A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas

Bibliographic Details
Main Author: Amorim, Ana
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/11328/2834
Summary: Face à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.
id RCAP_2d09dd4036d661e7b29b36c9bf14436d
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicasCampanhas publicitáriasCrise humanitáriaPrincípio da licitudeDignidadeIdeologiasAdvertising campaignsHumanitarian crisisPrinciple of lawfulnessDignityIdeologiesFace à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.In the face of markets globalization and the eminently emotional and symbolic dimension of economic decisions, the use of humanitarian crisis as an advertising subject, which occured again recently in a Benetton’s campaing, retrieves the problem of human dignity as an absolute universal value defining the content of messages. The respect of human dignity is covered by the principle of lawfulness provided on advertising legal framework. In the digital era, despite the scarce promptness and effectiveness of traditional sanctioning mechanisms against unlawful advertising, the infringement of constitutional standards in commercial communication tends to cause an informal protection, which is a manifestation of the community ethical conscience.2019-07-26T09:56:24Z2019-06-01T00:00:00Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2834por2183-5462Amorim, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
title A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
spellingShingle A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
Amorim, Ana
Campanhas publicitárias
Crise humanitária
Princípio da licitude
Dignidade
Ideologias
Advertising campaigns
Humanitarian crisis
Principle of lawfulness
Dignity
Ideologies
title_short A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
title_full A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
title_fullStr A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
title_full_unstemmed A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
title_sort A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas
author Amorim, Ana
author_facet Amorim, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Campanhas publicitárias
Crise humanitária
Princípio da licitude
Dignidade
Ideologias
Advertising campaigns
Humanitarian crisis
Principle of lawfulness
Dignity
Ideologies
topic Campanhas publicitárias
Crise humanitária
Princípio da licitude
Dignidade
Ideologias
Advertising campaigns
Humanitarian crisis
Principle of lawfulness
Dignity
Ideologies
description Face à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T09:56:24Z
2019-06-01T00:00:00Z
2019-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2834
url http://hdl.handle.net/11328/2834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-5462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302553710559232