Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18862 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos aspetos do trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada das segunda e terceira autoras, orientados pelo primeiro autor, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico. Em ambos os casos, assumiu-se a comunicação escrita dos alunos como tema integrador das experiências de ensino e aprendizagem concretizadas no estágio profissional. Por isso, ao longo da prática letiva nas diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino, foi dada uma atenção especial às produções escritas feitas pelos alunos na resolução das tarefas, que proporcionou a elaboração de um instrumento de análise de modo a permitir uma análise mais organizada e sistematizada desses registos escritos. |
id |
RCAP_2ccd23151bb7f3bcf712788fd4a4c6f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18862 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunosComunicação escritaComunicação matemáticaEducação básicaNeste texto, apresentamos aspetos do trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada das segunda e terceira autoras, orientados pelo primeiro autor, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico. Em ambos os casos, assumiu-se a comunicação escrita dos alunos como tema integrador das experiências de ensino e aprendizagem concretizadas no estágio profissional. Por isso, ao longo da prática letiva nas diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino, foi dada uma atenção especial às produções escritas feitas pelos alunos na resolução das tarefas, que proporcionou a elaboração de um instrumento de análise de modo a permitir uma análise mais organizada e sistematizada desses registos escritos.Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel VaraCosta, Elisabete Abreu daLeite, Cristiana Pinto2019-02-12T11:59:54Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18862porPires, Manuel Vara; Costa, Elisabete Abreu da; Leite, Cristiana Pinto (2018). Contributos para análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos. Educação & Matemática. ISSN 0871-7222. 149-150, p. 28-320871-7222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:10.506449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
title |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
spellingShingle |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos Pires, Manuel Vara Comunicação escrita Comunicação matemática Educação básica |
title_short |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
title_full |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
title_fullStr |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
title_full_unstemmed |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
title_sort |
Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos |
author |
Pires, Manuel Vara |
author_facet |
Pires, Manuel Vara Costa, Elisabete Abreu da Leite, Cristiana Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Elisabete Abreu da Leite, Cristiana Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara Costa, Elisabete Abreu da Leite, Cristiana Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação escrita Comunicação matemática Educação básica |
topic |
Comunicação escrita Comunicação matemática Educação básica |
description |
Neste texto, apresentamos aspetos do trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada das segunda e terceira autoras, orientados pelo primeiro autor, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico. Em ambos os casos, assumiu-se a comunicação escrita dos alunos como tema integrador das experiências de ensino e aprendizagem concretizadas no estágio profissional. Por isso, ao longo da prática letiva nas diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino, foi dada uma atenção especial às produções escritas feitas pelos alunos na resolução das tarefas, que proporcionou a elaboração de um instrumento de análise de modo a permitir uma análise mais organizada e sistematizada desses registos escritos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-12T11:59:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/18862 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/18862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara; Costa, Elisabete Abreu da; Leite, Cristiana Pinto (2018). Contributos para análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos. Educação & Matemática. ISSN 0871-7222. 149-150, p. 28-32 0871-7222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135352963727360 |