A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2174 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
id |
RCAP_2cc9b4627782049c69de08fd8f951147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneosLeitura oralEnsino básico - PortugalMinorias linguísticasTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo pretende dar um contributo para a análise do contexto de aprendizagem de alunos cuja língua materna não é o português, encontrando-se a frequentar o ensino básico. Sendo o tema central deste trabalho a avaliação informal da fluência da leitura em alunos provenientes de grupos linguísticos minoritários e socialmente excluídos de uma turma do 4º ano de escolaridade, numa escola da área da grande Lisboa, procedeu-se à avaliação da fluência, nas suas diferentes dimensões, com o objectivo de comparar o desempenho desta turma, nesta tarefa, com os seus pares, alunos do 4º ano do mesmo agrupamento de escolas, integrados numa turma regular e socialmente pertencentes à classe média, em termos do estatuto sócio -económico. Tendo em conta os factores de risco inerentes á turma linguisticamente heterogénea, eram esperados desempenhos mais fracos comparativamente com os dos seus pares. Dado o facto do 4º ano ser considerado um ano de transição, procurou-se analisar de que forma estas duas turmas seriam integradas, previsivelmente, numa turma conjunta, no 5º ano do ciclo seguinte. Foram avaliadas a dimensão velocidade leitora, a dimensão exactidão e a dimensão qualidade na produção da leitura, tendo sido aplicados instrumentos que permitiram obter os resultados necessários que posteriormente foram tratados e interpretados. Os resultados obtidos vieram confirmar as hipóteses levantadas, servindo o presente estudo não só para caracterizar uma realidade educativa em expansão no nosso país, como para alertar para a mudança de estratégias ao nível do ensino dirigido a estas populações, em especial.This study aims to contribute to the analysis of the learning environment of students whose Portuguese is the second language. As the central theme of this work concernes to the informal assessment of reading fluency in students from minority language groups and socially excluded from a class of 4 th grade, a school in the Greater Lisbon area, we proceeded to the assessment of fluency in their different dimensions, in order to compare the performance of this task group with their peers, students from 4 th grade of the same group of schools included in a regular class and socially in the middle class in terms of socio-economic status. Given the risk factors inherent in linguistically heterogeneous group, were expected to weaker performance compared with their peers. Given that the 4th grade to be considered a transition year, we tried to analyze how these two classes should be integrated, predictably, a joint group at 5 th grade of the next cycle. We have measured the speed reader size, scale accuracy and quality dimension in the production of reading being applied tool to achieve the necessary results that were subsequently processed and interpreted. The results confirmed the hypotheses, this study serves not only to describe a reality in educational expansion in our country, but to highlight the changing strategies in the education directed to these populations, particulary.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Lúcia Maria Pires2010-12-09T13:14:52Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2174porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581113info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:37.891889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
title |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
spellingShingle |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos Correia, Lúcia Maria Pires Leitura oral Ensino básico - Portugal Minorias linguísticas Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
title_full |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
title_fullStr |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
title_full_unstemmed |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
title_sort |
A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos |
author |
Correia, Lúcia Maria Pires |
author_facet |
Correia, Lúcia Maria Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Lúcia Maria Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura oral Ensino básico - Portugal Minorias linguísticas Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Leitura oral Ensino básico - Portugal Minorias linguísticas Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-09T13:14:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2174 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134170190970880 |