Criteria for authentic assessment of mathematics: Understanding success, failure and inequality
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22759 |
Resumo: | Novas orientações curriculares para a Matemática fazem frequentemente apelo ao recurso a formas de avaliação mais autênticas. Este apelo é geralmente associado à intenção de aumentar a acessibilidade da educação matemática e das competências matemáticas a todos os alunos. Este artigo apresenta uma perspectiva crítica sobre esta noção. Tomando por base a teoria de Bernstein sobre o discurso pedagógico, argumenta-se que formas de avaliação defendidas por pedagogias “inovadoras” envolvem o recurso a critérios que ou são implícitos ou requerem um conhecimento de especialista para os operacionalizar. A dependência nestes tipos de critérios pode ser desvantajoso para alunos de certos grupos sociais. |
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Criteria for authentic assessment of mathematics: Understanding success, failure and inequalityCriteria for authentic assessment of mathematics: Understanding success, failure and inequalityArtigosNovas orientações curriculares para a Matemática fazem frequentemente apelo ao recurso a formas de avaliação mais autênticas. Este apelo é geralmente associado à intenção de aumentar a acessibilidade da educação matemática e das competências matemáticas a todos os alunos. Este artigo apresenta uma perspectiva crítica sobre esta noção. Tomando por base a teoria de Bernstein sobre o discurso pedagógico, argumenta-se que formas de avaliação defendidas por pedagogias “inovadoras” envolvem o recurso a critérios que ou são implícitos ou requerem um conhecimento de especialista para os operacionalizar. A dependência nestes tipos de critérios pode ser desvantajoso para alunos de certos grupos sociais.Advocates of reform of mathematics curricula frequently call for the introduction of more authentic forms of assessment. This is often associated with an intention to increase the accessibility of mathematics education and qualifications for all students. This article develops a critical perspective on this notion. Drawing on Bernstein's theory of pedagogic discourse, it is argued that forms of assessment advocated by 'reform' pedagogies involve the use of criteria that are either implicit or require expert knowledge to operationalize. Dependence on such criteria is likely to disadvantage students from certain social groups.APM - Associação de Professores de Matemática2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22759por2183-28380872-3915Morgan, Candiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.146072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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