Controlo de altitude na fase de reentrada atmosférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marlene
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3661
Resumo: A fase de reentrada na atmosfera terrestre é o movimento dos veículos aeroespaciais, provenientes do espaço exterior, que entram na atmosfera. Realizando uma trajectória de um ponto inicial x0 até um ponto final xf . Sendo, também, a fase final da vida de um satélite ou de um corpo que orbitou a Terra. É a parte mais crítica de uma missão espacial, principalmente quando envolve seres humanos. Nesta fase, é necessário ter uma especial atenção perante a velocidade e a altitude. Pois, estas são muito elevadas, requerendo uma maior precisão para diminuir o risco da reentrada. Neste trabalho, é simulado a dinâmica e navegação de um modelo de voo não linearizado nem controlado, de um certo veículo aeroespacial. Verificando que era necessário projectar um controlador para o mesmo modelo realizar a trajectória pretendida, levando o veículo de (x0) até (xf ), dentro de um certo domínio K. De seguida, projectou-se dois controladores (LQR e Controlador de Trajectória) comparando os seus resultados, e simulou-se a dinâmica e navegação de um modelo já linearizado, e controlado pelo controlador de trajectória onde a latitude e a longitude variam pouco, devido a x0 ser próximo de xf . O que transmite que a reentrada é realizada num só plano mantendo praticamente estas duas coordenadas, pois a velocidade da rotação da Terra é muito pequena em relação à velocidade do veículo, podendo ser desprezada. Os resultados obtidos transmitem que controlando a altitude é possivel controlar as restantes variáveis, pois estão interligadas. O que contribui para uma reentrada do veículo segura.
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