Jornalismo em transformação: um estudo dos critérios e dos regulamentos de sete premiações brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/1123 |
Resumo: | Dentre as representações sociais que, através de um conjunto de conceitos, técnicas e procedimentos, constituem a identidade jornalística, destacam-se os prêmios destinados a profissionais e estudantes de Jornalismo. Eles são incontáveis e existem mundo fora. Enquanto alguns não ultrapassam a primeira edição, outros, pelas características da entidade promotora e dos profissionais envolvidos, alcançam longevidade suficiente para gerar seu reconhecimento enquanto capital simbólico e modelo de excelência profissional, evidenciando paradigmas da prática jornalística, cujos valores hoje estão em transformação. Esse artigo propõe algumas reflexões sobre as práticas jornalísticas atuais e suas intervenções na redefinição do ethos profissional, com base nos regulamentos de sete premiações brasileiras, selecionadas a partir dos critérios de: longevidade/periodicidade; recompensa financeira; e especificidade temática. Percebe-se que, apesar das diferenças, há aspectos capazes de unificá-las. |
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Jornalismo em transformação: um estudo dos critérios e dos regulamentos de sete premiações brasileirasJournalistic identityProfessional habitusJournalism Brazilian AwardsregulationsIdentidade jornalísticaHabitus profissionalPrêmios Brasileiros de JornalismoregulamentosDentre as representações sociais que, através de um conjunto de conceitos, técnicas e procedimentos, constituem a identidade jornalística, destacam-se os prêmios destinados a profissionais e estudantes de Jornalismo. Eles são incontáveis e existem mundo fora. Enquanto alguns não ultrapassam a primeira edição, outros, pelas características da entidade promotora e dos profissionais envolvidos, alcançam longevidade suficiente para gerar seu reconhecimento enquanto capital simbólico e modelo de excelência profissional, evidenciando paradigmas da prática jornalística, cujos valores hoje estão em transformação. Esse artigo propõe algumas reflexões sobre as práticas jornalísticas atuais e suas intervenções na redefinição do ethos profissional, com base nos regulamentos de sete premiações brasileiras, selecionadas a partir dos critérios de: longevidade/periodicidade; recompensa financeira; e especificidade temática. Percebe-se que, apesar das diferenças, há aspectos capazes de unificá-las.Among the social representations that, through a set of concepts, techniques and procedures, constitute the journalistic identity, the awards for professionals and journalism students stand out. They are countless and appear all over the world. While some do not go beyond the first edition, others, because of the characteristics of the promoters and professionals involved, achieve enough longevity to generate their recognition as symbolic capital and professional excellence model, showing paradigms of the journalistic practice and its values, which now are in transformation. So this article enlists some reflections on the current journalistic practices and their consequent interventions in redefining the professional ethos, based on the regulations of seven Brazilian awards, listed according the following criteria: longevity/periodicity; financial reward; and thematic specificity. It is noticed that, despite the differences, there are some aspects that are able to unify them.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/1123oai:revues.org:cp/1123porurn:doi:10.4000/cp.1123http://journals.openedition.org/cp/1123Ferreira, Soraya Venegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:37Zoai:revues.org:cp/1123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:28.250403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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