Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6466 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2cd954908d2652ad5de720b9bf49ea95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6466 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico1.º ciclo do ensino básicoGramáticaAdjetivoJogo1st cycle of basic educationGrammarAdjectiveGameRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e tem como finalidade expor, crítica e fundamentadamente, o trabalho desenvolvido ao longo de dez semanas de intervenção pedagógica, numa turma do 2.º ano. Ao longo deste documento são apresentadas, de forma refletida e fundamentada, as várias fases da intervenção. Começa-se por caracterizar o meio, a escola e a turma em que decorreu a prática pedagógica, identificando as potencialidades e fragilidades do grupo. A partir dessa caracterização, realizada durante o período de observação, definiram-se questões-problema a partir das quais se delineou a intervenção, bem como objetivos gerais orientadores desse trabalho. Com base nessa definição, apresentam-se, de seguida, os princípios orientadores da intervenção pedagógica e as estratégias globais privilegiadas para potenciar a construção do conhecimento dos alunos, tendo em conta os seus interesses e necessidades. Apresenta-se também o trabalho realizado em cada área curricular para a consecução dos objetivos gerais já mencionados. Por fim, e porque a avaliação é crucial em qualquer processo de ensino-aprendizagem, avaliam-se tanto as aprendizagens dos alunos, como o plano de intervenção. Durante a intervenção pedagógica foi desenvolvido um estudo que teve como objetivo levar os alunos a desenvolver competências de reflexão sobre o funcionamento da língua. Tendo em conta que refletir sobre a língua é fundamental para melhorar os desempenhos nas restantes competências de língua, este tipo de trabalho deve ser considerado ao longo do percurso escolar das crianças. O estudo desenvolvido centrou-se na classe de palavras adjetivo, tomando em linha de conta a sua relevância na textualização de sequências descritivas. Para este trabalho foi utilizado o jogo como estratégia de ensino, dado que permite a descoberta de regularidades e a motivação para as aprendizagens. Ao longo do relatório são explicitadas as várias etapas deste estudo, que se integram nas fases já mencionadas.ABSTRACT This report comes within the course unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master’s Degree from 1st and 2nd cycle of Basic Education, from Superior Education School of Lisbon, and has the purpose to expose, critically and fundamentally, the developed work of ten weeks of pedagogical intervention on a 2nd Grade class. Throughout this document it will be presented, in a reflected and reasoned manner, the various phases of intervention. It begins with a characterization of the environment, school and class where the pedagogical intervention took place, identifying the fragility and potentiality of the group. From this characterization, that occurred during the observation period, it were defined some questions-problem to be bridged with the intervention, as well as the overall guiding objectives of that work. Based on that, are presented the pedagogical intervention’s guiding principles and the global privileged strategies to potentiate the construction of knowledge of students, considering their interests and needs. It is also presented the work done in each disciplinary area to the attainment of the overall objectives already mentioned. At last, and because an evaluation is crucial in every teaching-learning process, the student’s learning and the intervention plan are evaluated. Throughout the educational intervention it was developed a study that aimed to lead students into developing reflection skills about the language operation. Having to reflect on the language as a fundamental piece to enhance other language skills performance, this type of work should be considered during all the children’s school path. The developed study focused itself on the class of adjective words, having on account its relevance in textualization of descriptive sequences. For this work, it was used the game as a teaching strategy, as it allows the discovery of regularities and a motivation for learning. Through the report are explained the several stages of this study, which integrate in the aforementioned phases.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, SusanaRCIPLRuxa, Inês da Conceição2016-09-28T10:51:27Z2016-07-082016-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6466TID:201370654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.629010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
title |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
spellingShingle |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico Ruxa, Inês da Conceição 1.º ciclo do ensino básico Gramática Adjetivo Jogo 1st cycle of basic education Grammar Adjective Game |
title_short |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
title_full |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
title_fullStr |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
title_sort |
Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico |
author |
Ruxa, Inês da Conceição |
author_facet |
Ruxa, Inês da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Susana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruxa, Inês da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º ciclo do ensino básico Gramática Adjetivo Jogo 1st cycle of basic education Grammar Adjective Game |
topic |
1.º ciclo do ensino básico Gramática Adjetivo Jogo 1st cycle of basic education Grammar Adjective Game |
description |
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T10:51:27Z 2016-07-08 2016-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6466 TID:201370654 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6466 |
identifier_str_mv |
TID:201370654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133414943621120 |