Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5158 |
Resumo: | O presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica. |
id |
RCAP_f85e69b1dddd21802cf6765f6b1aa634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoPreschool education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction investigationEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica.This report is the result of a long training process and the experiences carried out in Preschool and Primary School Education, in the scope of the Supervised Educational Practice I, II and III subjects. The internship prepares the future professional for teaching, whether in preschool or primary school. This work consists of pedagogical and theoretical practice, in which two Action Research projects were developed. In Pedagogical Practice I, a study was developed based on a five-year-old child diagnosed with a sensory disturbance who had different type of relationship problems within the group and with the adults. The question asked was: How can the “Sala Verde” group contribute to the social integration of children with special educational needs in communication? By implementing some strategies, little by little, we became aware of the child's interaction with others and also with education professionals. In Primary Education, the Project was carried out in Practice III and, the formulated question was suggested by the cooperating teacher. The chosen theme was relevant since the students were in their first year, thereby initiating the schooling process. From that moment on, after several discussions with the cooperating teacher, I took some notes and elaborated my question, which consisted of the following: How do 1st year students learn to read, draw letters and develop phonological awareness? Taking this issue into account, when planning the activities I tried to implement some strategies and, over time, the students evolved significantly in the subject under study, as each day they exercised writing and reading and, consequently, acquired phonological awareness.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaAscenso, Maria Otília Sebastião2023-05-11T09:20:17Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5158TID:203284607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-14T06:16:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:52:03.558202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Ascenso, Maria Otília Sebastião Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Preschool education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action investigation Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ascenso, Maria Otília Sebastião |
author_facet |
Ascenso, Maria Otília Sebastião |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ascenso, Maria Otília Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Preschool education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action investigation Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Preschool education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action investigation Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório é o resultado de um longo processo formativo e das experiências realizadas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Pedagógica I, II e III. O estágio prepara o futuro profissional para a docência, seja no Pré-Escolar ou no 1º Ciclo. Neste trabalho, apresenta-se a prática pedagógica, a teórica e desenvolve-se dois projetos de Investigação-Ação. Na Prática Pedagógica I, foi trabalhado o projeto com base numa criança de cinco anos que tinha uma perturbação a nível sensorial e que apresentava diversos problemas de relacionamento com o grupo e com os adultos. A questão colocada foi a seguinte: Como é que o grupo da “Sala Verde” pode contribuir para a integração social da criança com necessidades educativas especiais na área da comunicação? Com a implementação de algumas estratégias, aos poucos, apercebemo nos da interação da criança com as outras e também com os profissionais de educação. No Ensino Básico, o Projeto foi realizado na Prática III, a questão formulada foi sugerida pela professora cooperante do 1º ano. O tema escolhido foi pertinente, uma vez que os alunos iniciavam o seu primeiro contacto no processo da escolarização. A partir desse momento, e em diálogo com a professora cooperante, tomei algumas notas e elaborei a minha questão que consistiu na seguinte: Como é que os alunos do 1º ano aprendem a ler, a desenhar as letras e a desenvolver a consciência fonológica? Tendo em conta esta problemática, ao planear as atividades, procurei implementar algumas estratégias e, com o decorrer dos dias, os alunos foram evoluindo significativamente na temática em estudo, pois cada dia exercitavam a escrita e a leitura e consequentemente foram adquirindo a consciência fonológica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-11T09:20:17Z 2023-02-24 2023-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5158 TID:203284607 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5158 |
identifier_str_mv |
TID:203284607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131597810696192 |