A publicidade como mecanismo para criar valor a uma marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Márcio André Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6375
Resumo: O presente estudo surge no sentido de compreender a importância que a publicidade exerce no aumento das vendas, notoriedade e visibilidade social de uma marca. Para o efeito, será efetuada uma pesquisa documental de maneira a contextualizar a técnica e compreender a importância das técnicas de criação da mensagem e dos media no processo publicitário. Para melhor compreender de que forma a publicidade poderá ter um papel importante na criação de valor, optou-se por efetuar um estudo de caso à McDonald’s, uma marca que tem uma comunicação publicitária forte (contrastando como os seus concorrentes) e que, ao mesmo tempo, explora a dimensão social. A primeira fase do estudo empírico consistirá em fazer uma análise qualitativa à McDonald’s, abordando temáticas como a história, negócio e comunicação publicitária da marca. Numa segunda fase, far-se-á uma análise quantitativa, recorrendo a um questionário que visará obter respostas relativamente ao comportamento do consumidor em relação à publicidade e à marca em estudo. Finalmente será analisado o impacto que a publicidade teve nas vendas de produtos introduzidos no restaurante de Vila Real durante o período de estudo: o Chicago Classic e McWrap Itália e Caprese. Procurar-se-á também obter a opinião de funcionários da McDonald’s relativamente ao impacto da publicidade nas vendas.
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