A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Helena Leitão Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15352
Resumo: Mestrado em Contabilidade
id RCAP_2c8b5ef0dc4afd50e399e13168cbd7ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)AccountabilityDivulgaçãoEducaçãoPrestação de contasTransparênciaDisclosureEducationFinancial reportTransparencyMestrado em ContabilidadeNo contexto atual e com a facilidade de acesso à informação por parte do cidadão, a administração pública deve estar atenta a esta nova realidade, adotando formas de gestão que efetivem tais propósitos, incutindo assim uma melhor eficácia e transparência na sua atividade. O avanço tecnológico, no qual se inclui o uso da internet como meio adequado para tal, influencia a forma como é feita a divulgação da informação financeira, permitindo um acesso mais rápido a um maior número de utilizadores. Inicialmente não havia obrigação legal das entidades públicas informarem os cidadãos sobre as suas atividades, tendo a publicação da lei da transparência em 2016 alterado a forma e as condições de acesso a essa informação. O presente estudo pretende avaliar o nível da divulgação da informação financeira e não financeira conexa nos websites das entidades públicas da ação governativa da educação em Portugal, no período de 2016 a 2020, tendo-se recorrido à análise estatística descritiva e a testes de comparação não paramétricos. Os resultados obtidos permitem concluir que, apesar de se registar uma evolução positiva, a divulgação de informação nos websites das entidades da ação governativa da educação em Portugal é insuficiente, privilegiando a não financeira conexa em detrimento da financeira. Uma vez que os estudos sobre o caso português são escassos, esta investigação contribui para estudar as práticas de divulgação de informação nos portais que as entidades da ação governativa da educação realizam, de modo a promover a transparência e accountability na prestação de contas destas entidades.In the current context and with the easy access to information by citizens, public administration must be aware of this new reality, adopting forms of management that carry out such purposes, thus instilling better efficiency and transparency in its activity. Technological advances, which include the use of the internet as an adequate means for this, influence the way in which financial information is disclosed, allowing faster access to a greater number of users. Initially, there was no legal obligation for public entities to inform citizens about their activities, and the publication of the transparency law in 2016 changed the form and conditions of access to this information. This study aims at assessing the level of disclosure of financial and non-financial information on the websites of public entities of the government action of education in Portugal, in the period from 2016 to 2020, using descriptive statistical analysis and non-parametric comparison tests. The results obtained allow us to conclude that although there is a positive evolution to be registered, information disclosure in these specific websites is insufficient as related non-financial information is privileged over the financial one. Since studies on the Portuguese case are scarce, this investigation contributes to studying the practices of information disclosure on the portals that the entities involved in the governing action of education carry out, in order to promote transparency and accountability in these entities.ISCALSantos, Paula Gomes dosMartinho, CarlaRCIPLMendes, Maria Helena Leitão Rodrigues2023-01-18T10:41:53Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:02.329109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
title A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
spellingShingle A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
Mendes, Maria Helena Leitão Rodrigues
Accountability
Divulgação
Educação
Prestação de contas
Transparência
Disclosure
Education
Financial report
Transparency
title_short A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
title_full A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
title_fullStr A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
title_full_unstemmed A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
title_sort A transparência das entidades da ação governativa da educação em Portugal. Estudo da informação divulgada nos websites (2016 A 2020)
author Mendes, Maria Helena Leitão Rodrigues
author_facet Mendes, Maria Helena Leitão Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Paula Gomes dos
Martinho, Carla
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Helena Leitão Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Accountability
Divulgação
Educação
Prestação de contas
Transparência
Disclosure
Education
Financial report
Transparency
topic Accountability
Divulgação
Educação
Prestação de contas
Transparência
Disclosure
Education
Financial report
Transparency
description Mestrado em Contabilidade
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
2023-01-18T10:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15352
url http://hdl.handle.net/10400.21/15352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCAL
publisher.none.fl_str_mv ISCAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133502450434048