Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minuzzi, Danielle
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pohlmann, Greize, Silveira Machado, Patrício, Machado Pinto, Nelson Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3323
Resumo: As mudanças ocorridas em termos de paradigmas tecnológicos, no que tange aos campos econômico, político, social e cultural, com destaque para a proliferação das redes sociais e o acesso à informação instantânea, deu maior poder de cidadania aos cidadãos para exigir dos entes públicos maior eficiência, eficácia, efetividade e transparência na aplicação de recursos públicos. A fim de constatar a resposta da administração a essas novas exigências, o presente estudo buscou verificar, por meio da avaliação de transparência ativa proposta por Monteiro (2014) e com análise comparativa dos resultados obtidos pelos autores, nas sete universidades públicas federais localizadas no Rio Grande do Sul, a aderência aos preceitos trazidos pelas Lei de Acesso à Informação, assim como às práticas de accountability. Utilizou-se de pesquisa descritiva, com método qualitativo para a análise dos dados, os quais foram coletados nos portais de transparência das referidas instituições. Observou-se a evolução das universidades quanto à transparência ativa e seus esforços em oferecer uma accountability de qualidade, representada por informações disponíveis, oportunas e de entendimento claro. As instituições federais de ensino superior evoluíram em suas práticas de transparência ativa, a constatar-se pela média geral final, e individualmente, em que a maioria das instituições aumentaram sua nota de 2014 para 2020. Palavras-chave: Transparência; prestação de contas; universidades. Abstract Assessment of transparency and accountability at federal universities in Rio Grande do Sul The changes that have taken place in terms of technological paradigms, regarding the economic, political, social and cultural fields, with emphasis on the proliferation of social networks and access to instantaneous information, have given greater citizenship power to citizens to demand from public entities more efficiency, effectiveness and transparency in the application of public resources. In order to verify the administration's response to these new requirements, this study sought to verify, through the evaluation of active transparency proposed by Monteiro (2014) and with a comparative analysis of the results obtained by the authors, in the seven federal public universities located in Rio Grande do Sul, adherence to the precepts brought by the Access to Information Law, as well as to accountability practices. Descriptive research was used, with a qualitative method for data analysis, which were collected on the transparency portals of the aforementioned institutions. The evolution of universities in terms of active transparency and their efforts to provide quality accountability, represented by available, timely and clear understanding information, was observed. The federal institutions of higher education have evolved in their practices of active transparency, as shown by the final overall average, and individually, in which most institutions increased their score from 2014 to 2020. Keywords: Transparency; accountability; universities. Resumen Evaluación de la transparencia y la rendición de cuentas en las universidades federales de Rio Grande do Sul Los cambios que se han producido en materia de paradigmas tecnológicos, en el ámbito económico, político, social y cultural, con énfasis en la proliferación de redes sociales y el acceso a información instantánea, otorgaron mayor poder de ciudadanía a los ciudadanos para exigir mayor eficiencia a las entidades públicas. , efectividad, efectividad y transparencia en la aplicación de los recursos públicos. Para verificar la respuesta de la administración a estos nuevos requerimientos, este estudio buscó verificar, a través de la evaluación de transparencia activa propuesta por Monteiro (2014) y con un análisis comparativo de los resultados obtenidos por los autores, en las siete universidades públicas federales ubicadas en Rio Grande do Sul, la adhesión a los preceptos de la Ley de Acceso a la Información, así como a las prácticas de rendición de cuentas. Se utilizó una investigación descriptiva, con un método cualitativo para el análisis de datos, que fueron recolectados en los portales de transparencia de las instituciones mencionadas. Se observó la evolución de las universidades en términos de transparencia activa y sus esfuerzos por ofrecer una rendición de cuentas de calidad, representada por información disponible, oportuna y clara comprensión. Los instituciones federales de educación superior han evolucionado en sus prácticas de transparencia activa, como lo demuestra el promedio general final, e individualmente, en el que la mayoría de las instituciones aumentaron su puntaje de 2014 a 2020.  Palavras clave: Transparencia; rendición de cuentas; universidades.  
id UERGS-1_70c1278a61b381b904bc9c31126e272f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3323
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do SulTransparencyaccountabilityuniversitiesTransparenciarendición de cuentasuniversidadesTransparênciaprestação de contasuniversidadesAs mudanças ocorridas em termos de paradigmas tecnológicos, no que tange aos campos econômico, político, social e cultural, com destaque para a proliferação das redes sociais e o acesso à informação instantânea, deu maior poder de cidadania aos cidadãos para exigir dos entes públicos maior eficiência, eficácia, efetividade e transparência na aplicação de recursos públicos. A fim de constatar a resposta da administração a essas novas exigências, o presente estudo buscou verificar, por meio da avaliação de transparência ativa proposta por Monteiro (2014) e com análise comparativa dos resultados obtidos pelos autores, nas sete universidades públicas federais localizadas no Rio Grande do Sul, a aderência aos preceitos trazidos pelas Lei de Acesso à Informação, assim como às práticas de accountability. Utilizou-se de pesquisa descritiva, com método qualitativo para a análise dos dados, os quais foram coletados nos portais de transparência das referidas instituições. Observou-se a evolução das universidades quanto à transparência ativa e seus esforços em oferecer uma accountability de qualidade, representada por informações disponíveis, oportunas e de entendimento claro. As instituições federais de ensino superior evoluíram em suas práticas de transparência ativa, a constatar-se pela média geral final, e individualmente, em que a maioria das instituições aumentaram sua nota de 2014 para 2020. Palavras-chave: Transparência; prestação de contas; universidades. Abstract Assessment of transparency and accountability at federal universities in Rio Grande do Sul The changes that have taken place in terms of technological paradigms, regarding the economic, political, social and cultural fields, with emphasis on the proliferation of social networks and access to instantaneous information, have given greater citizenship power to citizens to demand from public entities more efficiency, effectiveness and transparency in the application of public resources. In order to verify the administration's response to these new requirements, this study sought to verify, through the evaluation of active transparency proposed by Monteiro (2014) and with a comparative analysis of the results obtained by the authors, in the seven federal public universities located in Rio Grande do Sul, adherence to the precepts brought by the Access to Information Law, as well as to accountability practices. Descriptive research was used, with a qualitative method for data analysis, which were collected on the transparency portals of the aforementioned institutions. The evolution of universities in terms of active transparency and their efforts to provide quality accountability, represented by available, timely and clear understanding information, was observed. The federal institutions of higher education have evolved in their practices of active transparency, as shown by the final overall average, and individually, in which most institutions increased their score from 2014 to 2020. Keywords: Transparency; accountability; universities. Resumen Evaluación de la transparencia y la rendición de cuentas en las universidades federales de Rio Grande do Sul Los cambios que se han producido en materia de paradigmas tecnológicos, en el ámbito económico, político, social y cultural, con énfasis en la proliferación de redes sociales y el acceso a información instantánea, otorgaron mayor poder de ciudadanía a los ciudadanos para exigir mayor eficiencia a las entidades públicas. , efectividad, efectividad y transparencia en la aplicación de los recursos públicos. Para verificar la respuesta de la administración a estos nuevos requerimientos, este estudio buscó verificar, a través de la evaluación de transparencia activa propuesta por Monteiro (2014) y con un análisis comparativo de los resultados obtenidos por los autores, en las siete universidades públicas federales ubicadas en Rio Grande do Sul, la adhesión a los preceptos de la Ley de Acceso a la Información, así como a las prácticas de rendición de cuentas. Se utilizó una investigación descriptiva, con un método cualitativo para el análisis de datos, que fueron recolectados en los portales de transparencia de las instituciones mencionadas. Se observó la evolución de las universidades en términos de transparencia activa y sus esfuerzos por ofrecer una rendición de cuentas de calidad, representada por información disponible, oportuna y clara comprensión. Los instituciones federales de educación superior han evolucionado en sus prácticas de transparencia activa, como lo demuestra el promedio general final, e individualmente, en el que la mayoría de las instituciones aumentaron su puntaje de 2014 a 2020.  Palavras clave: Transparencia; rendición de cuentas; universidades.  Uergs2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/332310.21674/2448-0479.82.121-129Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 8 n. 2 (2022): Agosto; 121-1292448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3323/552Copyright (c) 2022 Danielle Minuzzi, Greize Pohlmann, Patrício Silveira Machado, Nelson Guilherme Machado Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMinuzzi, DaniellePohlmann, GreizeSilveira Machado, PatrícioMachado Pinto, Nelson Guilherme2022-09-01T18:10:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3323Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2022-09-01T18:10:35Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
title Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
spellingShingle Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
Minuzzi, Danielle
Transparency
accountability
universities
Transparencia
rendición de cuentas
universidades
Transparência
prestação de contas
universidades
title_short Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
title_full Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
title_fullStr Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
title_sort Avaliação da transparência e accountability nas universidades federais do Rio Grande do Sul
author Minuzzi, Danielle
author_facet Minuzzi, Danielle
Pohlmann, Greize
Silveira Machado, Patrício
Machado Pinto, Nelson Guilherme
author_role author
author2 Pohlmann, Greize
Silveira Machado, Patrício
Machado Pinto, Nelson Guilherme
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minuzzi, Danielle
Pohlmann, Greize
Silveira Machado, Patrício
Machado Pinto, Nelson Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Transparency
accountability
universities
Transparencia
rendición de cuentas
universidades
Transparência
prestação de contas
universidades
topic Transparency
accountability
universities
Transparencia
rendición de cuentas
universidades
Transparência
prestação de contas
universidades
description As mudanças ocorridas em termos de paradigmas tecnológicos, no que tange aos campos econômico, político, social e cultural, com destaque para a proliferação das redes sociais e o acesso à informação instantânea, deu maior poder de cidadania aos cidadãos para exigir dos entes públicos maior eficiência, eficácia, efetividade e transparência na aplicação de recursos públicos. A fim de constatar a resposta da administração a essas novas exigências, o presente estudo buscou verificar, por meio da avaliação de transparência ativa proposta por Monteiro (2014) e com análise comparativa dos resultados obtidos pelos autores, nas sete universidades públicas federais localizadas no Rio Grande do Sul, a aderência aos preceitos trazidos pelas Lei de Acesso à Informação, assim como às práticas de accountability. Utilizou-se de pesquisa descritiva, com método qualitativo para a análise dos dados, os quais foram coletados nos portais de transparência das referidas instituições. Observou-se a evolução das universidades quanto à transparência ativa e seus esforços em oferecer uma accountability de qualidade, representada por informações disponíveis, oportunas e de entendimento claro. As instituições federais de ensino superior evoluíram em suas práticas de transparência ativa, a constatar-se pela média geral final, e individualmente, em que a maioria das instituições aumentaram sua nota de 2014 para 2020. Palavras-chave: Transparência; prestação de contas; universidades. Abstract Assessment of transparency and accountability at federal universities in Rio Grande do Sul The changes that have taken place in terms of technological paradigms, regarding the economic, political, social and cultural fields, with emphasis on the proliferation of social networks and access to instantaneous information, have given greater citizenship power to citizens to demand from public entities more efficiency, effectiveness and transparency in the application of public resources. In order to verify the administration's response to these new requirements, this study sought to verify, through the evaluation of active transparency proposed by Monteiro (2014) and with a comparative analysis of the results obtained by the authors, in the seven federal public universities located in Rio Grande do Sul, adherence to the precepts brought by the Access to Information Law, as well as to accountability practices. Descriptive research was used, with a qualitative method for data analysis, which were collected on the transparency portals of the aforementioned institutions. The evolution of universities in terms of active transparency and their efforts to provide quality accountability, represented by available, timely and clear understanding information, was observed. The federal institutions of higher education have evolved in their practices of active transparency, as shown by the final overall average, and individually, in which most institutions increased their score from 2014 to 2020. Keywords: Transparency; accountability; universities. Resumen Evaluación de la transparencia y la rendición de cuentas en las universidades federales de Rio Grande do Sul Los cambios que se han producido en materia de paradigmas tecnológicos, en el ámbito económico, político, social y cultural, con énfasis en la proliferación de redes sociales y el acceso a información instantánea, otorgaron mayor poder de ciudadanía a los ciudadanos para exigir mayor eficiencia a las entidades públicas. , efectividad, efectividad y transparencia en la aplicación de los recursos públicos. Para verificar la respuesta de la administración a estos nuevos requerimientos, este estudio buscó verificar, a través de la evaluación de transparencia activa propuesta por Monteiro (2014) y con un análisis comparativo de los resultados obtenidos por los autores, en las siete universidades públicas federales ubicadas en Rio Grande do Sul, la adhesión a los preceptos de la Ley de Acceso a la Información, así como a las prácticas de rendición de cuentas. Se utilizó una investigación descriptiva, con un método cualitativo para el análisis de datos, que fueron recolectados en los portales de transparencia de las instituciones mencionadas. Se observó la evolución de las universidades en términos de transparencia activa y sus esfuerzos por ofrecer una rendición de cuentas de calidad, representada por información disponible, oportuna y clara comprensión. Los instituciones federales de educación superior han evolucionado en sus prácticas de transparencia activa, como lo demuestra el promedio general final, e individualmente, en el que la mayoría de las instituciones aumentaron su puntaje de 2014 a 2020.  Palavras clave: Transparencia; rendición de cuentas; universidades.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3323
10.21674/2448-0479.82.121-129
url http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3323
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.82.121-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3323/552
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 8 n. 2 (2022): Agosto; 121-129
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1754569446375030784