Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862018000200004 |
Resumo: | Este estudo analisa a experiência de stress e burnout em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e burnout. Participaram no estudo 451professores, sendo 317 do sexo feminino (71.1%). As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 55.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de burnout mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o burnout. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress. |
id |
RCAP_2d1165340b8719dfb2bde83ad66e80bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-00862018000200004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitivastress ocupacionalburnoutavaliação cognitivaprofessoresensinoEste estudo analisa a experiência de stress e burnout em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e burnout. Participaram no estudo 451professores, sendo 317 do sexo feminino (71.1%). As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 55.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de burnout mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o burnout. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2018-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862018000200004Psicologia, Saúde & Doenças v.19 n.2 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862018000200004Reisa,Silvi BorgesGomes,A. RuiSimães,Clarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:15:57Zoai:scielo:S1645-00862018000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:06.472549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
title |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
spellingShingle |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva Reisa,Silvi Borges stress ocupacional burnout avaliação cognitiva professores ensino |
title_short |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
title_full |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
title_fullStr |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
title_full_unstemmed |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
title_sort |
Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
author |
Reisa,Silvi Borges |
author_facet |
Reisa,Silvi Borges Gomes,A. Rui Simães,Clara |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,A. Rui Simães,Clara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reisa,Silvi Borges Gomes,A. Rui Simães,Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
stress ocupacional burnout avaliação cognitiva professores ensino |
topic |
stress ocupacional burnout avaliação cognitiva professores ensino |
description |
Este estudo analisa a experiência de stress e burnout em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e burnout. Participaram no estudo 451professores, sendo 317 do sexo feminino (71.1%). As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 55.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de burnout mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o burnout. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862018000200004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862018000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862018000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia, Saúde & Doenças v.19 n.2 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137328243933184 |