Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenso, Maria Otília Sebastião
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5158
Resumo: O presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica.
id RCAP_f85e69b1dddd21802cf6765f6b1aa634
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoPreschool education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction investigationEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica.This report is the result of a long training process and the experiences carried out in Preschool and Primary School Education, in the scope of the Supervised Educational Practice I, II and III subjects. The internship prepares the future professional for teaching, whether in preschool or primary school. This work consists of pedagogical and theoretical practice, in which two Action Research projects were developed. In Pedagogical Practice I, a study was developed based on a five-year-old child diagnosed with a sensory disturbance who had different type of relationship problems within the group and with the adults. The question asked was: How can the “Sala Verde” group contribute to the social integration of children with special educational needs in communication? By implementing some strategies, little by little, we became aware of the child's interaction with others and also with education professionals. In Primary Education, the Project was carried out in Practice III and, the formulated question was suggested by the cooperating teacher. The chosen theme was relevant since the students were in their first year, thereby initiating the schooling process. From that moment on, after several discussions with the cooperating teacher, I took some notes and elaborated my question, which consisted of the following: How do 1st year students learn to read, draw letters and develop phonological awareness? Taking this issue into account, when planning the activities I tried to implement some strategies and, over time, the students evolved significantly in the subject under study, as each day they exercised writing and reading and, consequently, acquired phonological awareness.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaAscenso, Maria Otília Sebastião2023-05-11T09:20:17Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5158TID:203284607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-14T06:16:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:52:03.558202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Ascenso, Maria Otília Sebastião
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action investigation
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Ascenso, Maria Otília Sebastião
author_facet Ascenso, Maria Otília Sebastião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascenso, Maria Otília Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action investigation
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action investigation
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-11T09:20:17Z
2023-02-24
2023-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5158
TID:203284607
url http://hdl.handle.net/10400.13/5158
identifier_str_mv TID:203284607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131597810696192