Desenvolvimento vocacional na adolescência: a eficácia de uma intervenção de grupo com alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Lisandra Maria Cabral
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24629
Resumo: O presente estudo analisou a eficácia do programa de orientação “Quem Sou, Para onde Vou” (Cardoso, 2016), numa amostra total de 139 alunos do 9º ano de escolaridade. A avaliação teve por base a evolução comportamental dos alunos, ao longo do tempo, a partir de um desenho quasi-experimental e da utilização. Também se usou o método de grupos focais para avaliar a perceção dos alunos sobre a eficácia da intervenção. A evolução dos participantes fez-se relativamente às seguintes medidas: Certeza Vocacional, Identidade Vocacional, Adaptabilidade na Carreira e Auto-eficácia face à Tomada de Decisão. Os resultados revelaram evolução significativa dos participantes do grupo experimental relativamente aos do grupo controlo nas variáveis critério. Para além disso, os participantes do grupo focal indicaram ter sido útil o programa e muito benéfico quanto à informação, à direção e autodescoberta. Os resultados são discutidos relativamente às suas implicações para a investigação e prática; Vocational development in adolescence: the efficacy of grade 9 group intervention Abstract: This analyses the effectiveness of the career education intervention “Who I am, Where I`m going” by Cardoso (2016), in a sample of 139 grade 9 students. A quasi-experimental design was used. Participants in experimental group (N=70) and a control group (N=69) were assessed in three moments: pre-test, post-test and 3rd follow-up. The following measures were used to assess participants’ evolution: Vocational Certainty, Vocational Identity, Career Adaptability and Career Decision-Making Self- Efficacy. Focal groups, including 17 students, were also used to assess participants’ perception on the intervention effectiveness. Findings revealed a significant evolution in vocational certainty, vocational identity, career adaptability and career decision-making self-efficacy. This evolution favors experimental group participants relatively to those belonging to control group. Moreover, focal group participants refer that the program had been useful in providing career information, developing sense of direction and by promoting self-discovery. Results are discussed on their implications for research and practice.
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