Human evolution: darwinism, gens and germs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sapp, Jan
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/769
Resumo: A evolução é um processo complementar de divergência e integração. A simbiose, integração fisiológica e/ou genética dos grupos taxonómicos é reconhecida, actualmente, como estando na base de mudanças macroevolutivas. Considera-se que teve um papel central na evolução dos eucariotas, na origem das plantas terrestres e numa miríade de inovações evolutivas adaptativas. Numa perspectiva simbiótica de que cada planta e cada animal é um superorganismo, um simbioma abrange os genes cromossómicos, os genes organelares e frequentemente outros simbiontes bacterianos, bem como vírus. O simbioma estende-se para além das actividades das suas “próprias” células. A análise da sequenciação nucleotídica revitalizou a filogenia microbiana, fortalecendo ainda mais uma visão da vida na Terra centrada no micróbio, e o papel da simbiose na evolução. Nos últimos oito anos, a análise genómica também indicou uma intensa permuta de genes entre bactérias: quando tomados em conjunto com a simbiose, estes dados contradizem vários princípios fundamentais da síntese neo-Darwiniana.
id RCAP_2c8c013491176a42e44bdb681a75d97a
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Human evolution: darwinism, gens and germsA evolução é um processo complementar de divergência e integração. A simbiose, integração fisiológica e/ou genética dos grupos taxonómicos é reconhecida, actualmente, como estando na base de mudanças macroevolutivas. Considera-se que teve um papel central na evolução dos eucariotas, na origem das plantas terrestres e numa miríade de inovações evolutivas adaptativas. Numa perspectiva simbiótica de que cada planta e cada animal é um superorganismo, um simbioma abrange os genes cromossómicos, os genes organelares e frequentemente outros simbiontes bacterianos, bem como vírus. O simbioma estende-se para além das actividades das suas “próprias” células. A análise da sequenciação nucleotídica revitalizou a filogenia microbiana, fortalecendo ainda mais uma visão da vida na Terra centrada no micróbio, e o papel da simbiose na evolução. Nos últimos oito anos, a análise genómica também indicou uma intensa permuta de genes entre bactérias: quando tomados em conjunto com a simbiose, estes dados contradizem vários princípios fundamentais da síntese neo-Darwiniana.Edições Universidade Fernando Pessoa. CTECRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSapp, Jan2008-09-30T14:29:28Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/769engCons-Ciências. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. CTEC. ISSN 1645-6564. 2 (2005) 333-361.1645-6564info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-14T02:00:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:42.410299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Human evolution: darwinism, gens and germs
title Human evolution: darwinism, gens and germs
spellingShingle Human evolution: darwinism, gens and germs
Sapp, Jan
title_short Human evolution: darwinism, gens and germs
title_full Human evolution: darwinism, gens and germs
title_fullStr Human evolution: darwinism, gens and germs
title_full_unstemmed Human evolution: darwinism, gens and germs
title_sort Human evolution: darwinism, gens and germs
author Sapp, Jan
author_facet Sapp, Jan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sapp, Jan
description A evolução é um processo complementar de divergência e integração. A simbiose, integração fisiológica e/ou genética dos grupos taxonómicos é reconhecida, actualmente, como estando na base de mudanças macroevolutivas. Considera-se que teve um papel central na evolução dos eucariotas, na origem das plantas terrestres e numa miríade de inovações evolutivas adaptativas. Numa perspectiva simbiótica de que cada planta e cada animal é um superorganismo, um simbioma abrange os genes cromossómicos, os genes organelares e frequentemente outros simbiontes bacterianos, bem como vírus. O simbioma estende-se para além das actividades das suas “próprias” células. A análise da sequenciação nucleotídica revitalizou a filogenia microbiana, fortalecendo ainda mais uma visão da vida na Terra centrada no micróbio, e o papel da simbiose na evolução. Nos últimos oito anos, a análise genómica também indicou uma intensa permuta de genes entre bactérias: quando tomados em conjunto com a simbiose, estes dados contradizem vários princípios fundamentais da síntese neo-Darwiniana.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2008-09-30T14:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/769
url http://hdl.handle.net/10284/769
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Cons-Ciências. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. CTEC. ISSN 1645-6564. 2 (2005) 333-361.
1645-6564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa. CTEC
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa. CTEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130249567404032