Avaliação e Intervenção Familiar em Famílias em transição para a Parentalidade - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leonor Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49961
Resumo: A família, enquanto unidade sistémica, é detentora de relações dinâmicas, complexas e contextuais alinhadas com as transições familiares que ocorrem ao longo do seu ciclo vital. A transição para a função parental é considerada como uma das mais desafiantes, pela possibilidade de aumentar a vulnerabilidade do funcionamento familiar. No âmbito das Unidades Curriculares Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo I e Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo II, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem do Porto, foram definidos objetivos no sentido de prestar cuidados a famílias em transição para a parentalidade, enquanto unidade de cuidados bem como dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e promover a liderança e a colaboração em processos de intervenção, no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. A par com os critérios definidos no Anexo II do Regulamento n.º 428/2018 da Ordem dos Enfermeiros, importa que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar seja capaz de estabelecer uma relação com a família que promova o seu funcionamento, capacitando-a ao longo do ciclo vital e prevenindo a doença dos seus membros. O desenvolvimento das atividades no âmbito da prestação de cuidados foi norteado pelo Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, cuja matriz detém uma configuração dinâmica, flexível e interativa. Possui o pensamento sistémico enquanto referencial epistemológico e as fontes teóricas são o Modelo Calgary de Avaliação da Família e o Modelo Calgary de Intervenção na Família. Considerando o processo de Enfermagem, foram desenvolvidas consultas neste âmbito a quatro famílias em transição para a parentalidade que permitiram a avaliação e a intervenção familiar. As intervenções realizadas fomentaram ganhos em saúde nestas famílias a partir da capacitação para a mobilização das suas forças face às exigências decorrentes das transições inerentes ao seu ciclo vital. No âmbito dos processos de intervenção que visaram a gestão, articulação e mobilização de recursos para a prestação de cuidados, salienta-se o contributo para a promoção de uma cultura organizacional, sustentada na formação, prática e investigação. A reflexão sobre as atividades desenvolvidas permitiu enfatizar a relação entre o desenvolvimento das competências, comuns e específicas, e a atual evidência científica que, ao ser mobilizada de forma sistemática, sobressaiu na prestação de cuidados à família enquanto unidade traduzindo resultados quer no funcionamento do sistema familiar quer na saúde dos seus membros.
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No âmbito das Unidades Curriculares Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo I e Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo II, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem do Porto, foram definidos objetivos no sentido de prestar cuidados a famílias em transição para a parentalidade, enquanto unidade de cuidados bem como dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e promover a liderança e a colaboração em processos de intervenção, no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. A par com os critérios definidos no Anexo II do Regulamento n.º 428/2018 da Ordem dos Enfermeiros, importa que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar seja capaz de estabelecer uma relação com a família que promova o seu funcionamento, capacitando-a ao longo do ciclo vital e prevenindo a doença dos seus membros. O desenvolvimento das atividades no âmbito da prestação de cuidados foi norteado pelo Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, cuja matriz detém uma configuração dinâmica, flexível e interativa. Possui o pensamento sistémico enquanto referencial epistemológico e as fontes teóricas são o Modelo Calgary de Avaliação da Família e o Modelo Calgary de Intervenção na Família. Considerando o processo de Enfermagem, foram desenvolvidas consultas neste âmbito a quatro famílias em transição para a parentalidade que permitiram a avaliação e a intervenção familiar. As intervenções realizadas fomentaram ganhos em saúde nestas famílias a partir da capacitação para a mobilização das suas forças face às exigências decorrentes das transições inerentes ao seu ciclo vital. No âmbito dos processos de intervenção que visaram a gestão, articulação e mobilização de recursos para a prestação de cuidados, salienta-se o contributo para a promoção de uma cultura organizacional, sustentada na formação, prática e investigação. A reflexão sobre as atividades desenvolvidas permitiu enfatizar a relação entre o desenvolvimento das competências, comuns e específicas, e a atual evidência científica que, ao ser mobilizada de forma sistemática, sobressaiu na prestação de cuidados à família enquanto unidade traduzindo resultados quer no funcionamento do sistema familiar quer na saúde dos seus membros.Family, as a systemic unit, Involves dynamic, complex, and contextually aligned relationships related to family transitions that occur throughout its life cycle. The transition to the parental role is considered one of the most challenging, with the potential to increase the vulnerability of family functioning. Within the Curricular Units of Professional Nature Internship with Report - Module I and Professional Nature Internship with Report - Module II of the Master's Degree Course in Community Nursing in the area of Family Health Nursing at Escola Superior de Enfermagem do Porto, objectives were defined to provide care to families transitioning into parenthood, both as a care unit and for family members, throughout the life cycle and at different levels of prevention. Additionally, the objectives aimed to promote leadership and collaboration in intervention processes within the scope of Family Health Nursing. In accordance with the criteria outlined in Annex II of Regulation No. 428/2018 of the Order of Nurses, it is essential for the Specialist Nurse in Community Nursing in the area of Family Health Nursing to establish a relationship with the family that promotes its functioning, empowers it throughout the life cycle and prevents illness in its members. The development of care provision activities was guided by the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention. This model is characterized by its dynamic, flexible, and interactive configuration and embraces systemic thinking as an epistemological framework. It draws theoretical foundations from the Calgary Family Assessment Model and the Calgary Family Intervention Model. In the context of the nursing process, consultations were conducted with four families transitioning into parenthood. These consultations allowed for family assessment and intervention. The interventions conducted empowered these families mobilize their strengths in response to the demands inherent in their life cycle transitions, resulting in health improvements. Within the realm of intervention processes aimed at managing, coordinating, and mobilizing resources for care provision, a notable contribution was made towards promoting an organizational culture grounded in education, practice and research. Reflecting on the activities carried out highlighted the relationship between the development of both common and specific competencies and the current scientific evidence, which, when systematically applied, manifested in the provision of family care, leading to positive outcomes in both family system functioning and the health of its membersFigueiredo, Maria HenriquetaRepositório ComumPinto, Leonor Ribeiro2024-02-21T12:08:20Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49961TID:203527852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:47.156334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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