A obra integral para canto e piano de Manuel Faria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18134
Resumo: Manuel Faria foi um compositor e padre português que viveu entre 1916 e 1983. Depois de terminar os seus estudos no Seminário de Braga e de realizar uma pós-graduação em Itália, no Pontificio Instituto di Musica Sacra, regressa ao Seminário como professor de música e começa a procurar introduzir mudanças importantes na produção de música sacra portuguesa. Incomodado pelo deterioramento da qualidade musical litúrgica decorrente da introdução dos preceitos do Concílio Vaticano II no país, Manuel Faria agiu em várias frentes de modo a travar esse declínio: escreveu em jornais, discursou e pregou sobre o assunto; fundou a Nova Revista de Música Sacra criando um fórum de divulgação, encontro e discussão entre eclesiásticos e leigos sobre a música sacra; compôs e harmonizou muita música que ensinou aos vários coros com que trabalhou e que ainda hoje é muito cantada em Portugal. Para além de música sacra, Manuel Faria foi também compondo música de outros géneros musicais, deixando um conjunto de vinte e três canções para canto e piano. O trabalho de análise interpretativa de cada uma das canções, realizado à luz do enquadramento biográfico do compositor, revela os traços mais característicos da linguagem musical de Manuel Faria. Na obra para canto e piano, ganha destaque a retórica musical, pois é no encontro entre o texto e a música que Manuel Faria encontra a sua voz, pondo a música (erudita) sempre ao serviço do texto (popular). O objetivo desta dissertação é trazer a público estas canções e estimular o estudo da música portuguesa, neste caso de Manuel Faria, um homem cuja herança musical merece grande reconhecimento.
id RCAP_2c9576493f715b1a67ed909150d51313
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A obra integral para canto e piano de Manuel FariaManuel FariaObra completa para canto e pianoSéc. XXMúsica portuguesaCançõesPerformance musicalManuscritosComplete work for solo voice and pianoXXth centuryPortuguese musicSongsMusical performanceManuscriptsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesManuel Faria foi um compositor e padre português que viveu entre 1916 e 1983. Depois de terminar os seus estudos no Seminário de Braga e de realizar uma pós-graduação em Itália, no Pontificio Instituto di Musica Sacra, regressa ao Seminário como professor de música e começa a procurar introduzir mudanças importantes na produção de música sacra portuguesa. Incomodado pelo deterioramento da qualidade musical litúrgica decorrente da introdução dos preceitos do Concílio Vaticano II no país, Manuel Faria agiu em várias frentes de modo a travar esse declínio: escreveu em jornais, discursou e pregou sobre o assunto; fundou a Nova Revista de Música Sacra criando um fórum de divulgação, encontro e discussão entre eclesiásticos e leigos sobre a música sacra; compôs e harmonizou muita música que ensinou aos vários coros com que trabalhou e que ainda hoje é muito cantada em Portugal. Para além de música sacra, Manuel Faria foi também compondo música de outros géneros musicais, deixando um conjunto de vinte e três canções para canto e piano. O trabalho de análise interpretativa de cada uma das canções, realizado à luz do enquadramento biográfico do compositor, revela os traços mais característicos da linguagem musical de Manuel Faria. Na obra para canto e piano, ganha destaque a retórica musical, pois é no encontro entre o texto e a música que Manuel Faria encontra a sua voz, pondo a música (erudita) sempre ao serviço do texto (popular). O objetivo desta dissertação é trazer a público estas canções e estimular o estudo da música portuguesa, neste caso de Manuel Faria, um homem cuja herança musical merece grande reconhecimento.Manuel Faria was a Portuguese composer and priest who lived between 1916 and 1983. After finishing his studies at Braga’s Seminar and doing a post-graduation in Italy at Pontificio Instituto di Musica Sacra, he returned to the Seminar as a music teacher and he started trying to make some changes over the composing methods of Portuguese Sacred Music. Troubled by the deterioration of the quality of liturgical music due to the introduction of the precepts of Vatican II Council in the country, Manuel Faria acted on several fronts so that he could stop this decline. He wrote in newspapers and spoke and preached on the subject. He also founded Nova Revista de Música Sacra, creating a forum where clergy and laity could meet and discuss their ideas on Portuguese sacred music and also publicise some new scores of this kind of music. He composed and harmonized a lot of music that then he taught to the various choirs he used to work with and that is still heard today in Portuguese churches. Manuel Faria also wrote in other genres, leaving a set of twenty-three songs for solo voice and piano. The work of interpretative analysis of each song, done in the light of the composer’s biographical framework, reveals the most characteristic features of Manuel Faria’s musical language. In the work for voice and piano the musical rhetoric quality is highlighted since it is in the encounter between the text and music that Manuel Faria finds its voice. This thesis aims to bring to light these songs and encourage the study of Portuguese music, here represented by Manuel Faria, a man whose musical heritage deserves great recognition.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMelo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de2015-08-10T08:59:26Z2015-07-3020152015-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18134TID:201488582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:35:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:10.127238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
title A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
spellingShingle A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
Melo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de
Manuel Faria
Obra completa para canto e piano
Séc. XX
Música portuguesa
Canções
Performance musical
Manuscritos
Complete work for solo voice and piano
XXth century
Portuguese music
Songs
Musical performance
Manuscripts
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
title_full A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
title_fullStr A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
title_full_unstemmed A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
title_sort A obra integral para canto e piano de Manuel Faria
author Melo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de
author_facet Melo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Manuel Faria
Obra completa para canto e piano
Séc. XX
Música portuguesa
Canções
Performance musical
Manuscritos
Complete work for solo voice and piano
XXth century
Portuguese music
Songs
Musical performance
Manuscripts
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Manuel Faria
Obra completa para canto e piano
Séc. XX
Música portuguesa
Canções
Performance musical
Manuscritos
Complete work for solo voice and piano
XXth century
Portuguese music
Songs
Musical performance
Manuscripts
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Manuel Faria foi um compositor e padre português que viveu entre 1916 e 1983. Depois de terminar os seus estudos no Seminário de Braga e de realizar uma pós-graduação em Itália, no Pontificio Instituto di Musica Sacra, regressa ao Seminário como professor de música e começa a procurar introduzir mudanças importantes na produção de música sacra portuguesa. Incomodado pelo deterioramento da qualidade musical litúrgica decorrente da introdução dos preceitos do Concílio Vaticano II no país, Manuel Faria agiu em várias frentes de modo a travar esse declínio: escreveu em jornais, discursou e pregou sobre o assunto; fundou a Nova Revista de Música Sacra criando um fórum de divulgação, encontro e discussão entre eclesiásticos e leigos sobre a música sacra; compôs e harmonizou muita música que ensinou aos vários coros com que trabalhou e que ainda hoje é muito cantada em Portugal. Para além de música sacra, Manuel Faria foi também compondo música de outros géneros musicais, deixando um conjunto de vinte e três canções para canto e piano. O trabalho de análise interpretativa de cada uma das canções, realizado à luz do enquadramento biográfico do compositor, revela os traços mais característicos da linguagem musical de Manuel Faria. Na obra para canto e piano, ganha destaque a retórica musical, pois é no encontro entre o texto e a música que Manuel Faria encontra a sua voz, pondo a música (erudita) sempre ao serviço do texto (popular). O objetivo desta dissertação é trazer a público estas canções e estimular o estudo da música portuguesa, neste caso de Manuel Faria, um homem cuja herança musical merece grande reconhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-10T08:59:26Z
2015-07-30
2015
2015-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18134
TID:201488582
url http://hdl.handle.net/10400.14/18134
identifier_str_mv TID:201488582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131831364222976