Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47737 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística. |
id |
RCAP_811eebdd1357ba3633406dbdebd87c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridadeLeituraEscritaGramáticaTexto descritivoAdjetivosReadingWritingGrammarDescriptive textAdjectivesEste estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística.This study was carried out as part of the Internship IV curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and resulted from the implementation of a research project carried out with a 4th grade class of the 1st Cycle of Basic Education. The aim of this research was to understand how the combination of reading, grammar and writing can boost awareness of how adjectives function in the writing of descriptions. Thus, the objectives of the study were, on the one hand, to describe the students' conceptions of adjectives and, on the other hand, to characterize their use of adjectives, both orally and in writing, more specifically when describing a character in descriptive sequences, as part of narratives or description texts. To this end, we used qualitative research, more specifically Research into Practice (Ponte, 2002), in which data was collected through unstructured observation and documentary analysis and analyzed through content analysis of the answers given by the students in the activities framed by the Grammar Lab (Duarte, 2008) on adjectives and in the proposals for writing and evaluating descriptive texts. The results obtained from this research project have shown that the combination of reading, grammar and writing can boost both the students' communicative skills in writing descriptive texts and their metalinguistic reflection skills.Costa, Ana LuísaRepositório ComumRocha, Mariana Gonçalves da2023-11-02T10:41:08Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47737TID:203477758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.503986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
title |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
spellingShingle |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade Rocha, Mariana Gonçalves da Leitura Escrita Gramática Texto descritivo Adjetivos Reading Writing Grammar Descriptive text Adjectives |
title_short |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
title_full |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
title_fullStr |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
title_sort |
Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade |
author |
Rocha, Mariana Gonçalves da |
author_facet |
Rocha, Mariana Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Ana Luísa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Mariana Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Gramática Texto descritivo Adjetivos Reading Writing Grammar Descriptive text Adjectives |
topic |
Leitura Escrita Gramática Texto descritivo Adjetivos Reading Writing Grammar Descriptive text Adjectives |
description |
Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-02T10:41:08Z 2023-10 2023-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47737 TID:203477758 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47737 |
identifier_str_mv |
TID:203477758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137162542710784 |