Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2247
Resumo: O presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.
id RCAP_2d1862e81b8d02d9764360f930696caa
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoIntervenção pedagógicaInvestigação-açãoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPedagogical interventionResearch-actionEducation-Pre-School1st Cycle of Basic EducationEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.This report comes after the sharing of learning, in the context of the pedagogical intervention, with the students of the Sala Laranja of the EB1 / PE of Fonte da Rocha, 3rd A of EB1 / PE of Galeão and 1st of EB1 / PE and Nursery of Nazaré and their respective teachers. Throughout this document will be reported the experiences of the school context and its practices, exposing the various educational environments and reflecting on them. It is composed of three parts duly identified, containing the theoretical and methodological framework, responsible for the support of all praxis. The last part focuses on the description and reflection on the three contexts where the pedagogical interventions took place. Throughout this journey a reflexive attitude has been assumed, present at all times, from the process of observation, planning to action. Allied to this idea, the need arises to provide the children involved situations in which they played the role of constructors of their own knowledge. For this to be possible, intervention strategies have been applied taking into account the groups and the educational context of the same, in order to meet the needs and interests of children. Finally, it is important to emphasize the intervention with the educational communities of the schools that was carried out through the activities developed with them, allowing the integration among the educational agents.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaOliveira, Ana Margarida Moura Rosa2019-02-13T16:27:42Z2018-06-07T00:00:00Z2018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2247202126803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:00.896264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogical intervention
Research-action
Education-Pre-School
1st Cycle of Basic Education
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa
author_facet Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogical intervention
Research-action
Education-Pre-School
1st Cycle of Basic Education
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogical intervention
Research-action
Education-Pre-School
1st Cycle of Basic Education
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07T00:00:00Z
2018-06-07T00:00:00Z
2019-02-13T16:27:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2247
202126803
url http://hdl.handle.net/10400.13/2247
identifier_str_mv 202126803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920164593664