Revisiting understanding in mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22899 |
Resumo: | Durante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado. |
id |
RCAP_5f7369264afe59e9fd7a9a019624aafc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revisiting understanding in mathematicsRevisiting understanding in mathematicsArtigosDurante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado.For decades, understanding has been considered as a basic theme of interest and a research object in Mathematics Education. In this theoretical overview paper we present a integrative framework for organizing the diversity of results that emerge from the diff erent studies on mathematical understanding and its interpretation. Th e proposal is applied onto a representation of relevant literature that has arise in the area over the last two decades. With this overview we seek to provide an useful reference for: (a) advancing towards a better insight of understanding in mathematics, (b) establishing the specific limitations and open questions that demarcate the boundaries of understanding and interpretation in mathematics, and (c) orienting its future study using a shared base of consolidated knowledge.APM - Associação de Professores de Matemática2014-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22899por2183-28380872-3915Gallardo Romero, JesúsGonzález Marí, José LuisQuintanilla Batallanos, Verónica Aurorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:58Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:22.402047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisiting understanding in mathematics Revisiting understanding in mathematics |
title |
Revisiting understanding in mathematics |
spellingShingle |
Revisiting understanding in mathematics Gallardo Romero, Jesús Artigos |
title_short |
Revisiting understanding in mathematics |
title_full |
Revisiting understanding in mathematics |
title_fullStr |
Revisiting understanding in mathematics |
title_full_unstemmed |
Revisiting understanding in mathematics |
title_sort |
Revisiting understanding in mathematics |
author |
Gallardo Romero, Jesús |
author_facet |
Gallardo Romero, Jesús González Marí, José Luis Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora |
author_role |
author |
author2 |
González Marí, José Luis Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallardo Romero, Jesús González Marí, José Luis Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Durante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22899 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478811283456 |