Indecisão vocacional, adaptabilidade na carreira e satisfação com a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabeça, Sara Cristina Figueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22813
Resumo: Com o objetivo de estudar a relação entre a indecisão vocacional, adaptabilidade e funcionamento psicossocial nos adolescentes, foram utilizadas medidas de avaliação destes construtos numa amostra de 273 estudantes do 9º e 12º ano de escolaridade: o Career Decision Difficulties Questionnaire, a Escala de Adaptabilidade na Carreira e a Escala de Satisfação com a vida. Os resultados demonstraram correlações negativas e significativas entre dificuldades de tomada de decisão, adaptabilidade e satisfação com a vida, bem como relações positivas entre adaptabilidade e satisfação com a vida. Não foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas referentes ao género dos participantes. Relativamente ao nível de escolaridade, foram identificadas diferenças significativas favoráveis aos participantes do 9º ano. Os participantes do 12º ano Profissional apresentam médias superiores para as variáveis prontidão e dificuldades relativas a informação inconsistente. Os resultados são discutidos considerando as suas implicações para a investigação e prática; Abstrat: In order to study the relationship between vocational indecision, adaptability and psychosocial functioning in adolescents, in a sample of 273 students in 9th and 12th grade the following measures were applied: The Career Decision Difficulties Questionnaire scale, the Adaptability in Career scale, and the Life Satisfaction scale. The results showed negative and significant correlations between difficulties of decision-making, career adaptability and life satisfaction, as well as positive relations between career adaptability and life satisfaction. No statistically significant differences regarding participant’s gender were obtained. Regarding participant’s school level results revealed statistic significant differences between grade 9 and 12 students, favorable to grade 9 participants. Relatively to 9 grade students, 12 grade participants revealed significant higher levels of readiness and difficulties related to inconsistent information. Results were discussed considering their research and practical implications.
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