Estudo laboratorial de sedimentos coesivos da Ria de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13982 |
Resumo: | A Ria de Aveiro é um sistema costeiro de elevado valor económico, ambiental e social, que tem sofrido importantes modificações de origem antropogénica, mas que é também potencialmente sensível às alterações climáticas. Parte das transformações resultam do transporte de sedimentos que ocorre na Ria, pelo que a compreensão destes processos é importante. No que respeita à simulação do transporte sedimentar e da evolução morfológica, os modelos numéricos dependem de parâmetros de erosão, transporte e deposição ainda mal compreendidos, particularmente no caso do transporte sedimentar coesivo. O estudo dos processos que envolvem o transporte sedimentar deste tipo de sedimentos é complexo e de difícil avaliação, uma vez que lhe estão associados inúmeros fatores que condicionam o seu comportamento. A avaliação do comportamento dos sedimentos coesivos incidiu essencialmente em ensaios laboratoriais efetuados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Os primeiros ensaios foram realizados na coluna de sedimentação, onde se fez variar tanto a concentração inicial de sedimentos em suspensão, como a salinidade das suspensões analisadas, de forma a perceber qual o efeito destas componentes sobre a velocidade de queda dos sedimentos coesivos. Os segundos ensaios foram realizados noutro tipo de equipamento (canal anular) cujo principal objetivo recaiu na caracterização dos processos de deposição e de erosão de uma amostra de sedimentos da Ria de Aveiro, mediante a aplicação de diferentes tensões de corte no fundo. Este trabalho encontra-se dividido em sete capítulos, sendo realizada uma breve recolha bibliográfica sobre os processos de transporte sedimentar dos sedimentos coesivos, uma descrição dos ensaios laboratoriais, bem como uma análise e discussão dos resultados obtidos, fazendo uma comparação com valores propostos por outros autores. São ainda apresentadas as principais conclusões e possíveis propostas para trabalhos futuros. |
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Estudo laboratorial de sedimentos coesivos da Ria de AveiroEngenharia civilSedimentos - Ria de Aveiro (Portugal)ErosãoAnálise de solosA Ria de Aveiro é um sistema costeiro de elevado valor económico, ambiental e social, que tem sofrido importantes modificações de origem antropogénica, mas que é também potencialmente sensível às alterações climáticas. Parte das transformações resultam do transporte de sedimentos que ocorre na Ria, pelo que a compreensão destes processos é importante. No que respeita à simulação do transporte sedimentar e da evolução morfológica, os modelos numéricos dependem de parâmetros de erosão, transporte e deposição ainda mal compreendidos, particularmente no caso do transporte sedimentar coesivo. O estudo dos processos que envolvem o transporte sedimentar deste tipo de sedimentos é complexo e de difícil avaliação, uma vez que lhe estão associados inúmeros fatores que condicionam o seu comportamento. A avaliação do comportamento dos sedimentos coesivos incidiu essencialmente em ensaios laboratoriais efetuados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Os primeiros ensaios foram realizados na coluna de sedimentação, onde se fez variar tanto a concentração inicial de sedimentos em suspensão, como a salinidade das suspensões analisadas, de forma a perceber qual o efeito destas componentes sobre a velocidade de queda dos sedimentos coesivos. Os segundos ensaios foram realizados noutro tipo de equipamento (canal anular) cujo principal objetivo recaiu na caracterização dos processos de deposição e de erosão de uma amostra de sedimentos da Ria de Aveiro, mediante a aplicação de diferentes tensões de corte no fundo. Este trabalho encontra-se dividido em sete capítulos, sendo realizada uma breve recolha bibliográfica sobre os processos de transporte sedimentar dos sedimentos coesivos, uma descrição dos ensaios laboratoriais, bem como uma análise e discussão dos resultados obtidos, fazendo uma comparação com valores propostos por outros autores. São ainda apresentadas as principais conclusões e possíveis propostas para trabalhos futuros.Ria de Aveiro is a coastal system of high economic, environmental and social value, which has undergone significant changes of anthropogenic origin, but it is also very sensitive to climate change. Part of the processing result of sediment transport that occurs in the Ria, so that understanding of these processes is important. Regarding to the simulation of sediment transport and morphological evolution, the numerical models depend on parameters of erosion, transport and deposition poorly understood, particularly in the case of cohesive sediment transport. The study of sedimentary processes involving transport of such sediments is complex and difficult to assess, since it is associated with numerous factors that influence their behavior. The evaluation of the behavior of cohesive sediment primarily focused on laboratory tests conducted at the National Laboratory of Civil Engineering. The first trials were conducted in sedimentation column in which was varied the initial concentration of suspended sediment and salinity of the sample in order to understand the effect of these components on the settling velocity of cohesive sediments. The second tests were performed in another type of equipment (annular channel) whose main goal corresponded to the characterization of the processes of deposition and erosion of a sediment sample of the Ria de Aveiro, by applying different shear stresses at the bottom. This work is divided into seven chapters, with a brief literature review conducted on sediment transport processes of cohesive sediments, a description of the laboratory tests as well as an analysis and discussion of the results, making a comparison with the values proposed by other authors. The main conclusions and possible proposals for future work are also presented.Universidade de Aveiro2015-04-30T15:53:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13982TID:201574217porRibeiro, Fábio André Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:28Zoai:ria.ua.pt:10773/13982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:40.652758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Ria de Aveiro é um sistema costeiro de elevado valor económico, ambiental e social, que tem sofrido importantes modificações de origem antropogénica, mas que é também potencialmente sensível às alterações climáticas. Parte das transformações resultam do transporte de sedimentos que ocorre na Ria, pelo que a compreensão destes processos é importante. No que respeita à simulação do transporte sedimentar e da evolução morfológica, os modelos numéricos dependem de parâmetros de erosão, transporte e deposição ainda mal compreendidos, particularmente no caso do transporte sedimentar coesivo. O estudo dos processos que envolvem o transporte sedimentar deste tipo de sedimentos é complexo e de difícil avaliação, uma vez que lhe estão associados inúmeros fatores que condicionam o seu comportamento. A avaliação do comportamento dos sedimentos coesivos incidiu essencialmente em ensaios laboratoriais efetuados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Os primeiros ensaios foram realizados na coluna de sedimentação, onde se fez variar tanto a concentração inicial de sedimentos em suspensão, como a salinidade das suspensões analisadas, de forma a perceber qual o efeito destas componentes sobre a velocidade de queda dos sedimentos coesivos. Os segundos ensaios foram realizados noutro tipo de equipamento (canal anular) cujo principal objetivo recaiu na caracterização dos processos de deposição e de erosão de uma amostra de sedimentos da Ria de Aveiro, mediante a aplicação de diferentes tensões de corte no fundo. Este trabalho encontra-se dividido em sete capítulos, sendo realizada uma breve recolha bibliográfica sobre os processos de transporte sedimentar dos sedimentos coesivos, uma descrição dos ensaios laboratoriais, bem como uma análise e discussão dos resultados obtidos, fazendo uma comparação com valores propostos por outros autores. São ainda apresentadas as principais conclusões e possíveis propostas para trabalhos futuros. |
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