Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5753
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_2cd3c7030d9f2b4b5805c335f050d078
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexivaFormação de adultos - PortugalReconhecimento de competênciasInduçãoTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este trabalho de projecto foca-se na formação de adultos pouco escolarizados, no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário, e especificamente, nas actividades dos formadores dos Formadores de RVC. A primeira parte consiste essencialmente na revisão da leitura focalizada na perspectiva histórica das principais tendências das políticas educativas de adultos pouco escolarizados, a nível internacional e a nível nacional, para melhor compreensão dos princípios orientadores da educação dos dias de hoje e das actividades profissionais emergentes com principal focalização no papel dos Formadores de RVC. A segunda parte centra-se nas minhas experiências pessoais e profissionais na área da formação de adultos, na minha experiência enquanto Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC) e no meu conhecimento sobre as funções dos Formadores de RVC. Na terceira parte, será apresentado o trabalho empírico. Este trabalho foi realizado numa tentativa de conhecer as estratégias ou técnicas utilizadas, na prática, pelos formadores do RVC para motivar e estimular para os adultos para a reflexão sobre as suas aprendizagens de vida. Será apresentado um diagnóstico resultante da informação recolhida e analisada e, por fim, um plano de intervenção com orientações que poderá se útil para o desempenho dos formadores de RVC.This research project focuses on the training of adults who left school at an early age and are now trying to certify their competences in the process of Recognition, Validation and Certification (RVC) of high school. More specifically it focuses on the activities of the RVC trainers. The first section of this work is a literature review of the history of education policies in Portugal and abroad, especially those concerning adults with little schooling. This section’s purpose is to understand the guiding principles of today's education systems and the related emergence of new professional activities, with primary focus on the role of RVC trainers. The second section focuses primarily on my personal and professional experience in the area of training, as an expert technician in the Recognition and Validation of Competences (RVC), and on my inside knowledge of the RVC trainers’ tasks. In the third section an empirical study was conducted with the aim of understanding the strategies and techniques used by RVC trainers to motivate and stimulate adults to reflect on their life-long learnings. Furthermore, a diagnostic study taking into account the information gathered and analyzed from the empirical study, and lastly I will present an intervention plan that I believe will be helpful in the improvement of RVC trainers’ performance and results.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Sandra Maria Costa, 1973-2012-03-27T12:25:29Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:00.433963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
title Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
spellingShingle Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-
Formação de adultos - Portugal
Reconhecimento de competências
Indução
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
title_full Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
title_fullStr Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
title_full_unstemmed Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
title_sort Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
author Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-
author_facet Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Reconhecimento de competências
Indução
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Reconhecimento de competências
Indução
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-27T12:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5753
url http://hdl.handle.net/10451/5753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134198619963392