Controlo de altitude na fase de reentrada atmosférica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3661 |
Resumo: | A fase de reentrada na atmosfera terrestre é o movimento dos veículos aeroespaciais, provenientes do espaço exterior, que entram na atmosfera. Realizando uma trajectória de um ponto inicial x0 até um ponto final xf . Sendo, também, a fase final da vida de um satélite ou de um corpo que orbitou a Terra. É a parte mais crítica de uma missão espacial, principalmente quando envolve seres humanos. Nesta fase, é necessário ter uma especial atenção perante a velocidade e a altitude. Pois, estas são muito elevadas, requerendo uma maior precisão para diminuir o risco da reentrada. Neste trabalho, é simulado a dinâmica e navegação de um modelo de voo não linearizado nem controlado, de um certo veículo aeroespacial. Verificando que era necessário projectar um controlador para o mesmo modelo realizar a trajectória pretendida, levando o veículo de (x0) até (xf ), dentro de um certo domínio K. De seguida, projectou-se dois controladores (LQR e Controlador de Trajectória) comparando os seus resultados, e simulou-se a dinâmica e navegação de um modelo já linearizado, e controlado pelo controlador de trajectória onde a latitude e a longitude variam pouco, devido a x0 ser próximo de xf . O que transmite que a reentrada é realizada num só plano mantendo praticamente estas duas coordenadas, pois a velocidade da rotação da Terra é muito pequena em relação à velocidade do veículo, podendo ser desprezada. Os resultados obtidos transmitem que controlando a altitude é possivel controlar as restantes variáveis, pois estão interligadas. O que contribui para uma reentrada do veículo segura. |
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Controlo de altitude na fase de reentrada atmosféricaVeículos aeroespaciais - Reentrada na atmosferaReentrada na atmosfera - TipologiasReentrada na atmosfera - Controlo - MetodologiasReentrada na atmosfera - Controlador de trajectóriaA fase de reentrada na atmosfera terrestre é o movimento dos veículos aeroespaciais, provenientes do espaço exterior, que entram na atmosfera. Realizando uma trajectória de um ponto inicial x0 até um ponto final xf . Sendo, também, a fase final da vida de um satélite ou de um corpo que orbitou a Terra. É a parte mais crítica de uma missão espacial, principalmente quando envolve seres humanos. Nesta fase, é necessário ter uma especial atenção perante a velocidade e a altitude. Pois, estas são muito elevadas, requerendo uma maior precisão para diminuir o risco da reentrada. Neste trabalho, é simulado a dinâmica e navegação de um modelo de voo não linearizado nem controlado, de um certo veículo aeroespacial. Verificando que era necessário projectar um controlador para o mesmo modelo realizar a trajectória pretendida, levando o veículo de (x0) até (xf ), dentro de um certo domínio K. De seguida, projectou-se dois controladores (LQR e Controlador de Trajectória) comparando os seus resultados, e simulou-se a dinâmica e navegação de um modelo já linearizado, e controlado pelo controlador de trajectória onde a latitude e a longitude variam pouco, devido a x0 ser próximo de xf . O que transmite que a reentrada é realizada num só plano mantendo praticamente estas duas coordenadas, pois a velocidade da rotação da Terra é muito pequena em relação à velocidade do veículo, podendo ser desprezada. Os resultados obtidos transmitem que controlando a altitude é possivel controlar as restantes variáveis, pois estão interligadas. O que contribui para uma reentrada do veículo segura.The phase of re-entry into Earth’s atmosphere is the movement of spacecraft, from outer space, entering the atmosphere. Performing a path from an initial point x0 to an endpoint xf . Being also the final phase of the satellite’s life or a body that orbited Earth. It’s the most critical part of a space mission, specially when involves humans. At this stage, it’s necessary to pay special attention given the speed and altitude. Well, these are very high, requiring greater precision to reduce the risk of re-entry. In this work, we simulated the navigation and dynamic of a flight model, which isn’t linearized or controlled, of a certain spacecraft. Checking that, it was necessary projecting a controller for the same model to achieve the desired trajectory, by taking the vehicle from starting point (x0) to endpoint (xf), within a given domain K. Then, we projected two controllers (LQR and Trajectory Controller), compared their results, and simulated the navigation and dynamic of a linearized model, and controlled by the controller path, where the latitude and longitude vary in hundredths of radians. That transmits that the reentry is performed in a single plane, remained virtually these two coordinates, because Earth’s speed rotation is very small in relation to the vehicle speed and can be neglected. The results convey that controlling the altitude is possible to control other variables, since they are interconnected. What makes for a safe re-entry vehicle.Bousson, KouamanauBibliorumGonçalves, Marlene2015-06-29T15:54:38Z20102010-062010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:01.450925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A fase de reentrada na atmosfera terrestre é o movimento dos veículos aeroespaciais, provenientes do espaço exterior, que entram na atmosfera. Realizando uma trajectória de um ponto inicial x0 até um ponto final xf . Sendo, também, a fase final da vida de um satélite ou de um corpo que orbitou a Terra. É a parte mais crítica de uma missão espacial, principalmente quando envolve seres humanos. Nesta fase, é necessário ter uma especial atenção perante a velocidade e a altitude. Pois, estas são muito elevadas, requerendo uma maior precisão para diminuir o risco da reentrada. Neste trabalho, é simulado a dinâmica e navegação de um modelo de voo não linearizado nem controlado, de um certo veículo aeroespacial. Verificando que era necessário projectar um controlador para o mesmo modelo realizar a trajectória pretendida, levando o veículo de (x0) até (xf ), dentro de um certo domínio K. De seguida, projectou-se dois controladores (LQR e Controlador de Trajectória) comparando os seus resultados, e simulou-se a dinâmica e navegação de um modelo já linearizado, e controlado pelo controlador de trajectória onde a latitude e a longitude variam pouco, devido a x0 ser próximo de xf . O que transmite que a reentrada é realizada num só plano mantendo praticamente estas duas coordenadas, pois a velocidade da rotação da Terra é muito pequena em relação à velocidade do veículo, podendo ser desprezada. Os resultados obtidos transmitem que controlando a altitude é possivel controlar as restantes variáveis, pois estão interligadas. O que contribui para uma reentrada do veículo segura. |
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