Manuel Faria e o piano: das fontes primárias à performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, André Bruno Dias Vaz de Deus
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1227
Resumo: Manuel Faria, compositor e padre português, detinha uma profunda admiração pelo povo e por temas populares, bem como pela música de cariz religioso. Estas duas “paixões”, quando combinadas com a sua busca por novas estéticas e formas de composição, foram decisivas na sua produção musical. Este Documento de Apoio ao Projecto visa resumir, através de seis peças, os vários estilos em que Manuel Faria se inspirou. A relação entre o compositor e os vários contextos em que se inseriu ao longo da vida foram determinantes na sua produção musical. O contacto com a música popular, com a religião, bem como o contexto académico onde teve contacto com outros estilos de composição, formaram uma relação de simbiose de onde surgiram estas seis peças para piano. Esta teia de relações deve-se em muito ao espírito pró-activo de Manuel Faria, procurando nos vários movimentos estéticos (nacionalismo, modernismo, expressionismo, neoclassicismo, polimodalismo e também o neomodalismo) uma forma de enfatizar a sua paixão pelo povo e pela religião bem como pela música enquanto linguagem. Assim, as seis peças para piano que datam desde a sua juventude (1934) até um ano antes da sua morte (1982), são uma síntese dos vários estilos que influenciaram a sua obra. ABSTRACT: Manuel Faria, a Portuguese composer, had a deep admiration for the people and traditional folk music. He also admired the religious repertoire. These two passions, when combined with his constant inquisitiveness about 20th-century aesthetics were decisive in his musical production. This document reflects the various 20th-century compositional techniques that inspired the composer work through a closer look at six piano pieces. The relationship between Manuel Faria and the social contexts in which he lived were also decisive in his work. The contact with traditional folk music, religious music and the academic context in which he studied new composition techniques formed a symbiotic relation from which these six pieces emerged. These relations are the result of a constant research for new ways to emphasize his passion for the people and his music presents several aesthetics currents (nacionalism, modernism, expressionism, neoclassicism, neomodalism and also polimodalism). The earliest piece was composed during his youth (1934) and the last, one year before his death (1982); they synthesize the various styles that influenced his work.
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