desportivos. Foram obtidas 204 respostas, correspondendo 160 a treinadores e jogadores e 44 aos dirigentes. 78,8% dos treinadores e jogadores avaliaram que era muito importante a existência de uma rede social desportiva. À mesma questão, 88,6% dos dirigentes avaliaram, também, como muito importante. Os valores apresentados comprovam a lacuna que existe no mercado que é não existir nenhuma rede social focada no segmento desportivo. Dessa forma, a UpSport, razão pela qual o projeto se movimenta, é uma marca que tem como principal objetivo dar respostas eficazes para as necessidades que o setor desportivo apresenta, nomeadamente no que diz respeito à promoção, interação e comunicação entre os diversos agentes desportivos – treinadores, jogadores e clubes. Na literatura existem poucos estudos científicos sobre esta temática, o que representou um desafio. Contudo, com este trabalho foi possível contribuir para a literatura através da definição de um modelo de lançamento de uma startup com foco no desenvolvimento de uma rede social desportiva. Para a vertente prática, fica o contributo através de um plano estratégico de um projeto inovador e escalável.
id RCAP_2c8ae8491fc05e23ce4239f43a11318e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSportPlano estratégicoUpSportRede social desportivaRedes sociaisFutebolJogadoresAtletasClubesEnquanto co-fundador da UpSport, uma startup tecnológica que está a desenvolver uma rede social desportiva, surgiu a necessidade de definir as linhas orientadoras e de documentar o processo de investigação para o lançamento da solução. A UpSport foi aprovada ao programa Startup Voucher e ao programa +Co3so, o que valida e comprova o potencial do projeto. Dessa forma, este documento de investigação tem como objetivo a estruturação de um plano estratégico para o desenvolvimento, gestão e disseminação de uma rede social desportiva. Foram adotadas várias metodologias de investigação, tais como a análise documental, focada na pesquisa em temas relacionados com redes sociais, desporto e futebol, a análise dos casos de Facebook e Linkedin e inquéritos aos agentes desportivos. Foram obtidas 204 respostas, correspondendo 160 a treinadores e jogadores e 44 aos dirigentes. 78,8% dos treinadores e jogadores avaliaram que era muito importante a existência de uma rede social desportiva. À mesma questão, 88,6% dos dirigentes avaliaram, também, como muito importante. Os valores apresentados comprovam a lacuna que existe no mercado que é não existir nenhuma rede social focada no segmento desportivo. Dessa forma, a UpSport, razão pela qual o projeto se movimenta, é uma marca que tem como principal objetivo dar respostas eficazes para as necessidades que o setor desportivo apresenta, nomeadamente no que diz respeito à promoção, interação e comunicação entre os diversos agentes desportivos – treinadores, jogadores e clubes. Na literatura existem poucos estudos científicos sobre esta temática, o que representou um desafio. Contudo, com este trabalho foi possível contribuir para a literatura através da definição de um modelo de lançamento de uma startup com foco no desenvolvimento de uma rede social desportiva. Para a vertente prática, fica o contributo através de um plano estratégico de um projeto inovador e escalável.As co-founder of UpSport, a technology startup that is developing a social sports network, the need arose to define guidelines and document the research process for launching the solution.UpSport was approved for the Startup Voucher program and for the +Co3so program, which validates and proves the project's potential. Thus, this research document aims to structure a strategic plan for the development, management and dissemination of a sports social network. Various research methodologies wereadopted, such as document analysis, focused on research on topics related to social networks, sports and football, the analysis of the cases of Facebook and Linkedin and surveys of sports agents. 204 responses were obtained, corresponding 160 to coaches and players and 44 to managers. 78.8% of coaches and players considered that the existence of a sports social network was very important. The same question, 88.6% of the directors also evaluated it as very important. The figures presented prove the gap that exists in the market, which is that there is no social network focused on the sports segment. Thus, UpSport, which is why the project moves, is a brand whose main objective is to provide effective responses to the needs that the sports sector presents, namely with regard to promotion, interaction and communication between the various sports agents – coaches, players and clubs. In the literature there are few scientific studies on this theme, which represented a challenge. However, with this work it was possible to contribute to the literature by defining a model for launching a startup with a focus on the development of a sports social network. For the practical aspect, there is the contribution through a strategic plan of an innovative and scalable project.2023-12-14T00:00:00Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33494porPereira, Rui Filipe Duarteinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:29Zoai:ria.ua.pt:10773/33494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:55.987235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
title Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
spellingShingle Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
Pereira, Rui Filipe Duarte
Plano estratégico
UpSport
Rede social desportiva
Redes sociais
Futebol
Jogadores
Atletas
Clubes
title_short Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
title_full Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
title_fullStr Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
title_full_unstemmed Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
title_sort Plano estratégico para divulgação de rede social desportiva: UpSport
author Pereira, Rui Filipe Duarte
author_facet Pereira, Rui Filipe Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rui Filipe Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Plano estratégico
UpSport
Rede social desportiva
Redes sociais
Futebol
Jogadores
Atletas
Clubes
topic Plano estratégico
UpSport
Rede social desportiva
Redes sociais
Futebol
Jogadores
Atletas
Clubes
description Enquanto co-fundador da UpSport, uma startup tecnológica que está a desenvolver uma rede social desportiva, surgiu a necessidade de definir as linhas orientadoras e de documentar o processo de investigação para o lançamento da solução. A UpSport foi aprovada ao programa Startup Voucher e ao programa +Co3so, o que valida e comprova o potencial do projeto. Dessa forma, este documento de investigação tem como objetivo a estruturação de um plano estratégico para o desenvolvimento, gestão e disseminação de uma rede social desportiva. Foram adotadas várias metodologias de investigação, tais como a análise documental, focada na pesquisa em temas relacionados com redes sociais, desporto e futebol, a análise dos casos de Facebook e Linkedin e inquéritos aos agentes desportivos. Foram obtidas 204 respostas, correspondendo 160 a treinadores e jogadores e 44 aos dirigentes. 78,8% dos treinadores e jogadores avaliaram que era muito importante a existência de uma rede social desportiva. À mesma questão, 88,6% dos dirigentes avaliaram, também, como muito importante. Os valores apresentados comprovam a lacuna que existe no mercado que é não existir nenhuma rede social focada no segmento desportivo. Dessa forma, a UpSport, razão pela qual o projeto se movimenta, é uma marca que tem como principal objetivo dar respostas eficazes para as necessidades que o setor desportivo apresenta, nomeadamente no que diz respeito à promoção, interação e comunicação entre os diversos agentes desportivos – treinadores, jogadores e clubes. Na literatura existem poucos estudos científicos sobre esta temática, o que representou um desafio. Contudo, com este trabalho foi possível contribuir para a literatura através da definição de um modelo de lançamento de uma startup com foco no desenvolvimento de uma rede social desportiva. Para a vertente prática, fica o contributo através de um plano estratégico de um projeto inovador e escalável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T00:00:00Z
2021-12-09
2023-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33494
url http://hdl.handle.net/10773/33494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137704338784256