Marketing de relacionamento e sua influência no processo de fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomônaco, Márcio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40590
Resumo: A realidade econômica no Brasil permitiu o renascimento do conceito de valor, provocando mudanças nos hábitos e expectativas do consumidor, que se tornou mais exigente. O estudo contempla uma reflexão avaliativa das ações de marketing de relacionamento. Os objetivos visam reconhecer e identificar as atividades desenvolvidas em razão da estratégia escolhida, como forma de garantir uma posição diferenciada, que permite a captação e retenção de cliente – item de maior representatividade nos programas de marketing de relacionamento. A metodologia do trabalho segue as diretrizes da pesquisa bibliográfica, com finalidade de averiguar no acervo teórico as concepções mais atualizadas sobre o tema. Verificou-se ao estudar marketing que a manutenção do cliente é tarefa essencial à sobrevivência de uma empresa que deseja se firmar no mercado, onde novas opções e tecnologias surgem rapidamente e precisam manter relações firmes e douradoras. Esta situação grifa que o produto ou serviço ampliado, ou os dois devem influenciar as estratégias de diferenciação. A resposta a tal realidade é o marketing de relacionamento, para sustentar ou melhorar a vantagem competitiva, monitorando cada elo da cadeia de valor, donde se conclui que suas metas são objetivas e devem refletir comprometimento com o cliente. E comprometimento é diferencial frente à competição: é fidelizar o cliente.
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