Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2247 |
Resumo: | O presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos. |
id |
RCAP_2d1862e81b8d02d9764360f930696caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2247 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoIntervenção pedagógicaInvestigação-açãoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPedagogical interventionResearch-actionEducation-Pre-School1st Cycle of Basic EducationEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.This report comes after the sharing of learning, in the context of the pedagogical intervention, with the students of the Sala Laranja of the EB1 / PE of Fonte da Rocha, 3rd A of EB1 / PE of Galeão and 1st of EB1 / PE and Nursery of Nazaré and their respective teachers. Throughout this document will be reported the experiences of the school context and its practices, exposing the various educational environments and reflecting on them. It is composed of three parts duly identified, containing the theoretical and methodological framework, responsible for the support of all praxis. The last part focuses on the description and reflection on the three contexts where the pedagogical interventions took place. Throughout this journey a reflexive attitude has been assumed, present at all times, from the process of observation, planning to action. Allied to this idea, the need arises to provide the children involved situations in which they played the role of constructors of their own knowledge. For this to be possible, intervention strategies have been applied taking into account the groups and the educational context of the same, in order to meet the needs and interests of children. Finally, it is important to emphasize the intervention with the educational communities of the schools that was carried out through the activities developed with them, allowing the integration among the educational agents.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaOliveira, Ana Margarida Moura Rosa2019-02-13T16:27:42Z2018-06-07T00:00:00Z2018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2247202126803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:00.896264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa Intervenção pedagógica Investigação-ação Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Pedagogical intervention Research-action Education-Pre-School 1st Cycle of Basic Education Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa |
author_facet |
Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Fernando Luís de Sousa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Investigação-ação Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Pedagogical intervention Research-action Education-Pre-School 1st Cycle of Basic Education Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Intervenção pedagógica Investigação-ação Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Pedagogical intervention Research-action Education-Pre-School 1st Cycle of Basic Education Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-07T00:00:00Z 2018-06-07T00:00:00Z 2019-02-13T16:27:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2247 202126803 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2247 |
identifier_str_mv |
202126803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129920164593664 |