A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Lúcia Maria Pires
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2174
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_2cc9b4627782049c69de08fd8f951147
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneosLeitura oralEnsino básico - PortugalMinorias linguísticasTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo pretende dar um contributo para a análise do contexto de aprendizagem de alunos cuja língua materna não é o português, encontrando-se a frequentar o ensino básico. Sendo o tema central deste trabalho a avaliação informal da fluência da leitura em alunos provenientes de grupos linguísticos minoritários e socialmente excluídos de uma turma do 4º ano de escolaridade, numa escola da área da grande Lisboa, procedeu-se à avaliação da fluência, nas suas diferentes dimensões, com o objectivo de comparar o desempenho desta turma, nesta tarefa, com os seus pares, alunos do 4º ano do mesmo agrupamento de escolas, integrados numa turma regular e socialmente pertencentes à classe média, em termos do estatuto sócio -económico. Tendo em conta os factores de risco inerentes á turma linguisticamente heterogénea, eram esperados desempenhos mais fracos comparativamente com os dos seus pares. Dado o facto do 4º ano ser considerado um ano de transição, procurou-se analisar de que forma estas duas turmas seriam integradas, previsivelmente, numa turma conjunta, no 5º ano do ciclo seguinte. Foram avaliadas a dimensão velocidade leitora, a dimensão exactidão e a dimensão qualidade na produção da leitura, tendo sido aplicados instrumentos que permitiram obter os resultados necessários que posteriormente foram tratados e interpretados. Os resultados obtidos vieram confirmar as hipóteses levantadas, servindo o presente estudo não só para caracterizar uma realidade educativa em expansão no nosso país, como para alertar para a mudança de estratégias ao nível do ensino dirigido a estas populações, em especial.This study aims to contribute to the analysis of the learning environment of students whose Portuguese is the second language. As the central theme of this work concernes to the informal assessment of reading fluency in students from minority language groups and socially excluded from a class of 4 th grade, a school in the Greater Lisbon area, we proceeded to the assessment of fluency in their different dimensions, in order to compare the performance of this task group with their peers, students from 4 th grade of the same group of schools included in a regular class and socially in the middle class in terms of socio-economic status. Given the risk factors inherent in linguistically heterogeneous group, were expected to weaker performance compared with their peers. Given that the 4th grade to be considered a transition year, we tried to analyze how these two classes should be integrated, predictably, a joint group at 5 th grade of the next cycle. We have measured the speed reader size, scale accuracy and quality dimension in the production of reading being applied tool to achieve the necessary results that were subsequently processed and interpreted. The results confirmed the hypotheses, this study serves not only to describe a reality in educational expansion in our country, but to highlight the changing strategies in the education directed to these populations, particulary.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Lúcia Maria Pires2010-12-09T13:14:52Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2174porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581113info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:37.891889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
title A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
spellingShingle A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
Correia, Lúcia Maria Pires
Leitura oral
Ensino básico - Portugal
Minorias linguísticas
Teses de mestrado - 2009
title_short A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
title_full A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
title_fullStr A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
title_full_unstemmed A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
title_sort A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
author Correia, Lúcia Maria Pires
author_facet Correia, Lúcia Maria Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Lúcia Maria Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura oral
Ensino básico - Portugal
Minorias linguísticas
Teses de mestrado - 2009
topic Leitura oral
Ensino básico - Portugal
Minorias linguísticas
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2174
url http://hdl.handle.net/10451/2174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134170190970880