Revisiting understanding in mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallardo Romero, Jesús
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: González Marí, José Luis, Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22899
Resumo: Durante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado.
id RCAP_5f7369264afe59e9fd7a9a019624aafc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisiting understanding in mathematicsRevisiting understanding in mathematicsArtigosDurante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado.For decades, understanding has been considered as a basic theme of interest and a research object in Mathematics Education. In this theoretical overview paper we present a integrative framework for organizing the diversity of results that emerge from the diff erent studies on mathematical understanding and its interpretation. Th e proposal is applied onto a representation of relevant literature that has arise in the area over the last two decades. With this overview we seek to provide an useful reference for: (a) advancing towards a better insight of understanding in mathematics, (b) establishing the specific limitations and open questions that demarcate the boundaries of understanding and interpretation in mathematics, and (c) orienting its future study using a shared base of consolidated knowledge.APM - Associação de Professores de Matemática2014-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22899por2183-28380872-3915Gallardo Romero, JesúsGonzález Marí, José LuisQuintanilla Batallanos, Verónica Aurorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:58Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:22.402047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisiting understanding in mathematics
Revisiting understanding in mathematics
title Revisiting understanding in mathematics
spellingShingle Revisiting understanding in mathematics
Gallardo Romero, Jesús
Artigos
title_short Revisiting understanding in mathematics
title_full Revisiting understanding in mathematics
title_fullStr Revisiting understanding in mathematics
title_full_unstemmed Revisiting understanding in mathematics
title_sort Revisiting understanding in mathematics
author Gallardo Romero, Jesús
author_facet Gallardo Romero, Jesús
González Marí, José Luis
Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora
author_role author
author2 González Marí, José Luis
Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallardo Romero, Jesús
González Marí, José Luis
Quintanilla Batallanos, Verónica Aurora
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Durante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22899
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478811283456