Controlo ótimo de trajetórias explícitas de reentrada atmosférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afeitos, Leonor Domingues dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6453
Resumo: A reentrada atmosférica é classificada como a fase mais crítica do trajeto realizado por um veículo durante uma missão aeroespacial. Esta fase envolve um elevado risco, pondo em causa a integridade estrutural do veículo bem como a vida dos tripulantes. Para que esta fase seja bem-sucedida, numa primeira abordagem ao problema tem que se delimitar muito bem a área através da qual a aeronave poderá descrever uma possível trajetória de reentrada, sem que daí possam advir quaisquer problemas, ou seja, desenvolver um corredor de reentrada. Sendo englobadas nestes limites as variáveis referentes à atitude do veículo, pois é através destas que se consegue controlar toda a trajetória e minimizar possíveis riscos subjacentes. Tendo por base esta linha de pensamentos, ao longo deste trabalho, foram desenvolvidos dois métodos, um que se baseia num controlador integral (seguimento indireto) e o outro utilizando um controlo de seguimento direto do vetor de estado. Contudo, neste trabalho foram aplicados ambos os métodos, caso contrário, não seria possível controlar todas as variáveis de controlo. Para além disso, permitiu comparar os resultados e com isso salientar as lacunas e capacidades inerentes a cada um deles. Por fim, considerando que os objetivos foram alcançados, é possível afirmar que esta simulação pode ser aplicada a um caso real.
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