Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Mariana Gonçalves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47737
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística.
id RCAP_811eebdd1357ba3633406dbdebd87c1e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridadeLeituraEscritaGramáticaTexto descritivoAdjetivosReadingWritingGrammarDescriptive textAdjectivesEste estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística.This study was carried out as part of the Internship IV curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and resulted from the implementation of a research project carried out with a 4th grade class of the 1st Cycle of Basic Education. The aim of this research was to understand how the combination of reading, grammar and writing can boost awareness of how adjectives function in the writing of descriptions. Thus, the objectives of the study were, on the one hand, to describe the students' conceptions of adjectives and, on the other hand, to characterize their use of adjectives, both orally and in writing, more specifically when describing a character in descriptive sequences, as part of narratives or description texts. To this end, we used qualitative research, more specifically Research into Practice (Ponte, 2002), in which data was collected through unstructured observation and documentary analysis and analyzed through content analysis of the answers given by the students in the activities framed by the Grammar Lab (Duarte, 2008) on adjectives and in the proposals for writing and evaluating descriptive texts. The results obtained from this research project have shown that the combination of reading, grammar and writing can boost both the students' communicative skills in writing descriptive texts and their metalinguistic reflection skills.Costa, Ana LuísaRepositório ComumRocha, Mariana Gonçalves da2023-11-02T10:41:08Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47737TID:203477758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.503986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
title Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
spellingShingle Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
Rocha, Mariana Gonçalves da
Leitura
Escrita
Gramática
Texto descritivo
Adjetivos
Reading
Writing
Grammar
Descriptive text
Adjectives
title_short Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
title_full Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
title_fullStr Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
title_full_unstemmed Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
title_sort Articulação entre leitura, escrita e conhecimento de adjetivos: uma proposta para o 4ºano de escolaridade
author Rocha, Mariana Gonçalves da
author_facet Rocha, Mariana Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Mariana Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Gramática
Texto descritivo
Adjetivos
Reading
Writing
Grammar
Descriptive text
Adjectives
topic Leitura
Escrita
Gramática
Texto descritivo
Adjetivos
Reading
Writing
Grammar
Descriptive text
Adjectives
description Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e resultou da implementação de um projeto de investigação realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação, pretende-se compreender de que forma a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar a consciência do funcionamento de adjetivos na escrita de descrições. Assim, os objetivos do estudo desenvolvido foram, por um lado, descrever as conceções que os/as alunos/alunas tinham sobre adjetivos e, por outro lado caracterizar o uso que fizeram destes, quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita, mais concretamente na descrição de uma personagem em sequências descritivas, integradas em narrativas ou em texto de descrição. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente a uma Investigação sobre a Prática (Ponte, 2002), na qual se recolheram os dados, através da observação não estruturada e da análise documental. Os dados incluíram as respostas dadas pelos/pelas alunos/alunas nas atividades enquadradas pelo Laboratório Gramatical (Duarte, 2008) sobre adjetivos e os textos descritivos escritos, tendo sido feita uma análise de conteúdo e uma análise linguística. Os resultados obtidos com este projeto de investigação evidenciaram que a articulação entre a leitura, a gramática e a escrita pode potenciar quer as capacidades comunicativas dos/das alunos/alunas na escrita de textos descritivos, quer sua a capacidade de reflexão metalinguística.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-02T10:41:08Z
2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47737
TID:203477758
url http://hdl.handle.net/10400.26/47737
identifier_str_mv TID:203477758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162542710784