Satisfação e fidelização de clientes na área do fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Iuri Rafael Simões
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10300
Resumo: 18 valores
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spelling Satisfação e fidelização de clientes na área do fitnessFitnessMarketingSatisfação dos clientesFidelizaçãoLealdadeSatisfacción del clienteFidelizationLealdadGestão18 valoresAtualmente, a realidade do mercado evidencia uma competitividade acrescida, sendo que, na visão do marketing a satisfação dos clientes é fulcral para que as organizações garantam vantagem competitiva em relação à sua concorrência. Neste sentido, a satisfação dos clientes ganhou maior relevância no contexto organizacional do ponto de vista da gestão, já que possibilita a conquista e fidelização de clientes. A satisfação dos clientes é alcançada a partir de diversos planos ou ações que as empresas executem, como por exemplo, oferecer produtos e serviços de qualidade, além de preços vantajosos e de uma boa política de comunicação. Do ponto de vista organizacional, é possível afirmar que a satisfação dos clientes contribuirá positivamente para a sua fidelização, tornando um cliente esporádico num cliente habitual e leal com clara preferência nos produtos ou serviços da sua organização. O presente estudo pretende estudar uma organização da área do Health e Fitness, nomeadamente, no caso particular, o ginásio ISEPGYM e os seus clientes. Assim sendo, este estudo tem como objetivo medir o nível de satisfação global e de lealdade dos clientes, perceber até que ponto estas variáveis se influenciam entre si e se correlacionam com outras dimensões como a qualidade dos serviços, ambiente social e a perceção do preço. Foi inquirida uma amostra de 305 clientes do ISEPGYM, em que foi constatado que todas as dimensões em estudo, ou seja, qualidade do serviço, satisfação global, lealdade, ambiente social e perceção do preço se correlacionam positivamente entre si. Concluiu-se ainda que satisfação global dos clientes influencia a sua lealdade que é também influenciada pela perceção do preço. Por último, verificou-se que a satisfação global dos clientes é influenciada pela qualidade do serviço, ambiente social e perceção do preço.En la actualidad, la realidad del mercado muestra un aumento de la competitividad y, en la visión del marketing la satisfacción de los clientes es la clave para las organizaciones aseguren una ventaja competitiva. En este sentido, la satisfacción del cliente ha ganado mayor importancia en el contexto organizacional desde el punto de vista de la gestión, ya que permite la conquista y fidelización de clientes. La satisfacción del cliente se logra a partir de diferentes planes o acciones que realizan las empresas, tales como productos que proporcionan calidad y servicios, así como precios ventajosos y buena política de comunicación. Desde un punto de vista organizacional, es posible afirmar que la satisfacción del cliente contribuirá positivamente a su fidelidad, que hace un cliente esporádico en un asiduo y fiel con clara preferencia en los productos o servicios de su organización. El presente estudio se inserta en el área de Salud y Bienestar, en particular en el caso de ISEPGYM gimnasio y el conocimiento de sus clientes. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo medir el nivel de satisfacción y fidelidad de los clientes en general, percibir de hasta qué punto influyen mutuamente y se correlacionan con otras dimensiones como la calidad de servicio, el entorno social y la percepción de precio. Fue examinado una muestra de 305 clientes ISEPGYM, donde encontramos que todas las dimensiones estudiadas, es decir, la calidad del servicio, la satisfacción general, la lealtad, el entorno social y la percepción de precios, se correlacionan positivamente entre sí. Se concluyó que la satisfacción general del cliente afecta a la lealtad que también es influenciada por la percepción de precio. Finalmente, se encontró que la satisfacción del cliente en general está influenciada por la calidad de servicio, el entorno social y la percepción de precios.Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Iuri Rafael Simões2017-09-21T13:33:47Z2017-03-202017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10300TID:201734443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:44.914560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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