Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Maria Carlota Lopes Soares Borges, 1964-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5675
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_dae1ac77e0806ebc385592e43f78ea60
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciaisFormação de adultos - PortugalValidação de competênciasTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este projecto foi desenvolvido no âmbito das Ciências de Educação, na área de especialização em Formação de Adultos. Teve por objectivo equacionar a pertinência da utilização de estratégias de colaboração e/ou cooperação na Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no Processo de Reconhecimento de Adquiridos Experienciais, analisando as práticas dos educadores e observando as dinâmicas de trabalho nas sessões de Explicitação do Referencial de Competências-Chave, de nível secundário. A reflexão crítica realizada na abordagem biográfica do percurso da professora e da formadora, à luz da teoria do campo de educação e formação de adultos, foi o ponto de partida para o enfoque dado ao tema da cooperação. Uma perspectiva humanista de responsabilidade social enquadrou teoricamente o projecto, clarificando a conceptualização de colaboração/cooperação e evidenciando a sua importância na educação e formação de adultos. A metodologia de análise das práticas dos elementos da equipa técnico-pedagógica e das dinâmicas de colaboração/cooperação estabelecidas entre os adultos em formação, teve por base a entrevista aos candidatos e a recolha de opiniões dos educadores. Permitiu revelar que, nas sessões de reconhecimento, se geram processos de colaboração interpessoal e se estabelece uma interacção positiva entre os adultos envolvidos, que esta dinâmica é percebida e capitalizada pela equipa e que os candidatos reconhecem benefícios para o desenrolar do seu processo. Por conseguinte, o estudo forneceu elementos para a valorização da cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais e, em conformidade, desenhou-se uma intervenção que integra e aprofunda este recurso nas práticas dos educadores. Concluiu-se que as estratégias de cooperação poderão contribuir para aumentar o sucesso dos candidatos na consecução do processo RVCC.This project was developed in the scope of Sciences of Education, focused particularly in the area of Adult Education and Training. Its goal was to equate the pertinence of using strategies of collaboration and/or cooperation in Adult Education, namely in the Process of Recognition and Validation of Acquired Experience, analyzing the practice of the trainers and observing the work dynamic in the clarification sessions of the key competence Referent for the secondary level. The critical reflexion accomplished in the biographical approach of the teacher and trainer, in view of the theory of the education field and adult formation, was the starting point to the focus on the subject of cooperation. Theoretically, the project was framed by a humanist perspective of social responsibility that clarified the conceptualization of collaboration/cooperation and displayed its importance in Adult Education and Training. The methodology of analysis of the technical and pedagogical team practices and of the collaboration/cooperation dynamics established among the adults in training, was based on the interview of the candidates and the collected opinions of educators. It revealed, that in the recognition sessions processes of interpersonal collaboration are generated, a positive interaction among adults is established, and that this dynamic is perceived and capitalized by the team and recognized by the adults themselves that see the benefits for the unfolding of the process. Therefore the study furnished elements that enhanced the value of the cooperation in the process of acquired experience recognition and, accordingly, an intervention was drawn to integrate and deepen this resource in the practices of the educators. The conclusion was that cooperation strategies may contribute to increase the success of candidates in the RVCC process.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaGaspar, Maria Carlota Lopes Soares Borges, 1964-2012-03-20T17:55:12Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:56.591083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
title Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
spellingShingle Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
Gaspar, Maria Carlota Lopes Soares Borges, 1964-
Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
title_full Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
title_fullStr Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
title_full_unstemmed Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
title_sort Estratégias de cooperação no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais
author Gaspar, Maria Carlota Lopes Soares Borges, 1964-
author_facet Gaspar, Maria Carlota Lopes Soares Borges, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Maria Carlota Lopes Soares Borges, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-20T17:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5675
url http://hdl.handle.net/10451/5675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134197583970304