Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Manuel Vara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15030
Resumo: Neste texto, pretendemos analisar quatro dimensões (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) da capacidade de comunicação escrita produzida por alunos do 5.º ano de escolaridade quando comentam, em grupo, trabalhos dos restantes colegas ou resolvem tarefas individualmente. Os episódios de aula apresentados integram-se em experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas por duas futuras professoras, ao longo dos seus estágios profissionais, que assumiram a comunicação em sala de aula como eixo integrador da prática letiva. A análise aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente, na justificação dos raciocínios e processos seguidos.
id RCAP_948fdb6918e5898a1413b246a6f55775
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básicoCommunication practices in the classroom in the initial cycles of basic educationComunicaçãoComunicação escritaEnsino básicoExperiências de ensino e aprendizagemNeste texto, pretendemos analisar quatro dimensões (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) da capacidade de comunicação escrita produzida por alunos do 5.º ano de escolaridade quando comentam, em grupo, trabalhos dos restantes colegas ou resolvem tarefas individualmente. Os episódios de aula apresentados integram-se em experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas por duas futuras professoras, ao longo dos seus estágios profissionais, que assumiram a comunicação em sala de aula como eixo integrador da prática letiva. A análise aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente, na justificação dos raciocínios e processos seguidos.In this text, we intend to analyze four dimensions (clarity, reasoning, logic, depth) of 5th grade students’ written communication abilities in the classroom when they comment on the work of the other students or solve tasks individually. The classroom episodes presented are part of teaching and learning experiences developed by two prospective teachers, throughout their professional internships, that took the communication in the classroom as an integrating axis of the practice. The analysis points to better performances in both clarity and logic and to greater difficulties in both depth and reasoning, especially in the justifications of the reasonings followed.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2018-01-25T11:48:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15030porPires, Manuel Vara (2017). Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico = Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 9, p. 90-952386-741810.17979/reipe.2017.0.09.3026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:49.611935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education
title Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
spellingShingle Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
Pires, Manuel Vara
Comunicação
Comunicação escrita
Ensino básico
Experiências de ensino e aprendizagem
title_short Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
title_full Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
title_fullStr Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
title_full_unstemmed Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
title_sort Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
author Pires, Manuel Vara
author_facet Pires, Manuel Vara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Manuel Vara
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação escrita
Ensino básico
Experiências de ensino e aprendizagem
topic Comunicação
Comunicação escrita
Ensino básico
Experiências de ensino e aprendizagem
description Neste texto, pretendemos analisar quatro dimensões (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) da capacidade de comunicação escrita produzida por alunos do 5.º ano de escolaridade quando comentam, em grupo, trabalhos dos restantes colegas ou resolvem tarefas individualmente. Os episódios de aula apresentados integram-se em experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas por duas futuras professoras, ao longo dos seus estágios profissionais, que assumiram a comunicação em sala de aula como eixo integrador da prática letiva. A análise aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente, na justificação dos raciocínios e processos seguidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-25T11:48:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15030
url http://hdl.handle.net/10198/15030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Manuel Vara (2017). Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico = Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 9, p. 90-95
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.09.3026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135296623738880